Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você odeia o que Final Fantasy se tornou, então você vai adorar Bravely Default. Assim, Bravely Default é um RPG japonês lançado em 7 de fevereiro para o Nintendo 3DS. Não tem um “chocobo” ou “moogle” à vista, você não ouvirá a clássica fanfarra da vitória e as roupas não têm zíperes em abundância.

Veja também os review de It Takes Two!

Mas não se engane: este é um jogo Final Fantasy. Na verdade, é como uma realidade alternativa para a franquia. Este é um caminho que a série poderia ter tomado antes de virar as costas para a mecânica tradicional de RPG e cenários de fantasia.

Bem, eu não sou alguém que pensa que o Final Fantasy se arruinou. Na verdade, gostei do muito criticado Final Fantasy XIII, e o Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é um dos meus RPG multiplayer favoritos. Mas Bravely Default supera todos eles. Ele não apenas traz algumas das características clássicas da série, como um sistema de batalha baseado em turnos e um grande mundo superior cheio de cidades e masmorras, mas também muitas ideias novas e interessantes que o tornam mais do que um ato de nostalgia.

Os pontos fortes do game

Um sistema de batalha interessante

Bravely default: confira o review do game! - Foto: NT
Bravely default: confira o review do game! – Foto: NT

Inicialmente, o sistema de batalha de Bravely Default se parece muito com o típico padrão JRPG clássico. Dessa forma, os personagens se revezam atacando, defendendo, lançando magia, usando itens ou ativando habilidades especiais. Mas Bravely Default tem duas ações principais, apropriadamente chamadas de Brave e Default, que adicionam uma camada significativa de profundidade.

Usar o Padrão aumentará sua defesa, mas também armazenará seu turno não utilizado (representado como BP). Além disso, cada personagem também recebe um único ponto de BP no início de cada nova rodada. Brave permite que você use um único BP para adicionar uma ação ao seu turno (até quatro vezes). Isso significa que em uma única onda você pode desferir quatro ataques, curar seu grupo enquanto também causa um pequeno dano, ou fortalecer seu grupo inteiro com magia protetora.

Além disso, você também pode usar Brave para se colocar em um banco de BP negativo, o que é ótimo para causar muitos danos no início de uma luta, mas pode sair pela culatra se você não destruir todos os seus inimigos e acabar sendo golpeado enquanto você espera para voltar ao BP positivo.

Isso leva a muito mais estratégia do que você encontraria em sistemas de batalha mais tradicionais. Você deseja continuar usando o Padrão e estocar BP enquanto se defende contra ataques mais fortes ou deve usar o Brave no início e com frequência para atacar o mais rápido possível? É muito mais complicado do que simplesmente atacar, curar e explorar as fraquezas elementares.

Você também tem SP, que você ganha um a cada oito horas que o jogo passa no modo de espera. Você pode economizar até três SP, que você pode trocar para lançar uma ação a qualquer hora que quiser durante uma batalha. Isso não parece muito, mas a capacidade de agir fora de hora, mesmo raramente, pode ter um grande impacto.

Um sistema de progressão flexível
Bravely default: confira o review do game! - Foto: TT
Bravely default: confira o review do game! – Foto: TT

Como na maioria dos JRPGs, seus personagens ficam mais fortes ganhando pontos de experiência e subindo de nível. No entanto, você nivela cada uma das classes de seu personagem, chamadas empregos, separadamente (você ganha experiência e Pontos de Trabalho no final de cada batalha). Assim, ganhar novos níveis de trabalho desbloqueia novas habilidades ativas e passivas (você só pode equipar algumas das passivas de cada vez). Além disso, você também pode alternar entre trabalhos à vontade, fora da batalha.

Agora, o sistema de trabalho é familiar para os fãs de Final Fantasy. A Square apresentou Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy Tactics e muitos outros, às vezes com nomes diferentes. A variação em Bravely Default é mais parecida com Final Fantasy V, que foi um dos meus sistemas de progressão favoritos em qualquer JRPG. Você pode não apenas alternar facilmente entre as classes, mas também usar certas habilidades que aprendeu em um trabalho e no outro.

Isso significa que você pode ter um Mago Negro que também conhece magia de suporte por meio do trabalho de Artista, ou pode ter um Pirata que causa dano e ainda tem todos os bônus e habilidades defensivas da classe Cavaleiro.  É um potencial incrível de personalização, especialmente porque Bravely Default tem 24 empregos para jogar, cada um com uma sensação única e vantagens desejáveis.

Bela estética
Bravely default: confira o review do game! - Foto: TT
Bravely default: confira o review do game! – Foto: TT

Bravely Default obtém muita beleza com o modesto hardware do 3DS. Mesmo sem os gráficos HD sofisticados de JRPGs de console como Ni No Kuni e Final Fantasy XIII, Bravely Default usa muita arte para impressionar e mergulhar você em seu mundo de fantasia familiar.

Mas a trilha sonora realmente eleva Bravely Default sobre quaisquer obstáculos técnicos que o teriam impedido de alcançar um status épico. Ele evoca algo do compositor de Final Fantasy Nobuo Uematsu sem soar derivado. Como muito de Bravely Default, a trilha é simultaneamente clássica e moderna.

É uma apresentação impressionante, especialmente com a quantidade surpreendente de dublagens (principalmente boas).

Incentivo para StreetPass
Bravely default: confira o review do game! - Foto: Medium
Bravely default: confira o review do game! – Foto: Medium

StreetPass é o recurso 3DS que permite que dois computadores de mão conversem um com o outro quando estiverem próximos. Em Bravely Default, cada pessoa que você encontra no StreetPass adiciona um novo morador a uma cidade em desenvolvimento que você está encarregado de construir.  Dessa forma, você pode usar os aldeões para criar novos edifícios, que então lhe darão acesso a novos itens e movimentos especiais. Quanto mais aldeões você tiver, mais rápido poderá construir.

Além disso, você também pode convocar outro jogador Bravely Default na batalha, permitindo que ele desencadeie um ataque poderoso. Por outro lado, você pode configurar um movimento próprio para enviar para qualquer pessoa com quem você tem StreetPass.

É um ótimo uso de um dos recursos mais exclusivos do 3DS. Os itens que desbloqueei para venda foram especialmente úteis no início da minha aventura, e os ataques que invoquei de amigos ajudaram imensamente durante as lutas de chefes. E se não tem amigos com quem usar o StreetPass, não se preocupe. Você também pode ganhar alguns amigos aleatórios uma vez por dia, então você ainda pode fazer os aldeões e outros personagens invocarem.

É muito jogo
Bravely default: confira o review do game! – Foto: AG

Todos os jogos de Final Fantasy não levam mais de 30 horas para terminar. Em Bravely Default, você não terminará a história em 30 horas. O comprimento parece mais próximo de um Shin Megami Tensei do que de um Final Fantasy.

Você também tem muitas missões secundárias que pode enfrentar, a maioria das quais recompensa você com novos empregos (que você definitivamente vai querer). Além disso, você pode gastar muito tempo “moendo” se quiser maximizar o máximo de classes possível, o que é convenientemente fácil de fazer graças aos recursos que permitem aumentar a taxa de encontro com o inimigo e a velocidade das animações de batalha. Por fim, você também pode repetir sua última curva com o pressionar de um único botão.

Pontos fracos do jogo

“Airy”
Bravely default: confira o review do game! – Foto: BD

Airy é uma pequena fada (uau, isso soa como o início de uma canção infantil terrível) que viaja com você apenas para reclamar, reclamar e irritar. Ela é como Navi de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, exceto que você tem que ouvir frases inteiras dela em vez do grito ocasional de “Ouça!”. Airy parece uma menina de 9 anos implorando pela atenção do pai. Ela é um personagem irritante, apesar de agraciar a capa do jogo.

Ela é especialmente irritante, já que os quatro personagens jogáveis ??são todos simpáticos e se interpretam muito bem. Airy, no entanto, não acrescenta nada ao grupo além de ocasionalmente jorrar exposição e lembrar às pessoas que elas precisam salvar o mundo (sim, nos lembramos).

Conclusão

Bravely default: confira o review do game! - Foto: YT
Bravely default: confira o review do game! – Foto: YT

A decisão de Bravely Default de se transformar em moeda adiciona uma camada de complexidade ao combate JRPG clássico, e o sistema de trabalho flexível oferece muito espaço para personalização. Honestamente, se você é um fã do gênero, então há pouco aqui para não gostar. Assim, Bravely Default é o melhor JRPG que você pode jogar no 3DS.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!