Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje, 27 de janeiro, a Kantar WordPanel revelou o seu mais recente relatório sobre a venda de smartphones em todo o mundo. Eles compilam dados sobre qualquer smartphone independente do sistema operacional. O relatório de hoje é referente ao último trimestre de 2015 e os dados revelam que o Brasil é um dos únicos mercados onde o Windows Phone ainda cresce.

Por aqui o Windows Phone ainda é o segundo sistema operacional mais vendido do mercado, perdendo apenas para o Android da Google, mas ainda é seguido de perto pelo iOS da Apple. A crise econômica no país sem dúvida foi um fator decisivo para que o sistema se mantivesse nessa posição, afinal de contas ninguém está querendo gasta rios de dinheiro comprando um iPhone da vida. Mesmo tendo poucas opções de modelos, o WP foi o escolhido por parte dos brasileiros para equipar seu novo smartphone.

Mesmo tendo registado crescimento no período, hoje com 5,1% do total de vendas de smartphone no país, esse não foi o melhor momento do sistema por aqui. No final de fevereiro de 2015 esse índice chegou aos 6,1%. Além disso, é absurda a diferença entre o volume de vendas do Android com relação ao WP e ao iOS, já que o sistema da Google parece inalcançável com seus 91,8% de cota aqui no Brasil. No final de 2014 a MS chegou a perder esse 2º lugar para a Apple quando seu sistema representou apenas 4% das vendas de smartphones no país contra 5,5% do iOS, porém, em 2015 ele tomou seu lugar de volta e assim o manteve até agora.

kantar dezembro de 2014-2015

Como relatório compara dados anuais, de um período com relação a outro, os números mostram que o WP também cresceu dentro do mercado chinês, saindo de 0,7% no final de 2014 para 1,2% no mesmo período de 2015. Neste caso é uma boa evolução, até porque dentro do mesmo ano o WP passou pela cota de 1% chegando a 1,2% no final do ano. Ainda mais falando de um mercado tão importante.

Fora daqui a briga continua acirrada, porém, apenas entre o iOS e o Android. O S.O. da Google ainda domina tudo, porém, a Apple vem recuperando o fôlego e voltou a crescer em muitas regiões, inclusive nos EUA e China. Enquanto isso o Windows Phone perdeu cota em diversos mercados, especialmente no Europeu.

A demora no lançamento dos novos Lumias certamente foi um dos grandes responsáveis por essa queda. Da mesma forma o atraso no lançamento do Windows 10 Mobile. Analisando friamente a situação, 2015 foi um ano quase morto para o Windows 10 Mobile, já que o sistema foi lançamento timidamente no finalzinho do ano. E como o WP8 já não trazia nenhuma novidade nem novos aparelhos, isso pode ter levado alguns usuários a mudarem de plataforma.

Resta aguardar pelas informações do primeiro trimestre de 2016, então, é bom a Microsoft começar a espalhar seus novos Lumias 550, 950 e 950 XL por ai se quiser sair bem na fita. Melhor dizendo, no gráfico.

kantar dezembro de 2015

Fontes: Kantar