Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Apple anunciou recentemente o desenvolvimento e design de processadores Apple Silicon baseados em Arm. Dessa forma, eles devem ser usados ??em Macbooks e desktops iMac. Além disso, a indústria espera que o primeiro processador A14X seja produzido em massa e colocado em produção usando o processo de 5 nm da TSMC já no quarto trimestre deste ano. Por outro lado, a pouco tempo, boatos passaram a indicar que Apple deverá cooperar com a Apple Silicon para lançar seus próprios chips gráficos (GPU). Portanto, eles também devem ser produzidos usando o processo de 5nm da TSMC. No entanto, eles somente devem ser lançados no segundo semestre do próximo ano.

Veja também: Apple vende iPhone 12 com peça de foguete!

Mudança nos CPUs

Apple trabalha com chips gráficos para laptops e desktops – Foto: Reprodução/Apple

A Apple anunciou na WWDC Developers Conference em junho deste ano que seus computadores pessoais Mac farão a transição da unidade de processamento central (CPU) baseada em x86 da Intel para o processador Apple Silicon desenvolvido pela própria Arm nos próximos dois anos. Dessa forma, fontes da indústria apontaram que o primeiro processador A14X da Apple foi finalizado e deve começar a produção em massa usando o processo de 5 nm da TSMC antes do final do ano.

Além disso, a indústria da cadeia de suprimentos da Apple apontou que, até o final deste ano, a Apple deve lançar um Macbook equipado com um Retina Display de 12 polegadas, usando um processador A14X desenvolvido pela própria Apple. Dessa forma, o processador tem o codinome Tonga e suporta uma interface USB Type-C. Tudo indica que ele deve ter menos de 1 kg e devido à vantagem do baixo consumo de energia do processador de arquitetura Arm, a vida útil da bateria pode chegar a 15 a 20 horas. Por fim, o processador A14X também será usado na nova geração de tablets iPad Pro.

No entanto, em um passado recente, a Apple lançou computadores pessoais Mac com CPUs Intel, equipados com GPUs Huida ou AMD. Mas especialistas da indústria tem indicado que a Apple cancelou o suporte para as GPUs AMD no sistema operacional macOS Arm de 64 bits, indicando que a Apple será “adotada” no futuro. Dessa forma, os computadores pessoais Mac da Silicon podem usar uma GPU desenvolvida e projetada pela própria Apple.  Inclusive, recentemente, boato indicam que, além dos processadores Apple Silicon, os desktops iMac da Apple lançados no próximo ano também serão equipados com os chips gráficos da Apple.

Trabalhando em chips gráficos

Apple trabalha com chips gráficos para laptops e desktops - Foto: Reprodução/China Commercial Times
Apple trabalha com chips gráficos para laptops e desktops – Foto: Reprodução/China Commercial Times

De acordo com fontes muito relevantes, a GPU desenvolvida pela Apple está progredindo sem problemas. Dessa forma, o código de pesquisa e desenvolvimento é Lifuka. Além disso, como o próximo processador A14X, ele é produzido usando o processo de 5 nm da TSMC. A Apple projetou uma série de processadores para computadores pessoais Mac. A nova GPU irá fornecer um melhor desempenho por watt e maior desempenho de computação. Possui tecnologia de renderização diferida baseada em blocos que permite aos desenvolvedores de aplicativos escrever Software de aplicativo profissional e software de jogo mais poderoso.

No entanto, a TSMC não será mais capaz de produzir para Huawei HiSilicon depois de 14 de setembro. A capacidade de 5 nm que foi desocupada no quarto trimestre foi coberta pela Apple. Além da produção do processador de aplicativos A14 Bionic no smartphone iPhone 12, também começou a produzir processamento A14X.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!