Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje em dia, é difícil encontrar um herói tão icônico quanto o Homem de Ferro. Embora Tony Stark possa ter participado da equipe B da Marvel Comics por vários anos, o recente sucesso do MCU trouxe ele de volta aos holofotes.  Embora o gênio, bilionário, playboy, filantropo seja definitivamente uma das melhores partes de qualquer boa história do Homem de Ferro, Tony Stark não seria um herói sem sua armadura.

Veja também quais os heróis mais fortes da Marvel!

Com mais de cinco décadas de quadrinhos e mais de treze anos de filmes, não deve ser surpresa que o arsenal de armaduras de Tony Stark tenha mais de 100 trajes diferentes.

Portanto, nem todos elas são criados da mesma forma e alguns resistiram ao teste do tempo melhor do que outros. O Sr. Stark tem uma armadura incrivelmente poderosa à sua disposição e aqui estão as suas melhores armaduras:

Mark I

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

A armadura original do Homem de Ferro pode não ser tão avançada comparada com a maioria dos novos trajes de Tony Stark, mas na época, ainda era uma das peças de tecnologia mais avançadas já inventadas. Não só isso, mas Stark foi capaz de construir o Mark I enquanto era capturado no Afeganistão e tentava impedir que um estilhaço perfurasse seu coração. Dizer que ele estava trabalhando sob pressão é um eufemismo.

O Mark I não é desleixado quando se trata de potência: nos quadrinhos, o traje era capaz de voar (enquanto a versão cinematográfica não fazia isso) e apresentava armas como um lança-chamas de alta potência, granadas de gás lacrimogêneo e uma versão do icônico “Unibeam”. Mesmo que o Mark I não aguente cara a cara com as encarnações mais recentes do Homem de Ferro, ela continua sendo uma das “armas” mais importantes que Tony Stark já criou.

Mark III

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

A paleta de cores vermelho e dourado. A máscara icônica. Os canhões de mão de raio repulsor. Todos essas “marcas” – que agora são uma parte intrínseca do personagem do Homem de Ferro – começaram com a armadura Mark III.

Quando foi decidido que a armadura Mark II desajeitada e excessivamente pesada receberia um upgrade, o traje foi descartado em favor de algo que era mais rápido, ágil e fácil de usar. Como resultado, o Mark III se tornaria um dos trajes do Homem de Ferro mais icônicos já criados. Além disso, nas últimas décadas, a armadura serviu como ponto de partida para quase todos os trajes que se seguiram.

O mais impressionante é que os raios repulsores que definiram o arsenal do Homem de Ferro fizeram sua estreia com o Mark III. Cada vez que um novo traje é lançado, os raios repulsores são a única coisa que os fãs sempre podem esperar ver. E olha que isso começou em 1965.

Mark VIII: Centurião De Prata

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Depois de quase vinte anos de armadura vermelha e dourada, a Marvel Comics decidiu que Tony Stark já devia ter trocado de roupa. Entre na Armadura “Centurião de Prata”: com os tons dourados vibrantes substituídos por tons mais frios e elegantes de prata, a nova versão da armadura clássica de Tony Stark ajudou a inaugurar uma nova era de histórias do Homem de Ferro.

A mais notável dessas histórias foi “Armor Wars”. Nela, Tony Stark descobre que sua tecnologia do Homem de Ferro chegou às mãos de seus antagonistas mais mortais. O enredo não serviu apenas como base para o filme Homem de Ferro 2 de 2010, mas fez um trabalho fantástico em mostrar o que o traje do Centurião de Prata poderia fazer.

Comparado com a maioria dos outros trajes de Stark, o Centurião de Prata estava repleto de armas: raios repulsores aprimorados, um novo Unibeam, várias armas laser diferentes, um raio trator e até uma lâmina de energia estavam todos armazenados na armadura atualizada. Chamar o Centurião de Prata de arsenal ambulante é definitivamente um eufemismo.

Mark V (Homem De Ferro 2)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Nos primeiros dias dos quadrinhos do Homem de Ferro, os leitores deviam acreditar que Tony Stark era capaz de dobrar sua armadura e guardá-la em uma pasta. Certo, isso foi na década de 1960, quando a ficção científica cafona era normal. Mas isso não a tornava menos ridícula.

Então, em 2010, a Marvel Studios pegou a ideia de “Homem de Ferro em uma maleta” e a transformou em algo incrível.

Diga o que quiser sobre o Homem de Ferro 2, mas a estreia de Mark V é facilmente uma das melhores partes do filme. Pode não ter todos os diferentes sistemas de armas ou medidas defensivas de outras armaduras completas de Tony, mas a Mark V garantiu que o Homem de Ferro não fosse amarrado a um único local. Além disso, com aquele acabamento prateado brilhante, Iron Man 2 deu aos fãs uma melhor referência do Centurião de Prata do que qualquer outro filme da franquia.

Mark XVI: Armadura Sentient

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

O Homem de Ferro, como qualquer bom super-herói, tem uma longa linha de vilões, todos tentando desesperadamente tirá-lo do jogo para sempre. No entanto, enquanto a maioria dos supervilões são forças externas, o Homem de Ferro teve o raro privilégio de criar um de seus maiores vilões.

Os fãs de cinema podem pensar imediatamente em Ultron do último filme dos Vingadores. Entretanto, a IA “perturbada” e emocionalmente instável nunca atingiu seu potencial. Não só isso, mas Ultron nem mesmo foi o primeiro dos projetos de Tony Stark com problemas. Dessa forma, quando a armadura Mark XVI ganhou consciência, ficou completamente obcecada por seu piloto. Na verdade, o Mark XVI ficou tão apaixonado por Stark que eventualmente confessou seu amor por ele. No entanto, decidiu fazer isso enquanto tentava assassiná-lo.

É verdade que a história não foi tratada da melhor maneira, e o final flip-flop parecia forçado. Mas poucos vilões chegaram tão perto de destruir o Homem de Ferro e Tony Stark de uma vez.

Mark XL: Shotgun (Iron Man 3)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! - Foto: Reprodução/Screenrant
Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

A armadura do Homem de Ferro sempre foi conhecida por seus vários sistemas de armas. Os raios “respiratórios” são facilmente os mais reconhecíveis, e há o feixe de laser extremamente poderoso montado no peito conhecido como Unibeam, junto com alguns armamentos mais tradicionais. Mas, quando se trata do Universo Cinematográfico Marvel, o traje original nunca foi realmente projetado como uma máquina puramente ofensiva.

É aí que a armadura Mark XL entra. Apesar de aparecer apenas por alguns momentos durante o final de Homem de Ferro 3, a armadura “Shotgun” é notável por seu uso de raios repulsores de fogo rápido – algo que nunca foi visto nas outras armaduras de Stark. Melhor ainda, a armadura “Shotgun” é a arma de resposta rápida perfeita, com uma velocidade máxima superior a Mark 5 para combinar com seu poder de fogo excessivo.

Infelizmente, a “Shotgun” nunca teve muito tempo sob os holofotes e foi destruída durante a batalha com Aldrich Killian antes que os fãs pudessem ver o que o traje realmente poderia fazer.

Mark XLIII: Stealth Suit V.3

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Apesar de toda sua habilidade tecnológica, poucos considerariam Tony Stark como um indivíduo sutil. Os “ternos” do Homem de Ferro refletem isso perfeitamente: há muito estilo, sem muita sutileza.

Dessa forma, há situações que exigem um toque mais delicado e atencioso – quando se trata de ser o Homem de Ferro, há algumas lutas que não podem ser vencidas com força bruta.

Tony Stark desenvolveu uma série de trajes furtivos ao longo dos anos, mas a terceira iteração é facilmente a mais poderosa de todas. A armadura não foi apenas construída com vários sistemas de camuflagem, mas também forneceu ao seu usuário disfarces holográficos, armadura reflexiva e vários sistemas de armas não letais. Muito parecido com os outros trajes baseados em stealth, o Mark XLIII não apresenta muito na forma de armamento tradicional e seus repulsores são visivelmente mais fracos do que o normal. No entanto, o Stealth Suit v.3 é difícil de bater quando se trata de fazer missões “silenciosas”.

Mark XXIX: Extremis

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Muitas pessoas pensam que o Homem de Ferro é “apenas um cara de terno”… mas qualquer um que lê os quadrinhos sabe que a armadura Mark XXIX, também conhecida como “Extremis”, é onde as coisas realmente começaram a ficar complicadas.

Para encurtar a história, Tony Stark foi forçado a usar uma versão experimental de um vírus chamado Extremis para salvar sua própria vida. Em um golpe de sorte, Extremis também ajudou Stark a se conectar ainda mais com sua armadura em um nível neurológico, ampliando as capacidades do traje ainda mais. Depois de lutar contra o vilão Mallen, Stark foi capaz de construir um traje com as habilidades Extremis em mente, tornando o Mark XXIX o conjunto de armadura mais poderoso de longe (na época, pelo menos).

Como se isso não bastasse, algumas versões da armadura incluíam habilidades como camuflagem, raios repulsores omnidirecionais e até mesmo viagem no tempo.

Mark XLI: Ossos (Homem De Ferro 3)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Olhando para trás, a maioria das armaduras do Homem de Ferro vistos nos quadrinhos eram modulares de alguma forma. Pode ser tão simples quanto anexar uma nova arma a uma manopla, ou algo tão complexo como um traje inteiro cabendo em uma concha maior. Por outro lado, no Universo Cinematográfico Marvel, a natureza modular das várias armaduras de Tony Stark foi um pouco minimizada.

Exceto pelo Mark XVI, ou seja: com o codinome “Bones”, o traje foi projetado com acessórios modulares em mente. Peças de outros trajes podem ser facilmente anexados ao Mark XVI conforme necessário, dando-lhe mais flexibilidade do que qualquer outro conjunto de armadura, aparentemente sem sacrificar o armamento ou o poder geral – infelizmente, o traje foi relegado a uma pequena aparição em Homem de Ferro 3. Muito parecido com a armadura Shotgun, os fãs nunca deram uma boa olhada no que o Mark XLI era capaz.

Mark XXXVII: Bleeding Edge

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Para muitos, a ideia de uma armadura volumosa cabendo em uma pasta parece boba. Mesmo a ideia de um enorme equipamento mecânico pode ser um pouco difícil de engolir… mas e se o traje fosse montado a partir de milhares de robôs microscópicos?

Por mais irrealista que possa parecer um conjunto de armadura feita de nanomáquinas, a armadura “Bleeding Edge” é indiscutivelmente um dos melhores “ternos” que Tony Stark já usou. Não só traz os benefícios de um Extremis aprimorado para a mesa, a nanotecnologia que o alimenta basicamente garante que o Homem de Ferro esteja pronto para lutar a qualquer hora, em qualquer lugar: o traje em si é armazenado dentro do próprio corpo de Stark, em seguida, forma uma armadura com um único comando mental.

Além disso, a armadura Bleeding Edge também é um dos trajes mais populares de Stark, tornando-se o visual padrão do herói por vários anos, bem como a principal inspiração para o traje de Tony em Homem de Ferro 3. Considerando a rapidez com que o Homem de Ferro pode trocar de armadura, três anos para um único conjunto de armadura é um bom sinal.

Mark VII (Os Vingadores)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Tony Stark pode ter começado o primeiro filme dos Vingadores com o traje Mark VI, mas, ao que parece, voar diretamente para uma turbina gigante enquanto tenta impedir que um enorme “helicarrier” colida tenha efeitos adversos na tecnologia – mesmo quando é algo tão resistente quanto a armadura do Homem de Ferro.

Felizmente, Stark já tinha um “upgrade” esperando. A armadura Mark VII foi projetada para substituir o envelhecido Mark VI, tanto em termos de poder de fogo quanto de usabilidade. Em vez de exigir uma estação de desmontagem móvel, o Mark VII é capaz de se desdobrar e construir remotamente em torno do corpo do usuário – mesmo se esse corpo estiver caindo do topo de um arranha-céu de Manhattan.

Não é apenas fácil de usar: os propulsores do Mark VII foram capazes de redirecionar uma ogiva nuclear através de um portal para o espaço profundo, e sua carga de minimísseis foi poderosa o suficiente para rasgar um Chitauri Leviathan por dentro. Desnecessário dizer que o Mark VII rapidamente se tornou uma das maiores armas do arsenal sempre crescente de Tony Stark.

Mark IX (C / Excalibur)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

O Homem de Ferro sempre foi um símbolo de tecnologia. Enquanto outros aspectos do Universo Marvel mergulham no sobrenatural, o Homem de Ferro tem usado a tecnologia para o aprimoramento da humanidade… exceto por aquela vez em que a armadura Mark IX foi ligada a Excalibur.

Sim, por um tempo, todas as armas e tecnologia do Homem de Ferro foram substituídas por implementos mágicos de guerra. Para ser justo, isso realmente não mudou muito: a armadura magicamente aprimorada de Tony Stark ainda tinha todos os seus dispositivos padrão, embora eles usassem magia em vez de tecnologia repulsora. Como um bônus adicional, Excalibur concedeu à armadura Mark IX o poder da invulnerabilidade – que, quando se trata de lutar contra os bandidos, é muito útil.

Infelizmente, o tempo do Homem de Ferro com Excalibur durou pouco e o Mark IX voltou a ser uma armadura relativamente padrão assim que o mago Merlin recuperou sua espada antiga. Felizmente, o rabo de cavalo foi junto.

Mark XXII: Thorbuster

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Não é nenhum segredo que Tony Stark nem sempre concorda com os outros Vingadores. A mais popular dessas lutas pertence às batalhas de Stark com o Capitão América e o Incrível Hulk, embora o Homem de Ferro e Thor, o Deus do Trovão, também tenham entrado em alguns conflitos ao longo dos anos.

Ao utilizar artefatos Asgardianos, Tony Stark foi capaz de criar a armadura Mark XXII – também conhecida como Armadura Thorbuster. Modelada após o Destruidor, um dos inimigos mais antigos e perigosos de Thor, a Armadura Thorbuster era forte o suficiente para resistir a uma surra de um deus… por um tempo, pelo menos.

Apesar de ser uma das armas mais poderosas de Tony Stark, a Armadura Thorbuster perde alguns pontos. Quando Thor se cansou de lidar com o Homem de Ferro, o Filho de Odin simplesmente rasgou a armadura. Felizmente, o próprio Stark não estava lá quando isso aconteceu. Eventualmente, os outros trajes anti-Vingadores teriam um pouco mais de sucesso.

Mark XLIV: Hulkbuster (Era De Ultron)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

O que é melhor do que a Armadura Thorbuster? Ora, a Armadura Hulkbuster, é claro!

Exceto pelo clássico vermelho e dourado, não há nada no arsenal do Homem de Ferro que seja tão icônico quanto o traje Hulkbuster. Mesmo as implicações de Tony Stark construir tal arma são dignas de nota: todos sabem que o Hulk é a força da natureza imparável da Marvel, e o fato de que o Hulkbuster existe significa que alguém terá que enfrentar o gigante.

Em termos de confrontos reais, a luta entre o Homem de Ferro e Hulk de  Vingadores 2 leva o “bolo”. É a luta que todos queriam ver desde a estreia do primeiro filme do Homem de Ferro, e embora o resto do filme possa não ter correspondido às expectativas, a batalha em si foi incrível. Não só tem a vantagem do ridículo orçamento de efeitos CG da Marvel, mas o fato de o Homem de Ferro realmente conseguir vencer a luta prova que a versão do Universo Cinematográfico do Hulkbuster é uma das armas mais poderosas que existe.

Mark XLVI (Capitão América: Guerra Civil)

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Se você vai caçar alguns dos maiores heróis da história, vai precisar de uma tecnologia muito poderosa.

Como a maioria já esperava, o Mark XLVI vem com todos os armamentos padrão do Homem de Ferro: raios repulsores, o Unibeam, lançadores de mísseis em miniatura e até mesmo algumas armas não letais que entraram no traje. O que é mais impressionante sobre o traje, entretanto, é a rapidez e eficiência com que pode ser equipado.

O que começou como uma sequência de montagem lenta e difícil de manejar foi reduzida a poucos segundos. O Mark XLVI basicamente atua como uma segunda pele, envolvendo-se ao redor do usuário com o toque de um botão. Além disso, o traje agora é leve e compacto o suficiente para que a configuração de montagem possa ser armazenada dentro de veículos em movimento – ou, no caso das manoplas, pequena o suficiente para ser dobrada para fora de um relógio especialmente projetado.

Não fosse pela luta dois contra um que concluiu Capitão América: Guerra Civil, é fácil presumir que o Mark XLVI teria força mais do que suficiente para subjugar Steve Rogers – e esse fato por si só o torna um dos mais poderosos “Ternos” do Homem de Ferro já construídos.

Mark LI: Model-Prime

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Quando se trata de poder absoluto, os quadrinhos do Homem de Ferro sempre tiveram uma vantagem nos filmes. Para ser justo, o universo cinematográfico da Marvel tenta manter as coisas o mais fundamentadas possível – embora isso possa tornar os quadrinhos um pouco mais inacreditáveis, abre algumas oportunidades para uma tecnologia incrivelmente ridícula.

A armadura Mark LI pode não ser conectada diretamente à fisiologia de Tony Stark, mas ainda possui algumas habilidades incríveis: todas as armas do Homem de Ferro padrão estão presentes, um novo sistema de camuflagem a bordo foi instalado e o traje pode funcionar de forma autônoma se o piloto está ferido. O mais impressionante é que o traje pode mudar de forma a qualquer momento – dificilmente há necessidade de um traje Hulkbuster dedicado quando a armadura Model-Prime pode simplesmente ganhar peso sob comando.

Com Riri Williams se preparando para assumir o manto do Homem de Ferro (bem, sob o nome de Ironheart), a armadura Model-Prime pode ser o último traje de Tony Stark que os fãs verão por algum tempo… mas no exato momento, pelo menos, o Homem de Ferro original está saindo com força.

Menções Honrosas

Armadura do Homem de Ferro: Confira a lista! – Foto: Reprodução/Screenrant

Com tantas variantes de armadura diferentes, seria impossível incluir tudo nesta lista. Dito isso, há definitivamente algumas armaduras que não estão na lista e que ainda são dignos de menção.

Em primeiro lugar, a armadura War Machine provou ser uma das maiores criações de Tony Stark… mesmo que ele não seja o piloto. Como o traje padrão do Homem de Ferro, há um monte de variantes diferentes, mas a versão Mark III do Capitão América: Guerra Civil é facilmente a mais poderosa de todas.

Nos quadrinhos, o Homem de Ferro Mark XL foi construído após Tony Stark ter sido capturado pelo Mandarim. O traje pode não ter nenhuma característica revolucionária, mas o fato de que Stark foi capaz de recriar outro conjunto de armadura mais avançado enquanto estava em cativeiro é uma prova de sua incrível habilidade tecnológica.

Infelizmente, a armadura Mark L: Endo-Sym nunca teve muito em termos de tempo de exibição. Graças à recente fusão dos múltiplos universos de quadrinhos da Marvel, Tony Stark atualizou para outro conjunto de armadura de forma relativamente rápida – o que é uma pena, considerando que o traje Endo-Sym foi parcialmente baseado em simbiotas alienígenas conhecidos como Venom e Carnificina.

Finalmente, há o Mark LIII, que é basicamente um carro voador. É o melhor tipo do ridículo: não só o carro esportivo hot rod de Tony Stark pode voar, mas pode se transformar em uma armadura absolutamente enorme.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto direito da página!