Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apple Pay é uma tecnologia de pagamento sem contato para dispositivos da Apple. Dessa forma, ele foi projetado para mover os consumidores de carteiras físicas para um mundo onde seus cartões de débito e crédito estão no seu  iPhone ou Apple Watch, permitindo que você pague usando seu dispositivo em vez de um cartão.

Veja também o que é o WhatsApp Pay!

Portanto, esse recurso é tudo que você precisa saber sobre o Apple Pay, incluindo como funciona, como configurá-lo, quais bancos oferecem suporte e onde você pode usá-lo.

Quais bancos e cartões são compatíveis com o Apple Pay?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ Apple
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ Apple

O Apple Pay oferece suporte à maioria dos principais fornecedores de cartões de crédito e débito, incluindo Visa, MasterCard e American Express. Além disso, o Apple Card da Apple também é compatível.

Você precisa usar um banco participante, mas a maioria dos grandes bancos oferece suporte ao Apple Pay. Dessa forma, você pode encontrar listas completas de todos os bancos com suporte em cada país clicando nos links relevantes abaixo:

Onde você pode usar essa ferramenta?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ BBVA
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ BBVA

O Apple Pay funciona em qualquer lugar que aceite pagamentos sem contato. Dessa forma, se você vir o símbolo de pagamentos sem contato ou o símbolo do Apple Pay perto dos leitores no caixa, eles aceitarão o Apple Pay.

Além disso, o Apple Pay é apoiado por centenas de milhares de lojas e restaurantes em todo o mundo. Para se ter ideia, mais de 75 por cento das lojas e restaurantes dos EUA suportam o Apple Pay. Além disso, alguns países, como a Austrália, possuem uma porcentagem bem maior. Por outro lado, no Brasil, pouco mais de 2500 lojas aceitam o Apple Pay.

Por fim, vale lembrar que você também pode usar o Apple Pay em muitos apps e por meio do navegador Safari, bem como em transporte público (raramente encontrado no Brasil). 

Existe um limite para o Apple Pay?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ BBVA
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ TC

Não. Ao contrário dos pagamentos com cartão sem contato que limitam você a um gasto de R$ 50, não há limite para o Apple Pay. Portanto, isso significa que você pode pagar por sua compra semanal no mercado ou completar o tanque do seu carro, tudo com seu iPhone ou Apple Watch.

Quais aplicativos são compatíveis com essa ferramenta?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ PPL Ware
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ PPL Ware

Vários aplicativos são compatíveis com Apple Pay, abrangendo aplicativos de viagens, aplicativos de compras, aplicativos de entretenimento e aplicativos de serviço.

Aqui estão apenas alguns dos aplicativos que suportam Apple Pay: Starbucks, Deliveroo, Apple Store, Topshop, Zara, ASOS, Uber, British Airways, Booking.com, Emirates, StubHub, DesignMyNight e Made.com.

Como configurar o Apple Pay em um iPhone ou iPad?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ CT
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ CT

Você precisa usar o aplicativo Apple Wallet para configurar o Apple Pay em seu iPhone ou iPad. Dessa forma, o Apple Wallet armazenará seus cartões de crédito e débito, puxando os dados quando você autenticar o Apple Pay para pagar mercadorias.

Portanto, no seu iPhone, abra Wallet. No iPad, acesse “Ajustes > Carteira e Apple Pay”. Em seguida, toque em “Adicionar cartão de crédito ou débito”. Você pode usar a câmera do seu dispositivo para capturar as informações do seu cartão de crédito, débito ou cartão da loja. Por fim, preencha todas as informações adicionais necessárias.

Seu banco verificará suas informações. Pode ser necessário fornecer uma verificação adicional, o que pode significar que você precisa telefonar para o seu banco, ou pode receber uma mensagem de texto com um código exclusivo que você precisará inserir. No entanto, o processo muda dependendo do banco.

Depois que seu cartão for verificado, toque em “Avançar” para começar a usar o Apple Pay.

Como configurar o Apple Pay no Apple Watch?

Apple Pay: saiba como funciona esse método de pagamento! - Foto: Reprodução/ Macworld UK
Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ Macworld UK

Para configurar o Apple Pay no Apple Watch, primeiro você precisa abrir o aplicativo Watch no seu iPhone. Em seguida, certifique-se de estar na guia “Meu relógio” (canto inferior esquerdo) > Role para baixo até “Wallet” e “Apple Pay” > Toque em “Adicionar cartão”.

Como no iPhone, seu banco verificará suas informações. Dessa forma, você pode precisar fornecer uma verificação adicional novamente. Por fim, você receberá uma notificação no seu Apple Watch de que seu cartão está pronto para o Apple Pay.

Como você usa a ferramenta no iPhone?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ UOL

O Apple Pay requer a antena Near Field Communication (NFC) e Touch ID ou Face ID no iPhone 6 e posterior. Mas isso dependerá de qual iPhone você possui e de como iniciará o Apple Pay. Além disso, cada transação deve ser autorizada por Touch ID, Face ID ou sua senha.

Para iPhones com Touch ID, toque duas vezes no botão inicial do Touch ID e mantenha o dedo sobre ele até que a tela diga “Segure Perto do Leitor”. No entanto, se sua impressão digital não for reconhecida, você pode escolher a opção “Pagar com senha”.

Para iPhones com Face ID, pressione duas vezes o botão sleep / wake no lado direito do seu iPhone para iniciar o Apple Pay. Dessa forma, a autorização será feita por meio do ID Facial, ou você pode escolher a opção “Pagar com Senha” se o seu rosto não for reconhecido. Depois de autorizado, sua tela mostrará novamente “Segurar próximo ao leitor”.

Assim que o seu iPhone disser mantenha perto do leitor, você pode apenas colocar o seu iPhone perto de um terminal sem contato e uma vibração sutil ou um ping se o seu telefone não estiver no modo silencioso confirma o pagamento. Além disso, um recibo é registrado no aplicativo Wallet para que você possa ver quais são as suas últimas transações. Por fim, vale lembrar que não há necessidade de abrir um aplicativo ou ativar a tela do seu iPhone para iniciar o Apple Pay, não importa qual modelo de iPhone você tenha.

Como usar a ferramenta com o Watch?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ Wareable

Para iniciar o Apple Pay no seu Apple Watch, clique duas vezes no botão ao lado da Coroa Digital. Em seguida, seu cartão de pagamento padrão aparecerá na tela do Apple Watch com “Segurar próximo ao leitor” abaixo, após o qual você pode colocar seu relógio no terminal de pagamento e um pulso e um bipe confirmarão que seu pagamento foi realizado.

Além disso, deslizar da direita para a esquerda no visor do Apple Watch apresentará todos os outros cartões que você registrou.

Como usar a ferramenta em aplicativos?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ Pocket Lint

Os aplicativos do Apple iPhone também funcionam com o Apple Pay, o que significa que você poderá selecionar o Apple Pay na finalização da compra ao fazer qualquer pedido em um aplicativo. Além disso, você também precisa colocar o dedo no Touch ID ou usar o Face ID ao pagar.

Por fim, vale lembrar que você também pode usar o Apple Pay através do navegador Safari. Você pode usar o Touch ID se tiver um MacBook Pro com Touch Bar ou pagar através do seu dispositivo iOS.

Onde a ferramenta está disponível?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ TT

O Apple Pay está disponível em mais de 40 países. Isso inclui o Brasil, EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Rússia, China, Nova Zelândia, Cingapura, Japão, Taiwan e Hong Kong, bem como vários outros países.

Você pode ver a lista completa de países aqui.

Quais dispositivos funcionam com o Apple Pay?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ IQ Contas

O Apple Pay funciona com os seguintes dispositivos Apple:

  • Apple iPhone 6 ou iPhone 6 Plus e modelos mais novos;
  • iPad Pro, iPad Air 2 e iPad mini 3 e mais novos;
  • Apple Watch Série 1 e mais recentes.

O Apple Pay é seguro?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ TT

Sim. A Apple disse que não salva suas informações de transação ou números de cartão em seus servidores, embora suas compras mais recentes sejam mantidas no aplicativo Wallet.

O Apple Pay, que possui uma infraestrutura de “back-end” tokenizada, torna os pagamentos com cartão seguros, criando um número ou token que substitui os detalhes do cartão. Mais especificamente, ele cria um Número de conta do dispositivo para cada um de seus cartões.

De acordo com a Apple, o Número da Conta do Dispositivo é atribuído, criptografado e armazenado com segurança no Elemento Seguro, um chip dedicado no iPhone e Apple Watch, e quando um pagamento é iniciado, o token é passado para o varejista ou comerciante. O varejista ou comerciante, portanto, nunca tem acesso direto aos detalhes do seu cartão.

Apple Pay: e se você perder seu iPhone ou Watch?

Saiba como funciona esse método de pagamento! – Foto: Reprodução/ TM

Perder o seu iPhone ou Watch é bastante estressante, mas com o Apple Pay, as chances de isso acontecer se tornaram muito mais assustadoras.

Como todas as transações do Apple Pay precisam ser autorizadas por sua impressão digital, rosto ou senha, quem encontrar seu iPhone não poderá pagar nada a menos que tenha sua senha. Eles poderão ver seu endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos dos seus cartões armazenados, mas não mais informações do que isso.

Além disso, o “Find My iPhone” pode ser usado de outro dispositivo iOS para colocar seu dispositivo no Modo Perdido. Isso bloqueará tudo e impedirá que outras pessoas acessem seu conteúdo, incluindo dados do Apple Pay ou Wallet.  Como alternativa, você também pode usar o aplicativo “Find My iPhone” para limpar completamente o seu iPhone.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!