Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um Bad Block no disco rígido é simplesmente um pequeno cluster de espaço de armazenamento – um bloco- do disco rígido que parece estar com defeito. O bloco não responde às solicitações de leitura ou gravação.

Veja também o que é um Hardware!

Dessa forma, podem ocorrer Bad Blocks nos discos rígidos magnéticos tradicionais e nos discos de estado sólido modernos. Além disso, existem dois tipos de Bad Blocks – um resultante de dano físico que não pode ser reparado e outro resultante de erros de software que podem ser corrigidos.

Tipos de Bad Blocks

Bad Block: saiba o que é e como funciona! - Foto: Reprodução/Canal Tech
Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek

Existem dois tipos de Bad Blocks – geralmente divididos em setores ruins “físicos/rígidos” e “lógicos/flexíveis”.

Um setor físico ou rígido é um cluster de armazenamento no disco rígido que está danificado fisicamente. Portanto, o cabeçote do disco rígido pode ter tocado essa parte do disco e danificado, um pouco de poeira pode ter se depositado nesse setor e o “arruinado”, a célula de memória flash de uma unidade de estado sólido pode estar desgastada ou o disco rígido pode ter outros defeitos ou problemas de desgaste que causaram danos físicos ao setor. Este tipo de setor não pode ser reparado.

Um setor lógico ou com defeito é um cluster de armazenamento no disco rígido que parece não estar funcionando corretamente. Dessa forma, o sistema operacional pode ter tentado ler os dados no disco rígido desse setor e descobriu que o código de correção de erros (ECC) não correspondia ao conteúdo do setor, o que sugere que algo está errado. Eles podem ser marcados como Bad Blocks, mas podem ser reparados substituindo a unidade com zeros – ou, antigamente, executando um formato de baixo nível. A ferramenta Disk Check do Windows também pode reparar Bad Blocks.

Causas de Bad Blocks (Físicos)

Bad Block: saiba o que é e como funciona! - Foto: Reprodução/How to Geek
Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek

Seu disco rígido pode ter sido enviado de fábrica com Bad Blocks. As técnicas modernas de fabricação não são perfeitas, e há uma margem ou erro em tudo. É por isso que as unidades de estado sólido geralmente são fornecidas com alguns blocos defeituosos. Dessa forma, eles estão marcados como defeituosos e são remapeados para algumas células de memória extra da unidade de estado sólido.

Em uma unidade de estado sólido, o desgaste natural acabará resultando em setores se deteriorando conforme são gravados muitas vezes e serão remapeados para a memória extra – ou “superprovisionada” – da unidade de estado sólido. Quando a memória extra da unidade de estado sólido acabar, a capacidade da unidade começará a diminuir à medida que os setores se tornarem ilegíveis.

Em um disco rígido magnético tradicional, Bad Blocks podem ser causados ??por danos físicos. O disco rígido pode ter tido um erro de fabricação, o desgaste natural pode ter desgastado parte do disco rígido, a unidade pode ter caído, fazendo com que a cabeça do disco rígido toque no prato e danifique alguns setores, pode haver entrada de ar na área selada do disco rígido e a poeira pode ter danificado a unidade – existem muitas causas possíveis.

Causas de Bad Blocks (Lógicos)

Bad Block: saiba o que é e como funciona! - Foto: Reprodução/How to Geek
Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek

Bad Blocks lógicos são causados ??por problemas de software. Por exemplo, se o computador for desligado repentinamente devido a uma queda de energia ou a um cabo de força puxado, é possível que o disco rígido tenha sido desligado no meio da gravação em um setor. Em alguns casos, é possível que setores no disco rígido contenham dados que não correspondam ao código de correção de erros – isso seria marcado como um Bad Block. Além disso, Vírus e outros malwares que mexem com o seu computador também podem causar problemas no sistema e desenvolver Bad Blocks.

Perda de dados e falha no disco rígido

Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek

A realidade dos Bad Blocks traz à tona um fato assustador – mesmo que seu disco rígido esteja funcionando corretamente, é possível que um Bad Block desenvolva e corrompa alguns dos seus dados. Esse é outro motivo pelo qual você deve sempre fazer backup de seus dados – várias cópias são a única coisa que impedirá que Bad Blocks e outros problemas arruinem os dados do disco rígido.

Quando o seu computador percebe um Bad Block, ele marca esse setor como ruim e o ignora no futuro. Dessa forma, o setor será realocado, de modo que as leituras e gravações nesse setor irão para outro lugar. Isso aparecerá como “setores realocados” nas ferramentas de análise SMART do disco rígido, como o CrystalDiskInfo. Se você tiver dados importantes nesse setor, no entanto, eles podem ser perdidos – possivelmente corrompendo um ou mais arquivos.

Alguns Bad Blocks não indicam que um disco rígido está prestes a falhar – eles podem simplesmente acontecer. No entanto, se o seu disco rígido estiver desenvolvendo rapidamente Bad Blocks, pode ser um sinal de que está falhando.

Como verificar e reparar Bad Blocks

O Windows possui uma ferramenta de verificação de disco incorporada – também conhecida como chkdsk – que pode verificar se há Bad Blocks em seus discos rígidos, marcando os rígidos como ruins e reparando os flexíveis para torná-los utilizáveis ??novamente. Se o Windows achar que há um problema no seu disco rígido – porque o “bit sujo” do disco rígido está definido – ele executará automaticamente essa ferramenta quando o computador for inicializado. Mas você também pode executar essa ferramenta manualmente a qualquer momento.

Outros sistemas operacionais, incluindo Linux e OS X, também têm seus próprios utilitários de disco internos para detectar Bad Blocks.

Bad Block: saiba o que é e como funciona! - Foto: Reprodução/How to Geek
Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek

Os Bad Blocks são apenas uma realidade dos discos rígidos, e geralmente não há motivo para entrar em pânico quando você o encontra. No entanto, você sempre deve ter backups de seus arquivos importantes para o caso de um setor ruim e “assustador” – e o desenvolvimento ruim de Bad Blocks pode certamente sugerir uma falha no disco rígido.

Como executar o Check Disk?

Bad Block: saiba o que é e como funciona! – Foto: Reprodução/How to Geek
  1. Primeiramente, encontre o ícone “Meu computador” na área de trabalho e clique duas vezes nele;
  2. Em seguida, encontre o disco que deseja verificar, clique com o botão direito do mouse e vá para “Propriedades”;
  3. Agora, na caixa de diálogo “Propriedades”, vá para “Ferramentas”;
  4. Em seguida, clique em “Verificar agora”;
  5. Uma nova caixa de diálogo aparecerá, marque as duas opções e clique em “Iniciar”;
  6. Provavelmente, você receberá uma mensagem informando que o Check Disk deseja acesso exclusivo ao disco e deseja iniciar logo após a reinicialização. Clique em “OK”;
  7. Reinicie o seu computador.

Como se prevenir quanto a possíveis Bad Blocks?

Você pode ajudar a evitar Bad Blocks (isso é sempre melhor do que tentar reparar) prestando atenção ao hardware e ao software do seu computador.

Portanto, para prevenir Bad Blocks causados ??por hardware faça o seguinte:

  • Verifique se o computador é mantido fresco e sem poeira;
  • Certifique-se de comprar hardware de boa qualidade de marcas respeitadas;
  • Sempre mova seu computador com cuidado;
  • Mantenha seus cabos de dados o mais curtos possível;
  • Sempre desligue o computador corretamente – use uma fonte de alimentação ininterrupta se sua casa estiver propensa a apagões.

Como evitar Bad Blocks através de softwares

  • Primeiramente, use um programa de desfragmentador de disco de qualidade com agendamento automatizado para ajudar a evitar colisões (as colisões podem criar setores defeituosos). A desfragmentação do disco reduz o desgaste do disco rígido, prolongando sua vida útil e evitando setores defeituosos;
  • Execute um software antivírus e anti-malware de qualidade e mantenha os programas atualizados.

Fonte: How To Geek

Gostou? O que achou? Você sabia o que era um Bad Block? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!