Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apple libera taxa reduzida na App Store como resposta à Epic Games!

A Apple iniciou a aplicação do seu programa de taxa reduzida. No entanto, somente para alguns criadores que compartilham seus aplicativos pela Apple Store, a Apple Store Small Business Program. A ação, compartilhada na segunda metade de novembro, torna possível que algumas transações que ocorrem dentro do aplicativo da companhia custem um pedágio pela metade do preço.

The Mandalorian e The Boys são as séries mais pirateadas de 2020

O que é o programa?

O App Store Small Business Program é uma resposta para a briga a respeito da taxa pedida para todas as transações que ocorrem pela loja da Apple. Ou seja, dentro de um aparelho móvel ou até mesmo no macOS. Todo criador necessita pagar 30% do valor com a Apple, em um tipo de pedágio que inclui os serviços prestados do outro lado.

É o caso de David Hodge, jovem desenvolvedor de um app desenhado para donos de carros elétricos da Tesla, nomeado de Nikola. Hodge compartilhou uma foto de sua página dentro da App Store, onde ficam os relatórios de rendimentos. Além disso, nela há a possibilidade de enxergar uma alteração no valor repassado pela Apple.

O criador diz que os assinantes de um plano mensal que tem o valor de US$ 9,99 resultavam em US 7 a cada 30 dias. No entanto, a partir do dia 23 de dezembro de 2020, o valor aumentou para US 8,50. Ou seja, quantidade que encaixa quase perfeitamente na taxa de 15%, não de 30%.

Jacob Gorban, outro criador para a loja de apps da Apple, divulgou a mesma redução. No entanto, indicando o dia seguinte de Hodge. A foto indica que os US 50 pagos por utilizadores no dia 24 de dezembro resultaram em US 42,50, também encaixando nos 15% da nova taxa.

App Store Small Business Program não é para todos

É ótimo ver uma ação da Apple em direção de diminuir sua margem de comissão, deixando mais quantia na mão dos criadores e sem necessariamente indicar aumento nos valores para os utilizadores. Em contrapartida, nem todos irão poder entrar no App Store Small Business Program.

Para ser incluído neste movimento, o criador necessita de ter faturamento de até US$ 1 milhão na App Store este ano, quantia já considerando o valor pago como comissão pela companhia. A diminuição não tem data para finalizar. No entanto, pode ser retirada se a quantia arrecadada com as transações passar do teto do programa no ano que vem.

Para justificar o preço da comissão, a Apple compartilhou um aviso com as vantagens que os criadores podem ter neste pedágio, como acesso a software especializado, mais de 250 mil APIs desenvolvidos pela Apple e uma interface de pagamento segura.

Spotify e Epic Games, grandes o bastante para não serem incluídos no programa, reclamaram depois do comunicado. O CEO da Epic, Tim Sweeney, afirma que a ação pode dividir os criadores e preservar o monopólio da Apple neste assunto. Já a plataforma de streaming permanece com a fé que a Apple usa práticas anticompetitivas, já que seu rival, o Apple Music, não paga os 30%.

O que você achou da taxa reduzida na App Store? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.