Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A abordagem da Apple de tornar a privacidade um dos seus principais pontos de venda não é nova, mas voltou à tona novamente com a saga da área de transferência do iOS em andamento. Dessa forma, o novo recurso da Apple já pegou aplicativos como Reddit e TikTok no pulo e ainda por cima pressiona o Google para implementar um recurso semelhante.

Veja também: Apple deve abandonar parceria com AMD!

Em algum contexto, a Apple anunciou o iOS 14 na WWDC em junho e, pouco depois, disponibilizou a versão beta para os desenvolvedores. Isso incluía o recurso de privacidade da área de transferência do iOS.

O que isso faz é alertar o usuário quando um aplicativo tenta copiar as informações da área de transferência. Acontece que o recurso parece funcionar constantemente, “dedurando” os outros aplicativos.

O TikTok foi o primeiro a causar confusão:

Apple pressiona Google para implementar recurso

A empresa – de propriedade da empresa chinesa Bytedance – corrigiu esse escândalo em uma atualização em 27 de junho, três dias após ter sido trazido à atenção do público. Em um comunicado, a TikTok disse que estava originalmente copiando a área de transferência do iOS para “identificar comportamentos repetitivos e com spam”.

Outros aplicativos também foram pegos

Mas isso foi apenas o começo.

Nos dias seguintes, várias empresas tiveram que se desculpar e resolver corrigir seus aplicativos de cópia de área de transferência para iOS. Isso inclui o Reddit:

Apple pressiona Google para implementar recurso

Depois disso, a empresa resolveu corrigir o problema, dizendo ao The Verge que era devido “um caminho de código no compositor de postagem que verifica URLs na área de transferência e sugere um título de postagem com base no conteúdo de texto da URL”. Dessa forma, eles reiteraram dizendo que o Reddit não “armazena ou envia o conteúdo da área de transferência” para lugar nenhum.

Por essa época, o mesmo usuário do Twitter ( @DonCubed ) “mostrous” seu próximo grande escalpe: o LinkedIn, de propriedade da Microsoft.

Erran Berger – vice-presidente de engenharia, produtos de consumo do LinkedIn – se envolveu para dizer que a empresa não “armazena ou transmite o conteúdo da área de transferência”. Efetivamente, reconhecendo o problema, mas dizendo “NÃO QUEREMOS SOZ”.

Esses aplicativos bisbilhotando na área de transferência do iOS são apenas a ponta do iceberg. Por exemplo, no fim de semana, a Weather Network retirou seu código da App Store  para lidar com o problema corretamente.

Embora existam muitas empresas falando sobre esse problema, há muitas que ficam caladas – e essas são as que conhecemos.

Mas por que copiar informações da área de transferência do iOS é ruim?

Antes de continuarmos, devemos esclarecer exatamente  por que os aplicativos que copiam dados da área de transferência do iOS não são uma boa prática.

Primeiro, precisamos reconhecer que a cópia de dados da área de transferência não é obscura em si mesma. Por exemplo, um navegador da Web sugere automaticamente que você visite um site na sua área de transferência. Ou copiar um código de confirmação de um aplicativo e ele aparecer automaticamente em outro. Estes são exemplos do mecanismo que funciona da maneira que deveria: tornar a experiência do usuário suave e útil – desde que esses dados não sejam armazenados em nenhum lugar e sejam usados ??apenas localmente, é claro.

O problema é que aplicativos que não têm discernibilidade precisam verificar sua área de transferência, fazendo isso de forma constante e consistente.

Jake Moore, especialista em segurança cibernética da ESET, disse que o impacto mais prejudicial dessa cópia da área de transferência do iOS seria “senhas ou detalhes bancários” sendo acessados ??- especialmente de um gerenciador de senhas. Isso pode ser ainda mais perigoso se o gerenciador de senhas não tiver a autenticação de dois fatores ativada.

Em outras palavras, “nas mãos erradas, qualquer tipo de acesso na área de transferência pode ser bastante prejudicial”.

Agora, os aplicativos podem não estar obtendo os dados da área de transferência de propósito (por exemplo, a cópia do LinkedIn foi supostamente devido ao aplicativo fazer uma “verificação de igualdade”), mas eles ainda estão recebendo suas informações sem o seu conhecimento.

E isso não está acontecendo.

E por que essa saga reflete bem na Apple?

Os aplicativos que copiam informações do usuário não são novos. De fato, Mysk publicou uma exposição sobre isso em fevereiro (depois de contar à Apple sobre isso no mês anterior).

O que é “refrescante” é uma grande empresa de tecnologia realmente colocando seu dinheiro onde está o problema e implementando uma política centrada no usuário. E, melhor ainda, os desenvolvedores de aplicativos precisam mudar ao lado. Tão justo, Apple.

Mas isso faz você refletir sobre o Android. De certa forma, podemos dizer que a Apple pressiona o Google para implementar o novo recurso.

O sistema operacional móvel do Google é muito mais aberto sobre o acesso à API e tem uma abordagem mais flexível à privacidade. Isso melhorou com o Android 10, mas se a cópia da área de transferência estiver acontecendo no iOS, você também pode garantir que está ocorrendo no Android – e provavelmente de uma maneira pior. Entretanto, todos os dias o Google fica quieto sobre isso, a Apple está conquistando uma vitória na privacidade, exatamente o que deseja.

Confrontar coisas como bisbilhotar a área de transferência do iOS é refrescante, mas não vamos esquecer que é uma tática de negócios. A privacidade é outra maneira de a Apple se diferenciar do Android. É um produto. Mas, no que diz respeito aos produtos, é muito bom.

Fonte: The Next Web

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Telegram” que está escrito no canto direito superior da página!