Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muitas pessoas se perguntam como funciona o Bitcoin. De certa forma, é um pouco como dinheiro e também como uma bolha financeira. Portanto, o Bitcoin pode estar nos dando um vislumbre do futuro do dinheiro.

De forma resumida, Bitcoin é um tipo de moeda virtual que foi trazida à vida pela Internet, PCs muito poderosos e a disposição de muitas pessoas que desejam adotar novas formas de troca monetária.

Veja também como funciona o Paypal!

Portanto, caso você queria saber mais sobre essa moeda virtual, leia a matéria completa. Confira:

O que é Bitcoin?

Bitcoin como funciona
Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Bitcoin é geralmente descrito como uma criptomoeda, uma moeda virtual ou uma moeda digital. Dessa forma, podemos dizer que é um tipo de dinheiro completamente virtual.

É como uma versão online de dinheiro. Você pode usá-lo para comprar produtos e serviços, mas muitas lojas ainda não aceitam Bitcoin. Além disso, alguns países o baniram completamente.

Por outro lado, o Bitcoin compartilha algumas semelhanças com as moedas do mundo real, e sua aceitação como forma de pagamento está aumentando aos poucos. Por exemplo, você pode comprar produtos da Microsoft com Bitcoin, comprar passagens aéreas através da Expedia ou comprar cartões-presente para grandes lojas como o Walmart.

No entanto, o Bitcoin também é muito diferente das moedas tradicionais. Ao contrário de dólares ou libras, o Bitcoin não é apoiado por nenhum governo. É uma forma de dinheiro completamente descentralizada. O Bitcoin não está vinculado a nenhum tipo de sistema bancário central ou autoridade emissora, e isso é uma grande parte de seu “apelo”, já que ao invés de ser engolido por um sistema que é frequentemente manchado pela ganância e manipulação humanas, essa moeda existe em um mundo online.

Os Bitcoins físicos que você vê nas fotos são uma “novidade”. Inclusive, eles seriam inúteis sem os códigos privados impressos dentro deles.

Como o Bitcoin funciona?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Podemos dizer que cada Bitcoin seria um arquivo de PC que fica em um app de “carteira digital” em um celular ou PC.

As pessoas podem enviar Bitcoins (ou parte de um) para sua carteira digital e você pode enviar Bitcoins para outras pessoas. Além disso, cada transação fica registrada em uma lista pública com o nome “blockchain”. Dessa forma, é possível rastrear a história dos Bitcoins para impedir que as pessoas gastem moedas que não são suas, fazendo cópias ou desfazendo transações.

Você pode usar o Bitcoin para todos os tipos de transações reais. Para fazer isso, você primeiro compra bitcoins da maneira que desejar, através do seu cartão de crédito, conta bancária ou até anonimamente em dinheiro. Em seguida, seus bitcoins são transferidos diretamente para sua carteira Bitcoin, e você pode enviar e receber pagamentos diretamente a um comprador ou vendedor, sem a necessidade de um intermediário, como um banco ou empresa de cartão de crédito.

Ignorando o intermediário na transação, você paga muito menos em taxas associadas. Cada parte do acordo também pode manter um nível de anonimato muito mais alto, com vantagens e desvantagens para todos os envolvidos. Pense no Bitcoin como um equivalente digital de uma transação em dinheiro.

Como as pessoas conseguem Bitcoins?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Existem três maneiras principais de obter Bitcoins.

  • Você pode comprar Bitcoins usando dinheiro “real”;
  • Você pode vender coisas e permitir que as pessoas paguem você com Bitcoins;
  • Ou elas podem ser criados usando um PC.

Vale mencionar que o processo de criação de um Bitcoin recebe o nome de “mineração”. Portanto, qualquer pessoa que tivesse o software poderia “minerar”. No entanto, a partir do crescimento da moeda, o número de adeptos dessa prática diminuiu, deixando a tarefa de criar Bitcoins restrita apenas para quem tem PCs com hardware robusto. Além disso, a tarefa também utiliza muito tempo de processamento e também possui altos gastos com energia elétrica e manutenção.

Como são criados os novos Bitcoins?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Para que o sistema Bitcoin funcione, as pessoas podem fazer suas transações de processo de computador para todos. Dessa forma, os computadores são feitos para calcular somas incrivelmente difíceis. Ocasionalmente, eles são recompensados com um Bitcoin para o proprietário mantê-lo.

As pessoas montam computadores poderosos apenas para tentar obter Bitcoins. Isso é chamado de mineração. Mas as somas estão se tornando cada vez mais difíceis de impedir que muitos Bitcoins sejam gerados. Portanto, se você começou a “minerar” agora, pode levar anos para adquirir um único Bitcoin.

Além disso, você pode acabar gastando mais dinheiro em eletricidade para o seu computador do que valeria o Bitcoin.

O que é Blockchain?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: Tec Jump

Blockchain é o nome da rede do Bitcoin. Dessa forma, é uma cadeia de blocos que contém as informações que são registradas neles. Cada bloco está ligado ao anterior e ao próximo bloco e eles são dependentes um do outro.

Portanto, para mudar qualquer informação no Blockchain seria necessário encontrar uma nova hash que combine com todas as outras, o que é quase impossível. Isso torna o Blockchain e o Bitcoin tão resistentes a ataques e censura.

Por que os Bitcoins são valiosos?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Há muitas outras coisas além do dinheiro que consideramos valiosas como ouro e diamantes. Por exemplo, os astecas usavam grãos de cacau como dinheiro!

Bitcoins são valiosos porque as pessoas estão dispostas a trocá-los por bens e serviços reais e até dinheiro. Por que as pessoas querem Bitcoins? Algumas pessoas gostam do fato de que o Bitcoin não é controlado pelo governo ou pelos bancos.

Além disso, as pessoas também podem gastar seus Bitcoins de forma bastante anônima. Embora todas as transações sejam registradas, ninguém saberia qual era o “número da sua conta”, a menos que você as informasse.

Quanto vale o Bitcoin?

Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! - Foto: G1
Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: G1

Assim como a cotação de moedas tradicionais, o valor do Bitcoin varia de acordo com a demanda. Dessa forma, quanto maior a procura, maior o valor. A volatilidade e a descentralização ainda fazem com que muitos especialistas considerem um investimento em Bitcoins como sendo de alto risco, mas os entusiastas refutam essa ideia apontando o crescimento cada vez maior no valor e a confiabilidade do sistema.

Hoje, dia 05 de janeiro de 2021, a cotação da criptomoeda é de US$ 34 mil. Inclusive, essa é a maior cotação da sua história.

É seguro?

Bitcoin: veja como funciona - Foto: Reprodução/BBC
Bitcoin: como funciona essa criptomoeda! – Foto: BBC

Todas as transações são registradas publicamente, por isso é muito difícil copiar Bitcoins, criar falsas ou gastar outras que você não possui.

No entanto, é possível perder sua carteira Bitcoin ou excluir seus Bitcoins e perdê-los para sempre. Também houve roubos de sites que permitem armazenar seus Bitcoins remotamente.

O valor dos Bitcoins aumentou e diminuiu ao longo dos anos desde que foi criado em 2009 e algumas pessoas não acham seguro transformar seu dinheiro “real” em Bitcoins.

Gastar ou receber Bitcoin é tão fácil quanto enviar um e-mail, e você pode usar seu computador ou smartphone. Essa simplicidade esconde o fato de que há muita matemática complicada protegendo todas essas transações para manter sua legitimidade e segurança.

Fonte: BBC

Perguntas Frequentes

O que são Bitcoins e Criptomoedas?

Bitcoin é geralmente descrito como uma criptomoeda, uma moeda virtual ou uma moeda digital. Dessa forma, podemos dizer que é um tipo de dinheiro completamente virtual. É como uma versão online de dinheiro. Você pode usá-lo para comprar produtos e serviços, mas muitas lojas ainda não aceitam Bitcoin. Além disso, alguns países o baniram completamente.

Como funciona as Bitcoins?

Podemos dizer que cada Bitcoin seria um arquivo de PC que fica em um app de “carteira digital” em um celular ou PC.
As pessoas podem enviar Bitcoins (ou parte de um) para sua carteira digital e você pode enviar Bitcoins para outras pessoas. Além disso, cada transação fica registrada em uma lista pública com o nome “blockchain”. Dessa forma, é possível rastrear a “história” dos Bitcoins para impedir que as pessoas gastem moedas que não são suas, fazendo cópias ou desfazendo transações.

O que é Bitcoin Circuit?

O Bitcoin Circuit é um app da web que permite aos usuários negociar Bitcoin de forma automática. Dessa forma, o app funciona automaticamente e negocia a volatilidade do Bitcoin com uma suposta taxa de ganho de 82%.

Quem controla o Bitcoin?

O Bitcoin não pode ser controlado por uma única pessoa, governo ou empresa. Dessa forma, todas as decisões são tomadas através de um consenso de maioria simples 50%+1 entre todos os participantes da rede.
Ou seja, os usuários verificam se todas as transações são legítimas e se a mesma moeda não foi gasta duas vezes. Além disso, vale lembrar que nem mesmo o próprio criador do Bitcoin possui o controle do funcionamento da moeda.

Gostou? Entendeu tudo sobre como funciona o Bitcoin? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!