Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como você já sabe, a atualização de abril para dispositivos com Windows 10 está liberada. Para obter essa nova versão do Windows 10 basta acessar o Menu Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > e clique em Verificar se há atualizações. Claro que se seu PC estiver configurado para instalar atualizações de forma automática, ele possivelmente já deve ter começado a baixar a compilação.

Além de várias novidades, a atualização de abril de 2018 do Windows 10 inclui muitos novos recursos para desenvolvedores que utilizam a linha de comando. Nesta postagem, analisaremos o Windows Subsystem for Linux ou WSL, o Hyper-V, novas ferramentas e os aplicativos do Console UWP que chegam à Microsoft Store. A Microsoft  quer agradecer a todos que experimentaram essas atualizações por meio do programa Insider e forneceram feedbacks.

WSL

Vamos iniciar o resumo dessa atualização do Windows 10 com o Windows Subsystem for Linux (WSL). O WSL fornece a capacidade de executar binários do Linux no Windows sem VM, e o WSL tem sido muito popular. Agora que a maioria das pilhas populares estão funcionando bem no WSL, conseguimos passar mais tempo melhorando a integração e a configuração do sistema.

Novas Distros na Loja

Mais distros chegaram à Microsoft Store para serem executados no WSL. O Windows 10 suporta várias distribuições para o WSL instalado na mesma máquina e executá-las simultaneamente.

Kali Linux

Kali Linux foi anunciada como a mais recente adição às distros no WSL. O foco da Kali Linux está no teste de penetração e eles explicam suas razões para publicar no WSL aqui. Agora é fácil para os desenvolvedores do Windows 10 experimentarem o Kali! Leia mais no post do blog sobre o anúncio.

Debian GNU / Linux para WSL

Outra distro que juntou-se a loja foi o Debian GNU / Linux. Debian é um sabor do Linux que vem com mais de 51.000 pacotes, um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de computadores tão facilmente quanto instalar um único aplicativo. Instale direta da Microsoft Store e veja como ficou o Debian! Leia mais no post do blog sobre o anúncio .

Configuração

Um novo arquivo /etc/wsl.conf agora é suportado para lhe dar mais controle sobre sua configuração de distribuição ao iniciar seu ambiente. A montagem do inversor e a configuração da rede são as duas áreas específicas suportadas no momento. Leia a postagem no blog do wslconf para saber mais detalhes e mande seu feedback sobre quais outros recursos você deseja adicionar ao wsl.conf.

Tarefas em segundo plano

Você conseguia executar tarefas em segundo plano, mas, tinha que se lembrar de manter um console do WSL ativo ou as tarefas eram encerradas. Nesta atualização, você pode executar tarefas em segundo plano mesmo depois de fechar as janelas do console do WSL. Para mais detalhes, confira a postagem do blog sobre tarefas em segundo plano.

Interoperabilidade

Grande interoperabilidade com o restante do Windows é um dos principais recursos do WSL. A Microsoft anunciou muitas melhorias de interoperabilidade nesta atualização.

O wslpath é uma nova ferramenta que você pode usar para converter caminhos entre o Windows e o Linux. Execute o wslpath em um ambiente WSL.

As opções são:

a resultado forçado para o formato de caminho absoluto
u tradutor de um caminho do Windows para um caminho do WSL (padrão)
w tradutor de um caminho do WSL para um caminho do Windows
m tradutor de um caminho do WSL para um caminho do Windows, com ‘/’ do ‘\\’

Recebemos muitos comentários de que a incapacidade de compartilhar variáveis ??de ambiente entre o Windows e a WSL era um grande problema. Estamos felizes por podermos resolver este problema nesta atualização do Windows. Leia mais sobre esse recurso na postagem do blog sobre variável de ambiente.

O suporte do sistema de arquivos para o WSL foi bastante aprimorado. Agora, as permissões do Linux são adicionadas como metadados adicionais aos arquivos. Você pode criar arquivos especiais como fifos, sockets unix e arquivos de dispositivos. E há mais opções de montagem. Leia mais no post de melhorias no sistema de arquivos . Os aprimoramentos de diferenciação de maiúsculas e minúsculas também foram habilitados por meio do driver do sistema de arquivos DrvFs como um recurso de opção. Os diretórios nos quais você habilita um sinalizador de diferenciação de maiúsculas e minúsculas permite criar arquivos em que os nomes são diferentes no caso. Isso funciona também para as ferramentas do Windows, conforme mostrado nesta postagem do blog.

O VS Code cresceu rapidamente em popularidade como um editor de texto / IDE para todos os tipos de projetos. Agora você pode usar o VS Code no Windows para depurar um projeto NodeJS executando o Linux NodeJS (no WSL). A configuração é simples – adicione um atributo ao launch.json do seu projeto.

Soquetes Unix

Unix Sockets não eram suportados no Windows e agora são! Você também pode se comunicar através de sockets Unix entre o Windows e o WSL. Existem algumas regras sobre permissões e interoperabilidade, portanto, leia a postagem no blog unix socket para obter detalhes. Uma das grandes coisas sobre isso é que ele permite que o WSL execute o Linux Docker Client para interagir com o Docker Daemon em execução no Windows. As instruções sobre como configurar isso são abordadas no post do docker .

Hyper-V

Sessão aprimorada

As VMs Linux em execução no Hyper-V agora podem se beneficiar de um modo de sessão aprimorado. A principal tecnologia que habilita isso é o projeto XRDP de código aberto que nos permite interagir com a VM Linux da mesma maneira que fazemos com o Windows, que é através do protocolo RDP. Experimente e você verá que a melhoria da experiência do usuário é significativa.

Criação rápida

Se você não gosta de gastar muito tempo configurando VMs, precisa conhecer o Quick Create. Essa ferramenta permite que você crie rapidamente VMs sem passar por um assistente de várias etapas.

Mais ferramentas CLI

O Windows 10 agora inclui mais ferramentas CLI nativas do Windows. É comum os desenvolvedores terem memória muscular para essas ferramentas e estamos felizes em trazê-los para o Windows 10.

Cliente e servidor baseado em OpenSSH

O OpenSSH é um conjunto de ferramentas originalmente criadas pela Fundação OpenBSD para administração remota de linha de comando, gerenciamento de chaves públicas / privadas, transferências seguras de arquivos e muito mais.

O cliente SSH e o agente de chaves estão ativados e disponíveis por padrão nesta atualização, e o servidor SSH é um recurso opcional sob demanda. Para obter mais informações, confira esta postagem do blog sobre a versão beta que publicamos na Fall Creators Update.

A adição dessas ferramentas foi uma das principais solicitações de ferramentas que ouvimos da comunidade.

Tar e Curl com o Windows 10

Tar permite que você crie e descompacte os arquivos .tar. O formato tar é comum no Linux, assim como o zip é comum no Windows.

Curl é uma ferramenta CLI rica em recursos para enviar e receber arquivos. Suporta uma variedade de protocolos. Um caso de uso simples é que você pode facilmente fazer uma solicitação HTTP e visualizar a resposta a partir da linha de comando.

Leia a postagem do blog para mais detalhes.

Aplicativos de console UWP

A UWP é a Plataforma Universal do Windows, que inclui muitos aprimoramentos no empacotamento, na implantação e na funcionalidade de aplicativos. Com o Windows 10, você conseguiu continuar criando aplicativos de console clássicos, mas, não aplicativos de console UWP. Nesta atualização do Windows 10, os aplicativos do console UWP agora são suportados!

Uma das razões pelas quais estamos empolgados com isso é que os desenvolvedores agora podem enviar Aplicativos de Console na Microsoft Store! Há algum trabalho para multi-instância, depuração de aplicativos de várias instâncias, aliasing de aplicativos de console para que você os inicie facilmente a partir de uma CLI e modelos no Visual Studio. Mais detalhes são abordados aqui e o post inclui um link de vídeo com demos.

Resumo

Esses são alguns destaques para desenvolvedores de linha de comando nesta atualização do Windows 10. Esperamos que você goste destas ótimas adições.
Agradecemos pelo seu feedback. Já estamos trabalhando na próxima versão do Windows 10 e os seus feedbacks e sugestões são importantes e fazem uma grande diferença.

Fonte: Microsoft