Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para quem não conhece, Black Desert é um MMO que mistura o combate padrão que você esperaria ver em um jogo como World of Warcraft ou Final Fantasy XIV com um sistema de batalha baseado em ação mais parecido com um God of War. Dessa forma, ele ocorre em um “mapa-múndi” aberto e razoavelmente grande, em vez de em muitos mapas menores unidos por telas de carregamento. Ele está disponível para PC desde 2015 e chegou ao PS4 e Xbox One em março de 2019. O game recebe muito reconhecimento por ter uma “suíte” de criação de personagens incrível.

Veja também o review completo de Gears 5!

Criação e personalização

Black Desert PS4: veja o review! - Foto: YouTube
Black Desert PS4: veja o review! – Foto: YouTube

Pode acreditar, você pode passar cerca de quatro horas ou mais criando vários personagens antes de decidir com quem jogaria. No meu caso, decidi por uma Bruxa que apelidei de Winnifred, uma amnésica (naturalmente) que por acaso também possui um poder oculto que pode salvar o mundo. Ou algo assim. A história é bem vaga, se formos honestos. As várias classes são bloqueadas por gênero, então se você quer ser uma guerreira “butch lady” ou um arqueiro “fabuloso”, você está sem sorte.  Além disso, as opções de criação de personagem não parecem ser igualmente elaboradas dependendo da classe que você escolher – personagens masculinos não têm tantos estilos de cabelo legais para escolher, e personagens femininas não podem ter bigodes bonitos, por exemplo.

Depois de entrar no âmago da questão de criar seu avatar, você verá que há um número ridículo de maneiras de ajustar e alterar sua aparência até ficar feliz. Para se ter uma ideia da profundidade de tudo, depois de escolher um penteado, você pode alterar o comprimento dele na frente, nas laterais e nas costas individualmente, e até torcer e virar as várias áreas para dar ao seu cabelo a forma que você deseja – você pode endireitá-lo em um “Rachel de Friends” ou você pode obter o spray de cabelo e usar o “Motley Crüe”. Por fim, você pode até criar suas próprias poses para seu personagem, até os dedos individuais.

Começando a jogar

Black Desert PS4: veja o review! - Foto: UF
Black Desert PS4: veja o review! – Foto: UF

Quando você começa a jogar Black Desert, as coisas ficam decididamente menos emocionantes. Você vai até NPCs e obtém missões, ganha pontos de experiência por fazer as missões e, em seguida, sobe de nível e obtém mais missões. Você sabe o que fazer. Mas as missões são um grupo pouco inspirado, principalmente, com muitas simplesmente envolvendo viajar para um determinado local e matar um certo número de um certo inimigo. O combate é duro e não desafia nem emociona, mas é fácil o suficiente para não frustrar. É só colocar seus fones de ouvido e ouvir a música enquanto derrota dezenas de tipos malvados.

Para um MMO, esta é uma experiência surpreendentemente solitária. Embora você possa negociar com outros jogadores, e possa vê-los na tela, você não precisa fazer nada com eles até atingir o nível 50. Você pode se divertir se quiser, mas não precisa, o que pode ser positivo ou negativo para você, dependendo de como você se sente em relação à interação social. Mais tarde, há PVP e coisas do gênero, se você quiser.

Problemas do jogo

Black Desert PS4: veja o review! - Foto: YouTube
Black Desert PS4: veja o review! – Foto: YouTube

Infelizmente, há um catálogo de problemas técnicos que precisamos examinar. As texturas surgem aparentemente sempre que desejam, e às vezes você pode ter conversas inteiras com modelos de personagens substitutos que parecem manequins estranhos apenas para seus rostos aparecerem do nada de maneira desconcertante. Um combustível para pesadelos. O jogo congela por um ou dois segundos praticamente toda vez que você faz algo mais complicado do que dar um passeio. Acabou de terminar uma conversa? O jogo congela. Upar? O jogo congela. Usar um feitiço de gelo? Na verdade, o jogo geralmente não congela quando você faz isso, ironicamente.

E a taxa de quadros. Meu Deus, a taxa de quadros. A taxa de quadros não é particularmente estável em geral, mas frequentemente cai para a de uma apresentação do PowerPoint quando as batalhas incluem muitas pessoas. Ou às vezes apenas sem motivo aparente. Todos esses problemas – assim como uma série de falhas aleatórias como vacas voadoras e tudo o mais – persistem durante todo o jogo, e muitas vezes parece que Black Desert está em seu limite absoluto, prestes a falhar. Mas também nunca houve realmente uma “tela azul” durante as dezenas de horas que investi nele. Além disso, somente em três ou quatro vezes fui desconectado por problemas de servidor.

Um jogo com muito charme

Black Desert PS4: veja o review! – Foto: YouTube

Nos últimos anos, os videogames têm sido criticados em alguns círculos por segurar a mão do jogador um pouco demais, e se você é uma daquelas pessoas que odeia um tutorial, então Black Desert tem tudo para você.  Considerando que este é um MMO, com sistema após sistema sobre sistema embutido nele – o jogo tem um péssimo (mais irritante do que ruim) sistema de negociação e tributação – há muito pouco explicado para você. Sinceramente, joguei 60 horas e ainda nem sei assobiar para o meu cavalo. O pobre coitado ficou parado nos arredores de um acampamento de bandidos por um mês se perguntando o que fez de errado comigo.

Mas para todos os problemas que Black Desert tem, ele tem muito charme em outras áreas. Há muito o que fazer aqui além de matar coisas para ganhar pontos de experiência. Como mencionado anteriormente, você pode colocar recursos em uma rede comercial que é ajudada ou prejudicada pela opinião pública, impostos e seu conhecimento da história e das pessoas locais. É um sistema desconcertante que não é nem um pouco explicado a você, mas está lá. Você pode desistir inteiramente da vida do guerreiro e comprar uma fazenda, vendendo safras para obter lucro. Claro, você pode começar a pescar se quiser. Você pode comprar uma casa e mobiliá-la. Existe um mercado bastante robusto onde você pode vender seus produtos para outros jogadores.

Deve-se notar que também há uma loja fortemente anunciada disponível para os jogadores, na qual você pode gastar dinheiro do mundo real em coisas para o seu personagem, no jogo. Nenhum dos itens é obrigatório e todos podem ser comprados no mercado do jogo sem gastar um centavo, mas merece uma menção.

Conclusão

Black Desert PS4: veja o review! – Foto: PDV

Black Desert não é um jogo violento, e o combate simples não vai explodir a cabeça de ninguém, mas o jogo tem vantagens. O mundo é desenvolvido e divertido de explorar, as atividades paralelas são mais divertidas do que a campanha e a criação de personagens é excelente. Este é o tipo de jogo que, sem dúvida, atrairá um pequeno subconjunto de pessoas que estão mais do que felizes em aceitar as questões técnicas mais feias como o preço de admissão a um mundo bem realizado e cheio de coisas para fazer.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!