Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo um representante da própria Microsoft, aquele aviso do qual falamos aqui há alguns que convidava os usuários a testarem o Microsoft Edge antes de proceder a instalação de um navegador diferentes, como o Google Chrome ou o Mozilla FireFox, será removido das próximas compilações do Windows e certamente não chegará na versão pública do software.

Esse novo recurso do sistema operacional seria agregado a uma função chamada “sugestões de aplicativos“, e estaria ativada por padrão.

Ele abriria uma janela quando o usuário tentasse instalar um navegador de terceiros, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, sugerindo que o usuário primeiro testasse o Microsoft Edge. Claro que se o usuário não quisesse testar nada bastaria clicar em “Install Anyway” ou “Instalar de qualquer forma” para proceder a instalação normalmente, mas um lembrete como esse pode ser muito válido. Esses avisos poderiam ser desligados nas configurações do sistema.

É desse aviso que estamos falando.

Agora é certo que ele ficou restrito a compilação insider 17744 do Windows 10, porém, até mesmo em novas builds ele já não existirá mais.

Veja a seguir o comunicado oficial da empresa sobre esse assunto:

“Nós testamos essa funcionalidade apenas com insiders. Os usuários continuam no controle de tudo e podem escolher seu navegador preferido. Estes avisos foram eliminados da nova compilação insider do Windows 10. Eles não estarão na versão final da atualização de outubro, que deve ser liberada nas próximas semanas.”

Ainda segundo a empresa, o aviso foi apenas um experimento, mas pelo visto a recepção do mesmo entre os testadores do sistema operacional não foi das melhores, o que levou a decisão de retira-lo da jogada.

O fato é que a ideia era apenas sugerir que o usuário testasse o navegador nativo do sistema, já que ele está lá pronto para uso já desde o primeiro acesso ao sistema e conta com uma serie de integrações que outros não oferecem. Quem desejasse poderia pular essa etapa do aviso e proceder com a instalação do navegador alternativo numa boa. Uma pena a coisa toda não ter sido bem aceita.

Fonte: ZDNet