Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ganhar um Oscar é um grande negócio para qualquer ator de cinema, catapultando-os para uma nova classe de atores dramáticos e abrindo as portas para melhores papéis no cinema. No entanto, não é fácil. Embora possa parecer que o mesmo elenco de personagens está no Oscar todos os anos, a verdade é que poucos atores de Hollywood (ou do mundo afora) já ganharam mais de dois prêmios da Academia.

Veja também os atores e atrizes mais bem pagos de Hollywood!

O recorde atual permanece com Katharine Hepburn, que ostentou um total de quatro Oscars em seu manto – junto com o prestígio de ter sido indicada 12 vezes. Mas quando se trata de atores masculinos, aqui estão os mais reconhecidos pela Academia, primeiro com base no número de prêmios de atuação que ganharam e, em seguida, classificados pelo número total de indicações.

16. Anthony Quinn: 2 Vitórias (4 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: AC MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: AC MAS

Anthony Quinn foi um ator, pintor, escritor e diretor de cinema mexicano-americano bem-amado e bem-sucedido, reconhecido por seu trabalho como ator com quatro indicações ao Oscar. Assim, ele recebeu duas indicações para melhor ator por ‘Fúria da Carne’ (1957) e ‘Zorba, o Grego’ (1964), mas não ganhou nenhuma das indicações.

Além disso, ele ganhou dois Oscars de Melhor Ator Coadjuvante por seus papéis em ‘Viva Zapata!’ (1952) onde contracenou com Marlon Brando e ‘Sede de Viver’ (1956), contracenando com Kirk Douglas. 

15. Gary Cooper: 2 Vitórias (5 Nomeações)

 Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: CC MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: CC MAS

Gary Cooper foi um ator conhecido por seu estilo de atuação autêntico e realista dos anos 1920 a 1960 e recebeu cinco indicações por sua atuação durante a sua carreira. Além disso, ele recebeu indicações ao Oscar de Melhor Ator todas as cinco vezes e ganhou o prêmio duas vezes.

Ele foi indicado e ganhou por seu papel principal no épico romance de guerra ‘Sargento York’ (1941) e por seu trabalho no faroeste ‘Matar ou Morrer’ (1952) Além disso, ele também recebeu indicações para Melhor Ator por ‘O Galante Mr. Deeds’ (1936), a adaptação de Ernest Hemingway ‘Por Quem os Sinos Dobram’ (1943) e ‘Ídolo, Amante e Herói’ (1942).  

14. Gene Hackman: 2 Vitórias (5 Nomeações)

  Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: UOL MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: UOL MAS

Gene Hackman teve uma carreira no cinema que durou décadas, recebeu reconhecimento por seu trabalho com vários prêmios e teve incontáveis ??papéis icônicos em sua filmografia antes de decidir se aposentar. Assim, ele foi indicado para cinco Oscars, várias vezes para Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, e ganhando um Oscar em cada categoria.

Hackman foi indicado para Melhor Ator em ‘Mississípi em Chamas’ (1988) e ganhou por seu papel em ‘Operação França’ (1971). Ele foi indicado como Melhor ator coadjuvante por seus papéis em ‘Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Bala’ (1967) e ‘Meu Pai, Um Estranho’ (1970) e ganhou por seu papel coadjuvante ao lado de Clint Eastwood em ‘Os Imperdoáveis’ (1992).

13. Fredric March: 2 Vitórias (5 Nomeações)

   Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: GI MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: GI MAS

Fredric March é outro ator que recebeu cinco indicações ao Oscar, todas na categoria Melhor Ator, e ganhou duas durante o auge de sua carreira nas décadas de 1930-1950.

Assim, ele ganhou por seu papel principal no drama de guerra ‘Os Melhores Anos de Nossas Vidas’ (1946) e por seu trabalho em ‘O Médico e o Monstro’ (1931) como os dois lados dos personagens-título.  Além disso, ele também foi indicado para Melhor Ator em mais três papéis principais em ‘A Morte do Caixeiro-Viajante’ (1951), ‘Nasce uma Estrela’ e ‘The Royal Family of Broadway’ (1930).

12. Sean Penn: 2 Vitórias (5 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: OD MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: OD MAS

Atuando desde os anos 70, Sean Penn ganhou dois Oscars, ambos nos anos 2000 – o primeiro pelo drama de mistério ‘Sobre Meninos e Lobos‘ (2003) e o segundo pelo filme biográfico ‘Milk: A Voz da Igualdade’ (2008). Mas ele acabou sendo nomeado um total de cinco vezes, as outras três para ‘Os Últimos Passos de um Homem’ (1995), ‘Poucas e Boas’ (1999) e ‘Uma Lição de Amor’ (2001).

Penn ganhou fama no filme dos anos 80 ‘Picardias Estudantis’, mas começou a fazer seu nome como um ator sério em filmes como ‘Caminhos Violentos’, ‘Um Tiro de Misericórdia’ e ‘Carlito’s Way’.

11. Tom Hanks: 2 Vitórias (6 Nomeações)

 Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: TM MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: TM MAS

Vencendo duas vezes, consecutivas por ‘Filadélfia’ (1993) e ‘Forrest Gump’ (1994), Tom Hanks foi indicado pela primeira vez por seu papel na comédia Quero Ser Grande. Ele recebeu a indicação mais três vezes desde então, incluindo ‘O Resgate do Soldado Ryan’ (1998), ‘Náufrago’ (2000) e, mais recentemente, ‘Um lindo dia na vizinhança’ (2019).

Com uma reputação de alto nível em Hollywood, os papéis principais não diminuíram para Hanks, que apareceu em uma série de filmes de sucesso, de ‘Sintonia de Amor’ a ‘Capitão Phillips’ e como a voz de Woody nos filmes ‘Toy Story’.

10. Michael Caine: 2 Vitórias (6 Nomeações)

  Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: OM MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: OM MAS

Outro duplo vencedor, Caine levou para casa o cobiçado prêmio por ‘Hannah e suas irmãs’ (1986) e por ‘Regras da Vida’ (1999). Suas outras quatro indicações são para ‘Como Conquistar as Mulheres’ (1966), ‘Jogo Mortal/Trama Diabólica’ (1972), ‘O Despertar de Rita’ (1983) e ‘O Americano Tranquilo’ (2002).

Considerado um ícone do cinema britânico, o respeitado ator está entre as 20 estrelas de maior bilheteria. Por fim, o seu último papel foi em ‘Tenet’ de 2020.

9. Dustin Hoffman: 2 Vitórias (7 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: JT MAS

Embora tenha vencido apenas duas vezes – por ‘Kramer vs. Kramer’ (1979) e por ‘Rain Man’ (1988) – Dustin Hoffman foi indicado sete impressionantes vezes. As outras cinco vezes datam de ‘A Primeira Noite de um Homem’ (1967), seguidos de ‘Perdidos na noite’ (1969), ‘Lenny’ (1974), ‘Tootsie’ (1982) e ‘Mera Coincidência’ (1997).

Hoffman é mais conhecido pelas gerações mais jovens por seu papel nos filmes Entrando numa Fria Maior Ainda’ (2004) e ‘Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família’ (2010). Por fim, ele também forneceu seus talentos vocais aos filmes de animação ‘Kung Fu Panda’.

8. Robert De Niro: 2 Vitórias (7 Nomeações)

 Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: MG MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: MG MAS

Um dos atores mais respeitados desta geração, De Niro, também, é membro do clube de duas temporadas do Oscar.  Suas duas vitórias foram em ‘O Poderoso Chefão Parte II’  (1974) e ‘Touro Indomável’  (1980). Suas cinco outras nomeações são para ‘Taxi Driver – Motorista de Táxi’ (1976), ‘O Franco Atirador’ (1978), ‘Tempo de Despertar’ (1990),  ‘Cabo do Medo’ (1991), ‘O Lado Bom da Vida’ (2012) e ‘O Irlandês’ (2019).

Colaborador frequente do cineasta Martin Scorsese, De Niro apareceu recentemente no filme ‘Joker’ de 2019, que por sua vez recebeu 11 indicações ao Oscar.

7. Denzel Washington: 2 Vitórias (8 Nomeações)

  Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! - Foto: UOL MAS
Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: UOL MAS

O único homem negro da lista, Washington acumulou impressionantes duas vitórias e oito indicações. Assim, a sua primeira vitória foi ‘Tempo de Glória’ (1989) e sua segunda foi em ‘Dia de Treinamento’ (2001). Além disso, ele também recebeu indicações por ‘Um Grito de Liberdade’ (1987), seguido por ‘Malcolm X’ (1992), ‘Hurricane – O Furacão’ (1999),  ‘O Voo’ (2012), ‘Um Limite Entre Nós’ (2016) e ‘Roman J. Israel, Esq.’ (2017).

Uma das estrelas de cinema mais lucrativas de Hollywood, Washington continua a estrelar filmes de sucesso e também mudou para a direção, incluindo em ‘Um Limite Entre Nós’.

6. Jack Lemmon: 2 Vitórias (8 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: GD MAS

As seis indicações de Jack Lemmon foram para ‘Quanto Mais Quente Melhor’ (1959), ‘The Apartment’ (1960), ‘Vício Maldito’ (1962), ‘Síndrome da China’ (1979), ‘Tributo’ (1980) e ‘Desaparecido: Um Grande Mistério’ (1982). Suas duas vitórias foram para ‘Mister Roberts’ (1955) e ‘Sonhos do Passado’ (1973).

Infelizmente, Lemmon faleceu em 2001 aos 76 anos. Mesmo assim, ele apareceu em muitos filmes que não receberam o reconhecimento da Academia, mas se tornaram grandes sucessos, como ‘JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar’ (1991), ‘O Sucesso a Qualquer Preço’ (1992) e ‘Dois Velhos Rabugentos’ (1993).

5. Marlon Brando: 2 Vitórias (8 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: EP MAS

Ao longo de sua longa carreira, Brando acumulou duas vitórias no Oscar e um total de oito indicações. Assim, os seis filmes para os quais foi indicado, mas não ganhou, incluem ‘Uma Rua chamada Pecado’ (1951), ‘Viva Zapata!’ (1952),  ‘Júlio César’ (1953), ‘Sayonara‘ (1957), ‘Último Tango em Paris’ (1972) e ‘Assassinato sob Custódia’ (1989).

Claro, ele ganhou por sua interpretação de Don Vito Corleone ‘O Poderoso Chefão’ (1972), mas antes disso, sua primeira vitória foi em ‘Sindicato de Ladrões’ (1954). Um dos atores mais prolíficos do século 20, Brando faleceu em 2004 aos 80 anos.

4. Spencer Tracy: 2 Vitórias (9 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: TCM MAS

Spencer Tracy é o ator com o segundo maior número de indicações de todos os tempos. Suas duas vitórias foram para ‘Marujo Intrépido’ (1937) e ‘Com os Braços Abertos’ (1938). Ele passou a receber um fluxo constante de acenos de Oscar durante o auge de sua carreira. O primeiro foi para ‘São Francisco, cidade do pecado’ (1936), seguido por ‘Pai da Noiva’ (1950), ‘Conspiração de Silêncio’ (1955), ‘O Velho e o Mar’ (1958), ‘O Vento Será Tua Herança’ (1960),  ‘Julgamento em Nuremberg’ ( 1961) e ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ (1967).

Tract ganhou seu último Oscar postumamente – ele faleceu poucas semanas antes de ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ terminar as filmagens.

3. Walter Brennan: 3 Vitórias (4 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: TCM MAS

Embora Walter Brennan não tenha tantas indicações quanto os outros nesta lista, ele ganhou 75% dos Oscars para os quais recebeu indicação. Suas três vitórias são para ‘Meu Filho é Meu Rival’ (1936), ‘Romance do Sul’ (1938) e ‘A Última Fronteira’ (1940). Assim, ele só perdeu uma vez, quando foi indicado para o ‘Sargento York’ (1941).

Brennan faleceu em 1974 aos 80 anos, mas até hoje continua sendo um dos três únicos atores a ganhar três vezes o Oscar.

2. Daniel Day-Lewis: 3 Vitórias (6 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: PP MAS

Daniel Day-Lewis tem um currículo impressionante, apoiado por suas três vitórias em seis indicações, tornando-o um dos três atores a levar para casa três Oscars. Seu primeiro foi por ‘Meu Pé Esquerdo’ (1989) e ele não ganhou novamente por quase duas décadas até que ele levou para casa o prêmio por ‘Sangue Negro’ (2007). Seu mais recente prêmio foi para ‘Lincoln’ (2012), em que ele interpretou o personagem-título e ex-presidente dos EUA.

Outras indicações foram para ‘Em Nome do Pai’ (1993), 1Gangues de Nova York’ (2002) e ‘Trama Fantasma’ (2017). É bem provável que ele seja ultrapassado, já que o aclamado ator anunciou que, após ‘Trama Fantasma’, ele se aposentaria do negócio.

1. Jack Nicholson: 3 Vitórias (12 Nomeações)

Atores de Hollywood: veja os atores com mais premiações na academia! – Foto: UOL MAS

Jack Nicholson impressionou com muitas atuações e, embora esteja empatado com outros dois para o maior número de vitórias no Oscar, nenhum outro ator do sexo masculino chega perto de seu número total de indicações. Tudo começou com uma indicação para ‘Sem Destino’ (1969) e suas outras oito indicações não vencedoras foram para ‘Cada um Vive como Quer’ (1970), ‘A Última Missão’ (1973), ‘Chinatown’ (1974), ‘Reds’ (1981), ‘A Honra do Poderoso Prizzi‘  (1985), ‘Ironweed’ (1987), ‘Questão de Honra’ (1992) e ‘As Confissões de Schmidt’ (2002).

As três vitórias de Nicholson abrangem três décadas, mostrando quanto poder de permanência Nicholson tem como ator. O primeiro foi para ‘Um Estranho no Ninho’ (1975), o segundo ‘Laços de Ternura’ (1983) e o terceiro para ‘Melhor É Impossível’ (1997). Embora existam vários atores que poderiam potencialmente ultrapassar Nicholson em breve em termos de número de vitórias, seria difícil para qualquer um receber tantas indicações quanto a lenda de Hollywood.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!