Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não! A Fundação Bill & Melinda Gates não está processando a Petrobras conforme centenas de sites e blogs postaram na semana passada, inclusive nós. Tudo não passou de um mal entendido.

Encontro entre Dilma, Bill Gates e sua esposa. Bill disse a Dilma que ficou constrangido com a situação

Encontro entre Dilma, Bill Gates e sua esposa. Bill disse a Dilma que ficou constrangido com a situação

A informação inicial dizia que a Fundação do fundador da Microsoft havia entrado com um processo contra a Petrobras para recuperar perdas com ações em função do grave escândalo de corrupção. A alegação era de que o esquema de “suborno e lavagem de dinheiro” causou à Bill & Melinda Gates uma perda de dezenas de milhões de dólares.

Agora, Bill Gates, pessoalmente, em reunião com a nossa presidente Dilma, pediu desculpas pelo ocorrido e pelo constrangimento causado pelo “mal entendido”. Então, o que houve afinal? A própria Fundação Bill & Melinda Gates explicou em nota oficial:

Ao contrário do que muitos veículos de comunicação reportaram, a Gates Foundation não está processando a Petrobras. A ação judicial se refere a investimentos feitos por um gerente externo que investe em favor de terceiros que inclui ativos que mantém as atividades da fundação. O gerente externo e os ativos são completamente separados da Fundação Bill & Melinda Gates”.

Claro que isso não isenta a Petrobras da ação em questão, porém, que fique claro que não é a Gates Foundation que está movendo essa ação contra a empresa brasileira, o que é diferente do que postamos aqui anteriormente. E para quem acha que foi erro nosso, até a CNN nos Estados Unidos, a Folha aqui no Brasil e a BBC no Reino Unidos divulgaram a mesma informação.

Fontes: Folha