Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com uma pandemia global nos forçando a permanecer dentro de casa, não é de surpreender que as mídias sociais estejam repletas de novas teorias de conspiração e fake news. Além disso, todos nós ficamos loucos, o que torna alguns mais ingênuos que outros.

Melhores fones de ouvido: saiba quais os melhores do mundo em 2020!

Felizmente, temos verificadores de fatos para ajudar a refutar as teorias de conspiração mais loucas. Por isso, aqui estão algumas das fake news mais loucas de 2020 até agora.

Os produtos Wayfair são o código para um círculo de tráfico sexual

A conspiração da Wayfair explodiu no Twitter, após uma série de postagens nas redes sociais alegando que a Wayfair estava associada ao tráfico sexual. Segundo a alegação, produtos caros de terceiros são um código para o tráfico sexual humano. Além disso, algumas postagens compararam os nomes desses produtos a crianças desaparecidas.

A Wayfair negou as alegações e os verificadores de fatos afirmaram que algumas das crianças que as pessoas afirmam ter sido afetadas por essa conspiração da Wayfair não estavam mais desaparecidas. Além disso, a teoria da conspiração foi desmascarada rapidamente devido à falta de evidências, e especialistas e advogados enfatizando as falsas alegações.

Fake News: Torres 5G causaram COVID-19

Torres 5G causaram COVID-19
As Fake News mais loucas de 2020 – Foto: Reprodução/Film DailyTorres 5G causaram COVID-19

Um médico provocou uma tempestade de conspiração quando perguntou se as torres 5G recém-instaladas em Wuhan tinham um link para o surto de coronavírus. O médico publicou essa teoria quando o vírus estava apenas em Wuhan.

As fake news do 5G COVID-19 decolou no Reino Unido. De acordo com a conspiração, os sintomas semelhantes aos da gripe podem ser causados ??por radiação. Como a tecnologia 5G requer mais antenas celulares, os apoiadores acreditam que exporiam mais pessoas à radiação. No entanto, não há evidências confirmadas relacionando torres 5G a problemas de saúde.

Bill Gates planejou COVID-19

Bill Gates planejou COVID-19
As Fake News mais loucas de 2020 – Foto: Reprodução/Film Daily

Existem várias fake news de vacinas, mas essa é um pouco diferente. A teoria alega que o co-fundador da Microsoft Bill Gates iniciou a pandemia para implantar microchips rastreáveis.

Essa teoria da conspiração surgiu de uma sessão de perguntas e respostas do Reddit com Gates. Gates disse: “teremos alguns certificados digitais para mostrar quem se recuperou ou foi testado recentemente ou quando temos uma vacina que a recebeu”. Algumas pessoas equiparam esses certificados a microchips, apesar de Gates não mencionar a injeção de microchips no corpo.

As Fake News mais loucas de 2020
As Fake News mais loucas de 2020 – Foto: Reprodução/Film Daily

Um artigo chamado “Bill Gates usará implantes de microchip para combater o coronavírus” acelerou essa teoria da conspiração nas mídias sociais. Ele citou um estudo da Fundação Gates experimentando uma tecnologia destinada a ser injetada juntamente com uma vacina.

Este estudo não foi um experimento sobre um microchip e não foi usado publicamente. Em vez disso, é um tipo de corante, destinado a armazenar os registros de vacinação de uma pessoa. O objetivo do estudo era criar testes autoadministrados em casa que pudessem se conectar diretamente aos profissionais de saúde.

Fake News: QAnon conhece segredos do governo

As Fake News mais loucas de 2020
As Fake News mais loucas de 2020 – Foto: Reprodução/Film Daily

O QAnon se originou nos fóruns da 4chan e se transformou em um enorme conglomerado de teorias da conspiração de extrema direita. Segundo a teoria, “Q Clearance Patriot” conhece informações ultra-secretas e publica esses segredos nas mídias sociais. Os apoiadores acreditam que políticos liberais e elites de Hollywood estão tentando arruinar a presidência do presidente Trump.

Em julho de 2020, Don House, um oficial do UFC, usava “WWG1WGA”, que significa “Onde vamos um, vamos todos”, um slogan popular dentro do grupo QAnon. Enquanto House disse que se arrependia de ter usado as insígnias porque envergonhou seu amigo e o presidente do UFC Dana White. House afirmou que “gostou da mensagem”. House também disse que lê os quadros de mensagens da QAnon e concorda com parte de seu conteúdo.

Hidroxicloroquina cura COVID-19

As Fake News mais loucas de 2020
As Fake News mais loucas de 2020 – Foto: Reprodução/Film Daily

Essa fake news deriva de mais um post viral na Internet – desta vez do Facebook. O post diz: “A hidroxicloroquina cura este ‘vírus’. Acontece que este é o tratamento usado para a doença da radiação !! Deixe isso entrar!” Foi encontrado em um grupo anti-vacinação chamado “Ação Coletiva Contra Bill Gates. Nós não seremos vacinados !!”

A hidroxicloroquina destina-se ao tratamento de lúpus e artrite reumatoide. O CDC não recomenda o medicamento para tratar a doença da radiação. Embora a hidroxicloroquina possa ajudar a aliviar os sintomas do COVID-19, a pesquisa não está comprovada.

A ideia foi inicialmente impulsionada pelo presidente Trump em uma conferência de imprensa. Embora existam dois estudos que se mostraram promissores na hidroxicloroquina, seus benefícios ainda não foram comprovados e muitos médicos especialistas são fortemente contrários ao uso do medicamento como cura. Sabe-se que os efeitos colaterais também são graves.

Fonte: FilmDaily

O que você achou das fake news mais loucas de 2020? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.