Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desde que se inseriu o conceito das live tiles no Windows que a Microsoft vem procurando meios de otimizar ainda mais os blocos dinâmicos, eles que já se tornaram uma marca registrada de seu sistema mobile. Agora, um novo indício de que a Microsoft planeja essas “tais novidades” para o futuro foi revelado

A casa de Redmond registrou as patentes “Flyout Tiles” e “Interactive Tiles”, que em tradução livre podem ser vistas como as tão esperadas “Tiles Explosivas” e “Tiles Interativas”.

De acordo com o que pode ser encontrado nos documentos encaminhados pela companhia ao escritório de patentes dos Estados Unidos, diversos detalhes sobre o assunto já foram definidos, como o modo em que isto facilitará a vida dos usuários em diversos momentos.

Tiles Explosivas

tnw22992

A primeira patente diz respeito às comentadas “tiles explosivas”, que eram esperadas para virem com o Lumia McLaren, mas que infelizmente acabaram nunca saindo do papel.

Esta função inclusive já recebeu outras patentes semelhantes anteriormente, o que indica que a Microsoft pode estar tendo mais ideias do que o esperado para seu uso, buscando assim deixar tudo registrado para garantir sua propriedade intelectual no futuro.

Segundo demonstrado, a funcionalidade permitiria que você acessasse tiles ocultas ao realizar um gesto de zoom sobre determinado bloco dinâmico, lembrando que isto precisará contar com a participação do desenvolvedor responsável por cada APP ou jogo para que funcione, logo, é esperado que apenas os APPs nativos do sistema contem com a novidade em um primeiro momento.

Tiles Interativas

tnw22991

Por último, mas não menos importante, temos uma nova confirmação de que a companhia trabalha com projetos para tiles interativas, permitindo assim que usuários controlem a execução de músicas, alternem entre páginas do calendário e muito mais diretamente do bloco presente em sua tela inicial. De acordo com a patente, contudo, esta novidade pode contar com ainda mais funcionalidades do que o esperado, sendo possível que o próprio usuário configure “sub-tiles” para um acesso rápido a determinadas ações.

Ainda não há qualquer previsão para que alguma das novidades registradas chegue ao Windows 10, sendo provável que tenhamos as primeiras grandes alterações apenas na atualização Redstone que supostamente chegará de maneira oficial aos desktops entre os meses de junho e julho.

Até o momento, contudo, nenhuma das compilações liberadas pela Microsoft para membros do programa Insiders contava com tais mudanças, sendo necessário aguardarmos que a própria empresa se pronuncie para sabermos quanto tempo ainda demorará para termos as novas funções para as live tiles.