Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Todo mundo sabe que no mercado de tecnologia raramente algo se cria, mas sim, tudo se copia… e parece que a Microsoft anda fazendo escola com alguns de suas propostas, já que, pelo visto, a inovadora Apple tem planos para criar sua própria plataforma de aplicativos universais, tal como existem os UWP (aplicativos universais do Windows), que são capazes de rodar em qualquer dispositivo com  Windows 10.

Os moldes seriam os mesmo, aplicações criadas sob um único núcleo de desenvolvimento, mas que fossem capazes de rodar tanto no iOS como no MacOS, tal como acontece nas várias telas do Windows 10. O desenvolvedor criaria não mais dois apps, um para iOS e outro para o MacOS, mas sim, apenas uma aplicação universal capaz de rodar em ambos os sistemas operacionais. Seria uma convergência, mesmo sem haver uma unificação dos S.O.s da Apple, como fez a Microsoft com o Windows 10. Aqui podemos incluir adaptação do código e da interface da aplicação.

O projeto tem codinome “Marzipan” e deve ser revelado no ano que vem, durante a conferência WWDC 2018 em junho, para aparecer no iOS 12 e macOS 10.14.

Não se sabe muitos detalhes sobre a novidade ainda, como por exemplo, se as lojas serão fundidas, mas, imagino que a ideia seja liberar algum update para o SDK de desenvolvimento da Apple para que tais ferramentas passem a suportar a criação de aplicações universais. Quem sabe até os PWA entrem nesse samba do crioulo doido…

Até o presente momento nenhum porta-voz da Apple comentou o assunto.

Fonte: Bloomberg