Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para quem ainda não ouviu falar nele, o Project Scorpio é o nome preliminar da próxima geração de consoles da Microsoft. Seu codinome deverá ser substituído por um nome comercial muito em breve. Hoje, como dissemos na última terça-feira (04/04), o pessoal da eurogamer conseguiu acesso as configurações oficiais do hardware do Project Scorpio e outras informações relevantes.

[Atualização em 06/04 as 16:00h] O perfil oficial do Xbox retweetou o post do pessoal da eurogamer, o que nos leva a crer que tudo que foi revelado hoje é verdade e não apenas um simples rumor.

Começando pelo mais importante, que é o desempenho, a Microsoft confirmou que o Project Scorpio tem 6 teraflop de capacidade de processamento. Sabe o que isso significa na prática? Que o novo console da Microsoft tem 3X mais poder de processamento do que o PS4 da Sony, que tem 1,84 teraflops de capacidade de processamento. Comparando-o com o PS4 Pro tal diferença diminui um pouco, já que o PS4 Pro tem 4.2 teraflops de capacidade. A título de curiosidade, o Xbox One tem 1,31. Tal potência só foi capaz de ser alcançada devido a uma GPU completamente personalizada para ele.

Além desse enorme poder de processamento, o “monstro” da Microsoft terá 12GB de memória RAM (GDDR5) disponíveis. Tanta memória funcionará em parceria com uma CPU personalizada de 8 núcleos (octa-core) x86 com clock de 2,3 GHz. Tal SoC saiu da velha parceria da Microsoft com a AMD.

Além desses detalhes incríveis, o Projetc Scorpio contará com uma fonte de alimentação de energia integrada, tal como seu irmão mais velho, o Xbox One S, terá um design leve e compacto, e muito se especula que ele terá no máximo o mesmo tamanho do  Xbox One S, ou quem sabe seja até menor. Acha que esquecemos de sua memória interna? Não… você terá 1TB de espaço para guardar seus jogos, apps, e tudo mais.

A cereja do bolo é que tudo isso somada possibilitará aos gamers aproveitar seus jogos rodando na resolução 4K. Não tem muito tempo que Kevin Gammill, Group Program Director of the Xbox Core platform, afirmou que a Microsoft não quer apenas que o novo console rode jogos nessa resolução altíssima, eles querem oferecer recursos em 4K e também querem algo perfeito e não algo com perdas de frame-rate em comparação com a resolução 1080p. Sendo assim,  o 4K ultra HD + HDR do Scorpio será de alta fidelidade de desempenho.

Ainda sobre o 4K, os desenvolvedores poderão migrar muitos de seus atuais games para essa resolução mais alta sem precisar refazer tudo do zero, então, logo em seu lançamento já teremos muitos jogos compatíveis.

Aqui está um resumo do que o Project Scorpio tem a oferece juntamente com um pequeno comparativo do seu hardware com o do Xbox One e do PS4.

Fonte: Eurogamer