Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O recente anúncio do Apple Silicon deixou claro que a parceria Apple e Intel está bem perto do seu fim. Essa é uma mudança importante para os usuários da empresa, entretanto, tudo indica que essa não será a única separação que acontecerá. Dessa forma, a Apple também pode abandonar sua parceria com a AMD.

Veja também: iMac 2020 poderá ter processador Intel!

Como sabemos, os engenheiro da Apple já tinham anunciado a mudança nas sessões da WWDC20. Entretanto, somente ontem ela foi divulgada pelo leaker @never_released. Segundo o perfil, os Macs equipados com os novos chips da Apple serão compatíveis apenas com GPUs da própria empresa. Portanto, também podemos dar adeus à AMD e à NVIDIA.

Apple pode abandonar parceria com AMD

Além disso, a informação pode ser visualizada no vídeo liberado pela empresa. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Observe que a informação é divulgada no minuto 4:36. Nesse vídeo, o engenheiro Gokhan Avkarogullari (diretor de softwares de GPU da Apple) comenta sobre as diferenças gráficas da Apple em relação às de outras empresas, como a Intel, AMD e NVIDIA.

A sessão também traz um guia para que os desenvolvedores façam a transição dos seus aplicativos desenvolvidos com a API Metal. Dessa forma, eles podem rodar tranquilamente os seus aplicativos nas próximas máquinas.

Apple pode abandonar parceria com AMD - Foto: Reprodução/Mac Magazine
Apple pode abandonar parceria com AMD – Foto: Reprodução/Mac Magazine

Caso você seja um desenvolver ou até um usuário interessado, existem outras sessões tratando do mesmo. Dessa forma, você pode conferi-las clicando nos links abaixo:

Notícia não é exatamente uma surpresa

Apesar desse assunto estar sendo tratado pela primeira vez, já que foi feito o anúncio oficial, a notícia não pode ser considerada uma surpresa o público. A um bom tempo que a Apple está fechando o “parquinho” dos Macs. Dessa forma, focar no seus próprios GPUs é apenas um “”prosseguimento das ideias por trás do Apple Silicon.

Além disso, a relação da Apple com a NVIDIA já não era muito boa há muito tempo, entretanto, a AMD ainda possui um vínculo interessante com a empresa. Vale lembrar que é a AMD que produzia as placas gráficas de todas as máquinas mais importante da Apple, como o MacBook Pro de 16 polegadas e o iMac Pro. Dessa forma, podemos concluir que essa mudança pode ocasionar mudanças para as duas empresas.

Também podemos fazer alguns questionamentos sobre essa transição. Será que o suporte as GPUs externas simplesmente chegará ao seu fim? Como vão ficar os profissionais que precisam de máquinas com grande poder extra? E como vai funcionar a adaptação dos aplicativos profissionais?

Essas perguntas ainda vão demorar para serem respondidas, podendo levar meses ou até anos.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Para isso, basta clicar em “Telegram” que está localizado no canto superior direito da tela!