Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Garry Pretty, MVP Microsoft AI especializando-se em Bot Framework e serviços cognitivos divulgou novidades sobre o quadro de bots da Microsoft. Nos últimos meses o Microsoft Azure Bot Services tornou-se GA (Generally Available ou geralmente disponível), que foi uma grande notícia para todos os desenvolvedores que estão utilizando a plataforma e associado com o Bot Builder SDK para criar robôs que podem ser reproduzidos através de várias canais, como o Facebook, web chat, Skype, Slack, Telegram e muitos mais. Robôs de produção agora hospedados no Azure Bot Services usam o v3 do SDK que fornece uma plataforma sólida para o desenvolvimento de todos os tipos de cenários de bot de conversação (bate-papo).

Nas últimas semanas a Microsoft liberou a próxima versão, v4, open source do SDK que agora está sob desenvolvimento ativo no GitHub. A equipe Bot Framework da Microsoft nesta abordagem (agora está se tornando cada vez mais comum dentro da Microsoft) de desenvolver o SDK em open source e aceitar contribuições e feedbacks da comunidade, ajudando a garantir a próxima versão baseando-se na grandiosidade das últimas.

Neste momento, a equipe é muito clara em dizer que v4 do SDK está sob desenvolvimento ativo e está, portanto, em estado de fluxo pesado e como tal só deve ser usado para fins de experimentação agora. No entanto, isso nos dá uma grande oportunidade de para onde está caminhando a plataforma e a Microsoft tem compartilhado um pouco do roteiro de alto nível para o que devemos esperar durante os próximos meses, embora; isso tudo está sujeito a alterações.

Destaques

Aqui estão alguns destaques

  • Muito mais paridade entre os sabores disponíveis do SDK – o v3 SDK está disponível para c# e Node. js, mas existem algumas diferenças chaves agora entre as abordagens de desenvolvimento e alguns dos recursos disponíveis dentro de cada um. Por exemplo, FormFlow no SDK do c#, mas não dentro do Node. js. Logo mais, parece que a equipe está apontando para uma paridade tanto quanto possível entre os SDKs, que será extremamente benéfico para os desenvolvedores, especialmente aqueles que podem acabar usando os dois.
  • Python e Java estarão disponíveis – para acompanhar o .NET e SDKs de JavaScript , a equipe está trabalhando ativamente em Python e opções de Java, bem como, que é a grande notícia e vai permitir um conjunto ainda mais amplo de desenvolvedores, explorar os benefícios da plataforma. Neste momento, as páginas do GitHub para Python e Java ainda não são ao vivo, mas, isso mudará em breve.
  • Novos recursos de middleware – a versão atual do v4 SDK contém um novo sistema de middleware que permite criar plugins ricos para o seu bot ou middleware (mediador) mais genérico que pode ser usado em vários bots. Cada atividade que flui dentro ou fora de seu bot flui através dos componentes do middleware e, portanto, isso permite que você construa praticamente qualquer coisa que você precisa. Alguns exemplo de middleware que existe agora são implementações para o LUIS e QnAMaker Cognitive Services.

O roteiro atual

Obviamente, numa fase tão precoce, é possível acontecer alterações no roteiro e a equipe compartilhou alguns objetivos que pretendam durante as próximas semanas e meses, baseados em informações públicas compartilhadas no wiki do v4.

  • M1 – fevereiro de 2018 – publicação de repos GitHub para c# e JavaScript SDKs.
  • M2 – março de 2018 – trabalho adicional e consolidação dos SDKs, além da introdução dos SDKs Python e Java.
  • M3 – abril de 2018 – potencialmente é quando o congelamento inicial da API acontecerá, mais o trabalho na história da migração do v3 para v4 e ajudantes para desenvolvedores relacionados a isso.
  • M4 – maio de 2018 – refinamentos e trabalho de estabilização e também é quando a equipe está apontando para uma ampla visão pública para o SDK v4.

Onde posso encontrar este material?

Agora os SDKs, .NET e JavaScript v4 estão disponíveis no GitHub nos links abaixo e cada um possui uma wiki realmente útil que mostra como os SDKs funcionam agora e estes serão mantidos atualizados ao longo do tempo. Então, se você estiver interessado, clique nos links e verifique o progresso até agora.

SDK de v4 .NET no GitHub

JavaScript SDK no GitHub

 

Fonte: Garry Pretty