Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Mesmo não sendo muito recomendado, muita gente ainda recorre a programas como o CCleaner para dar aquela “limpada” no PC na tentativa de deixa-lo mais rápido e coisas tipo, mas, aqui vai um alerta! De acordo com sua dona, o Avast, os mais 130 milhões de usuários que usam o CCleaner podem estar em risco caso ainda não tenham instalado a atualização mais recente disponível, isso porque um malware desagradável conseguiu entrar em duas de suas versões.

O alerta foi dado inicialmente pela Cisco Talos, empresa especializada no ramo que informou que hackers conseguiram comprometer o software. A equipe da Talos notou, em 13 de setembro, que o instalador do CCleaner v5.33 estava desencadeando seus sistemas de proteção de malware. Depois de uma inspeção, os pesquisadores descobriram que o aplicativo do CCleaner era legítimo e que tinha uma assinatura digital válida de seus criadores, mas que também continha uma carga maliciosa.

As versões contaminadas são:

O mais interessante é que a “invasão” foi muito bem feita, já que o produto distribuído era mesmo o original, porém, com uma carga maliciosa embutida. O problema afetou apenas as versões 32 bits do CCleaner v5.33.6162 e o CCleaner Cloud v1.07.3191. Os hackers conseguiram alterar o código de ambos para incluir um backdoor para possibilitar a transmissão de informações do computador do usuário (nome, IP, softwares instalados e etc.) para um servidor de terceiros hospedado nos Estados Unidos.

Se você usa este programa atualize-o já para a versão mais recente que já solucionou tal problema.

Fonte: Baboo e Gizmodo