Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Três meses depois do lançamento do Windows 10 S, a Asus está lançando o seu primeiro laptop rodando a nova versão limitada do sistema operacional da Microsoft. O computador é chamado de VivoBook W202, e é um laptop relativamente barato, feito para ser usado nas escolas por exemplo ou para quem não pretende gastar muito. Ele é vendido por apenas $279 dólares e está disponível hoje.

As especificações são básicas, e ao que parece, ele foi projetado para ser utilizado por estudantes, professores ou para um uso básico no dia-a-dia, principalmente para as crianças. O laptop tem um processador de Intel Celeron N3350 1,1 GHz, 4GB de RAM, 64GB de armazenamento e uma webcam de 0.3 megapixel. Há um display de 11,6 polegadas com uma resolução de 1366 x 768 — que seria uma resolução baixa em um computador um pouco mais caro — e a tela pode dobrar até 180 graus.

Caso você queira, por mais 20 dólares, poderá pegar a versão completa do Windows 10.

Há várias portas e entradas no VivoBooK W202: uma porta HDMI, um slot para cartão SD, uma entrada para fone de ouvido, duas portas USB 3.0 e suporte para bloqueio. A Asus estima a vida útil da bateria em 11 horas.

O laptop também é feito com um design robusto e deve ser capaz de sobreviver a torções, esmagamento e gotas — pelo menos, do tipo que pode ser encontrado acidentalmente em uma escola. Ele também tem um teclado resistente à água.

Claro, o grande destaque aqui é que este laptop roda o Windows 10 S, ao invés do completo Windows 10, que ostensivamente torna a máquina um pouco mais barata. Ao contrário do Windows 10 completo, esta versão é limitada para instalar apps que vêm da loja do Windows, e permite que, entre outras coisas, a Microsoft ofereça um Windows mais seguro e usuários protegidos.

A Asus anunciou em maio que ela estaria fazendo um laptop educacional barato com o novo sistema operacional da Microsoft. Dell, HP, Samsung e outras OEMs também prometeram máquinas com o Windows 10 S, confira outros modelos no site da Microsoft.

No próximo mês, a Asus planeja lançar uma versão ligeiramente mais cara do W202, rodando o Windows 10 Home e custando de $299 dólares.

Para adquirir o VivoBook W202, clique aqui.

Fonte: The Verge