Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando você compra um novo dispositivo, espera que ele chegue em um estado limpo e funcione de forma “perfeita”. Entretanto, nem sempre é esse o caso. Dessa forma, os dispositivos podem vir com um bloatware pré-instalado que reduz o desempenho e viola sua privacidade. De qualquer maneira, nesta matéria, veja o que é exatamente um bloatware e como removê-lo.

Veja também o que são Spywares!

O que é Bloatware?

Bloatware: saiba o que é e como remover! - Foto: Reprodução/Dignited
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Dignited

Bloatware é um software que você não quer que sobrecarregue e desacelere seu dispositivo. Portanto, esses são programas pré-instalados em novos dispositivos, vêm junto com outros downloads ou são injetados em seu sistema através de sites maliciosos.

Existem duas maneiras principais de o bloatware (ou programas potencialmente indesejados – PUP) chegar até você. Entretanto, geralmente vem pré-instalado por fornecedores, fabricantes ou operadoras. Portanto, pode haver alguns motivos para isso:

  • Os desenvolvedores de software pagam aos fornecedores para instalar seus produtos em seu dispositivo;
  • Os fabricantes fornecem ao usuário aplicativos de manutenção (por exemplo, Lenovo Solutions Center) que também coletam dados do usuário;
  • As atualizações de software ou sistema operacional podem enviar centros de soluções de marca, trialware ou apenas complementos aleatórios.

Nem todo bloatware é ruim. Dessa forma, alguns conjuntos de mídia ou centros de controle pré-instalados podem ser úteis e alguns são facilmente removíveis.

Entretanto, outro tipo de bloatware vem da web. Ele pode vir de sites maliciosos ou ser baixado junto com os programas que você deseja de páginas da Web de terceiros. Além disso, ele também pode se ocultar em pacotes de software. Esse bloatware é mais perigoso, pois geralmente contém adware ou malware.

Por que ele é uma ameaça?

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Notícias e Tecnologias

Em primeiro lugar, o bloatware pode reduzir significativamente a velocidade do seu computador. Dessa forma, se você tiver muitos desses programas sendo carregados na inicialização do dispositivo ou executando operações em segundo plano, eles podem consumir sua RAM.

Caso eles tenham um Malware ou Adware, podem apresentar problemas mais graves. Além de exibir anúncios pop-up durante o uso do computador ou celular (mesmo quando você não está online), ele também pode espionar você. Outros programas podem não ser maliciosos, mas ainda assim o deixam vulnerável acidentalmente. Um dos exemplos mais proeminentes é o programa Superfish da Lenovo, que tornou os usuários mais suscetíveis a ataques de hackers e espionagem.

Como faço para identificar um Bloatware?

Bloatware: saiba o que é e como remover! - Foto: Reprodução/Pplware
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Pplware

Aqui estão algumas bandeiras vermelhas que o ajudarão a identificar um Bloatware:

  • O aplicativo é difícil de desinstalar: o Bloatware geralmente não é fácil de remover. Dessa forma, ele surge persistentemente em sua lista de aplicativos, mesmo depois de desinstalado. Além disso, ele também pode redirecioná-lo para sites duvidosos quando você tentar removê-lo ou excluir seções ocultas em algum lugar nas profundezas do aplicativo. Alguns aplicativos de bloatware são impossíveis de se livrar;
  • Você não reconhece o aplicativo: se você não se lembra de ter instalado um determinado software em seu dispositivo, é potencialmente um sinal de bloatware;
  • Ele oferece agressivamente a compra de alguns recursos adicionais: alguns bloatwares dependem de táticas de marketing intrusivas e agressivas, portanto, naturalmente, eles inundam você com essas sugestões para obter seu dinheiro;
  • Seu navegador começou a exibir pop-ups irritantes: em alguns casos, pode até redirecioná-lo para sites maliciosos, manipular as configurações do seu navegador e alterar sua página inicial;
  • É quase inútil: normalmente, você não instalaria esse aplicativo voluntariamente.

Como remover um Bloatware no Windows 10?

Bloatware: saiba o que é e como remover! - Foto: Reprodução/Foosbytes
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Foosbytes

Os PCs com Windows são mais frequentemente afetados por bloatware. No entanto, isso varia dependendo do fabricante. Por exemplo, os dispositivos Acer e Asus tendem a conter menos bloatware do que Toshiba ou Sony. Além disso, existem também linhas mais caras, como PCs de assinatura da Microsoft, que vêm sem esses aplicativos.

De qualquer forma, para remover o bloatware, você pode obter algumas informações úteis em ShouldIRemoveIt. Esse site usa dados crowdsourced com base nas ações de seus usuários para apresentar uma extensa lista de programas removidos com frequência. Além disso, também fornece a porcentagem de usuários que desinstalaram cada programa.

Aqui estão algumas dicas sobre como se livrar de um Bloatware no Windows:

1. Desinstalação regular

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Rafael Pimenta

O método de clicar com o botão direito -> desinstalar pode funcionar para alguns programas, mas não todos. Dessa forma, você pode remover jogos pré-instalados inofensivos e aplicativos de notícias financeiras ou esportivas. No entanto, outro software exigirá ferramentas mais sofisticadas para remoção.

2. Usando o PowerShell

Bloatware: saiba o que é e como remover! - Foto: Reprodução/NordVPN
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/NordVPN

Usuários mais avançados podem usar o Powershell. Powershell é uma linguagem de comando, que oferece maior controle sobre o sistema. Dessa forma, digite “powershell” na barra de pesquisa do Windows e selecione  Windows PowerShell. Você deve executá-lo como administrador. Aqui você pode controlar seu sistema por meio de comandos (por exemplo, o comando “Get-AppxPackage” fornece a lista de aplicativos já presentes em seu dispositivo, “Remove-AppxPackage” pode desinstalar programas).

No entanto, ele apenas removerá o software da sua visualização no seu perfil de usuário, em vez de removê-lo completamente. O comando DISM do Powershell permite excluir totalmente o software. Da mesma forma que os descritos acima, pode ser usado para programas específicos.

3. Use a ferramenta de atualização do Windows 10

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/NordVPN

Se você precisar remover bloatware, o Windows 10 tem uma ferramenta adicional para isso. Este programa reverte seu computador ao estado estéril sem bloatware. No entanto, ele também pode remover licenças que você possui, portanto, use-o com cuidado e verifique se há algo a perder no disco rígido. Além disso, essa ferramenta removerá apenas os programas baixados.  Isso não retirará o bloatware nativo.

4. Compre um PC sem Bloatware

Como mencionado acima, o bloatware geralmente é o resultado de fabricantes ou fornecedores de computador que desejam cortar custos e obter receita adicional de desenvolvedores de software. A Microsoft possui uma linha de PCs de assinatura sem software de terceiros. Os programas nativos podem ser removidos por desinstalação regular, Powershell ou removedores de bloatware. Além disso, você também pode obter um PC sem bloatware em varejistas que não fazem “parte do orçamento”. No entanto, esteja pronto para pagar mais.

Como remover o Bloatware no MacOs Mojave?

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Android Villaz

Macs são menos afetados por bloatware do que PCs com Windows. No entanto, você ainda pode querer remover alguns dos aplicativos indesejados que vêm pré-instalados. Dessa forma, você pode arrastar os aplicativos que não deseja para a lixeira, mas isso não os excluirá por completo. Para a remoção completa, você precisa de direitos de administrador. Depois, execute as seguintes etapas:

  1. Primeiramente, vá para a pasta “Aplicativos”;
  2. Em seguida, escolha um aplicativo que gostaria de excluir e clique em “Obter informações”;
  3. Agora, clique em “Compartilhamento e permissões”;
  4. Em seguida, digite sua senha de administrador após pressionar o ícone de cadeado;
  5. Torne os privilégios de leitura e gravação acessíveis a todos. Isso permitirá que você exclua softwares indesejados.

Outro problema é que alguns dos programas são parte integrante do sistema e podem causar problemas depois de removê-los. Dessa forma, você pode desativar a proteção de integridade do sistema (SIP) integrada para obter acesso total ao seu sistema operacional e excluí-los de qualquer maneira, mas esteja ciente das consequências. O SIP fornece uma camada extra de proteção, portanto, removê-lo pode tornar seu sistema mais vulnerável a vários anexos de malware e ataques.

Como remover no Android?

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Tudo Celular

Dispositivos Android geralmente apresentam aplicativos indesejados e removê-los às vezes pode exigir procedimentos mais complicados.

Desinstalando seus aplicativos

  1. Primeiramente, vá para a guia “Aplicativos”;
  2. Em seguida, vá para “Configurações”. Além disso, vale lembrar que cada fabricante de celular android tem um diretório diferente;
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Nord VPN

3. Agora, toque em “Aplicativos e notificações”;

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Nord VPN

4. Selecionou um aplicativo que você deseja desativar e clique em “Desinstalar”.

Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Nord VPN

Compre um telefone com menos Bloatware

Nem todos os smartphones são igualmente “pesados”. Portanto, experimente o Google Pixel ou a série Z da Motorola para uma experiência Android mais natural. Outra opção é comprar um telefone desbloqueado que não esteja vinculado a uma operadora já que parte dos Bloatwares vem das operadoras.  Telefones mais baratos como o Xiaomi geralmente incluem mais bloatware. De forma semelhante à situação com notebooks descrita acima, os fabricantes de celulares reduzem os preços dos celulares obtendo receita adicional de desenvolvedores de software.

Enraizando

A remoção completa dos aplicativos de bloatware mais teimosos, como aqueles que vêm pré-instalados, requer o root de seu celular. Dessa forma, o enraizamento concede a você o status de administrador e controle total sobre o dispositivo, mas geralmente também anula a garantia.

O enraizamento é um processo complicado e frequentemente desencorajado pelos fabricantes. Você pode perder a garantia do celular, torná-lo menos seguro, impedir o funcionamento de alguns aplicativos ou bloquear o celular. O acesso total vem com total responsabilidade, então você deve saber o que está fazendo. Se você é um usuário avançado e informado, pode se beneficiar com o enraizamento. Os manuais estão disponíveis online, então descobrir é muito fácil. Verifique essas possibilidades você mesmo, pois não queremos ser responsáveis ??pelo aplicativo que você escolher, pelos danos que você possa causar ou pela garantia que você possa perder.

Usando programas de remoção de aplicativos

Existem alguns aplicativos que simplificam a remoção de bloatware. No entanto, a maioria deles exige o root em seu celular para conceder acesso de superusuário (por exemplo, NoBloat Free ou Root App Deleter). Outros, como Disable Bloatware, permitem que você desabilite aplicativos indesejados com mais facilidade. No entanto, fornecer acesso root de um aplicativo de terceiros ao seu telefone pode ser um sério risco. Sugerimos evitar essa opção. Se for necessário, faça uma pesquisa diligente para escolher um aplicativo que você realmente considere confiável.

Como remover Bloatware no iOS?

Bloatware: saiba o que é e como remover! - Foto: Reprodução/Pplware
Bloatware: saiba o que é e como remover! – Foto: Reprodução/Pplware

O iPhone não contém tantos Bloatware quanto o Android, mas a Apple também oferece menos controle do usuário sobre seus dispositivos. Dessa forma, você pode desinstalar a maioria dos aplicativos em um iPhone apenas tocando no aplicativo e no ícone “X” posteriormente. Além disso, você pode:

  1. Primeiramente, vá para “Ajustes” -> “Geral” -> “Armazenamento do iPhone”;
  2. Em seguida, clique no aplicativo da lista;
  3. Agora, escolha” Descarregar aplicativo” ou “Excluir aplicativo”. O descarregamento não remove as configurações do usuário do aplicativo, mas esvazia menos espaço, enquanto a opção Excluir aplicativo remove o aplicativo inteiramente.

O jailbreak do iPhone pode conceder a você controle total sobre o seu telefone. No entanto, as consequências podem ser semelhantes às causadas pelo enraizamento. A Apple desencoraja publicamente o jailbreak, portanto, o suporte oficial da Apple pode negar o fornecimento do serviço. Essa ação também pode tornar seu dispositivo mais vulnerável a malware e menos estável.

Como evitá-los?

Prevenção é fundamental, especialmente quando se trata de bloatware que não está pré-instalado. Isso é melhor do que trabalhar duro para removê-lo.

  • Escolha dispositivos com menos bloatware: faça uma pesquisa sobre o fabricante e o fornecedor ao comprar um dispositivo;
  • Baixe o software da fonte original: Outras fontes de download podem incluir malware ou adware. Além disso, evite baixar software em pacotes, pois eles podem conter bloatware;
  • Lute” contra o bloatware quando você notar: ele se acumula até que seu sistema operacional se torne impossível de usar ou continue a coletar seus dados. Se você notar programas indesejados, remova-os imediatamente para manter seu dispositivo seguro e limpo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!