Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Windows10-Qualcomm-Snapdragon-1024x576

A Microsoft lançou hoje uma bomba no mundo da tecnologia em Shenzhen, na China, na conferência do WinHEC 2016: Windows 10 para PC, versão completa do desktop, está chegando para dispositivos móveis com processadores ARM em 2017. Em outras palavras, o Surface Phone com Windows 10 completo na palma da sua mão, é realidade.

Na apresentação a Microsoft chamou a novidade de “celulares PC”. A Microsoft conseguiu gerenciar o código x86 para o Windows 10 executando na arquitetura ARM — uma conquista tecnológica fenomenal.

Terry Myerson, Vice Presidente Executivo da Microsoft

O Vice-Presidente Executivo da Microsoft, Terry Myerson, revelou a notícia na WinHEC e compartilhados no Blog do Windows:

Finalmente, para cumprirmos as necessidades crescentes dos nossos clientes para criar em qualquer lugar, anunciamos hoje que o Windows 10 chega ao ARM através de nossa parceria com a Qualcomm. Pela primeira vez, nossos clientes poderão experimentar o Windows com todos os apps, periféricos e recursos corporativos o exigem, em um uso verdadeiramente móvel, com energia eficiente, duração da bateria e projetos flexíveis, sempre conectado no celular PC.

Qualcomm e Microsoft, introduzindo uma nova era

O hardware necessário para executar o Windows 10 nos chips ARM começa com o recente anúncio dos novos chips Qualcomm Snapdragon 835 que tem o SoC com base no processo de FinFET de 10nm.

O novo Snapdragon 835, que já está em produção é esperado em novos dispositivos em algum momento no início 2017. Apresenta 27% de desempenho superior e consome 40% menos energia do que o anterior de 14nm, Snapdragon 820/821.

O novo chip também possui tecnologia Quick Charge 4.0, permitindo uma carga rápida de 5 minutos, ser o suficiente para 4-5 horas de vida para um telefone e até 50% de recarga da bateria em 15 minutos.

Myerson fez questão de falar sobre os benefícios do Windows 10 no ARM:

Os parceiros de hardware poderão construir uma gama de novos dispositivos, finos, leves, eficientes e sempre conectados no Windows 10 PCs que executam o x86 Win32 e apps Universal Windows Plataform (UWP)

Apps x86 Win32 através de emulação

Não é apenas o sistema operacional: Windows 10 no ARM também irá executar os clássicos apps x86 Win32 e jogos através de emulação.

Os usuários poderão instalar qualquer app x86 Win32, sem modificações, de qualquer origem, não é necessário ser UWP e nem baixados da loja, ou seja, é igual no PC, precisa de um app, simplesmente baixe, instale e use. Os apps não estão em área restrita e terão acesso completo ao sistema operacional. A Apple fez um recurso de emulação semelhante quando a linha Mac mudou de PowerPC para processadores Intel, mas a jogada da Microsoft em apoiar o ARM é de uma magnitude mais impressionante.

Para provar o poder do Snapdragon 835, a Microsoft demonstrou um dispositivo executando facilmente o aplicativo Adobe Photoshop completo, juntamente com o Microsoft Office.

Veja abaixo, o Windows 10 completo rodando em ARM:

eSIMs e gerenciamento de dados

Além disso, o Windows 10 vai ganhar suporte ao chamado SIMs eletrônico ou eSIM. A tecnologia eSIM permite aos usuários alternar provedores e planos sem a necessidade de comprar um novo cartão SIM físico.

Operadoras como AT & T, Etisalat, Deutsche Telekom, Orange, Vodafone e Telefónica, são alguns exemplos nos EUA e na Europa que já estão usando ou adotando a tecnologia.

A loja do Windows vai sediar esses planos de dados 4G LTE, permitindo aos usuários adquirir planos e gerenciar sua conta sem um navegador desajeitado ou login da conta. Windows 10 para Desktop também vai ganhar habilidades de gerenciamento de dados para os usuários a monitorar e controlar o que usam apps do canal de dados.

Chegando em 2017

Microsoft espera que os novos dispositivos executando o Windows 10 com chip Qualcomm Snapdragon 835, chegue no próximo ano, e que eles irão alavancar tecnologias como o touch, caneta e Windows Hello.

Windows 10 no ARM estará disponível para as edições Enterprise e Consumidor.

O vídeo de demonstração apresentado hoje pela Microsoft, mostra o Windows 10 64 bits completo, rodando em um dispositivo com o processador Qualcomm Snapdragon 820 ARM, que já é utilizado nos smartphones HP Elite x3 e Alcatel IDOL 4S.

Hoje é um dia histórico para a Microsoft e os usuários do Windows 10. Que venha 2017 logo!