Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Cada dia que se passa estamos mais perto de assistir ao fim das senhas alfanuméricas para fazer logins diversos… muito em breve elas serão substituídas por sistemas biométricos, que usam dados muito mais seguros para autenticar usuários.

Esse dia ficou mais próximo com a aprovação da autenticação na web via biometria, que foi aprovada pela World Wide Web Consortium (W3C), principal organização de padronização da internet em todo o mundo, e pela a FIDO Alliance (consórcio da indústria para lidar com padrões de autenticação entre dispositivos), que juntas aprovaram o WebAuthn como um novo padrão de autenticação e logins para a internet.

Resultado de imagem para biometria

Mas, o que é o WebAuthn?

O WebAuthn, diminutivo de “web authentication” (autenticação web, em português), é um padrão da Web publicado pelo World Wide Web Consortium, que é justamente a organização que está oferecendo maior suporte a novidade. Ele é um componente central do Projeto FIDO2, sob a orientação da Aliança FIDO. O objetivo do projeto é padronizar uma interface para autenticação de chave pública de usuários para aplicativos e serviços baseados na web.

Usando esse novo método os usuários não precisarão mais digitar senhas, mas sim, poderão usar sua impressão digital, íris, face ou qualquer outros método biométrico para fazer login em bancos, redes sociais, emails e assim por diante.

A Microsoft já previa essa inovação e antes de muita gente fazer, investiu pesado em biometria no Windows, tanto que hoje o Windows Hello, que é o sistema de reconhecimento biométrico do Windows, está bem avançado e completo. Inclusive ele já é compatível com esse novo padrão do qual estamos falando. Até o Microsoft Edge já está pronto para a novidade…

Fora o universo Microsoft sabemos que sistema como o Android 7 em diante também já está pronto para a novidade, mas sem dúvida outros sistema e navegador de internet também estão. E se não estão ainda, estarão muito em breve, pois, este é um caminho sem volta…

Se hoje você tem um dispositivo Windows que não tem leitor biométrico, mas queria muito aproveitar a segurança do novo padrão, não se preocupe, periféricos diversos surgirão no mercado para resolver esse problema. Bastará plugar um deles numa porta USB e pronto.

Fonte > CNET