Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apple faturou quase o dobro do Google entre 2019 e 2020 com aplicativos: Os consumidores gastaram um total combinado de US $ 50,1 bilhões em todo o mundo na App Store e no Google Play no primeiro semestre de 2020. Isso segundo estimativas e projeções preliminares da Sensor Tower Store Intelligence até 30 de junho.

Isso foi 23,4% superior aos US $ 40,6 bilhões que estimamos que os usuários móveis gastaram nas duas lojas durante o mesmo período de 2019. Anteriormente, a receita havia aumentado 20% entre o primeiro semestre de 2018 e 2019. O crescimento mais significativo deste ano reflete uma tendência de maior gasto geral como resultado do impacto do COVID-19 no ecossistema global de aplicativos.

Receitas e downloads mundiais de aplicativos para dispositivos móveis

A App Store da Apple gerou estimados US $ 32,8 bilhões em todo o mundo a partir de compras no aplicativo. Além disso, também inclui assinaturas e aplicativos e jogos premium no primeiro semestre de 2020. Esse número é 24,7% ano a ano mais que os US $ 26,3 bilhões gastos no mesmo período em 2019.

Os gastos no mercado da Apple foram quase o dobro da receita bruta estimada no Google Play, que atingiu US $ 17,3 bilhões. Isso aumentou 21% A/A em relação ao primeiro semestre de 2019, quando estimamos que os consumidores gastaram US $ 14,3 bilhões no Google Play.

Gastos de consumidores em apps
Gastos de consumidores em aplicativos móveis / Reprodução: sensortower.com

Aplicativos não-jogo mais baixados

O Tinder manteve seu primeiro lugar como o aplicativo não-jogo com maior lucro no 1S20. Do qual gerou um gasto estimado em US $ 433 milhões em ambas as lojas. Este número representa uma queda de cerca de 19% A/A, abaixo dos US $ 532 milhões no 1S19.

Além disso, a redução na receita pode ser devida ao COVID-19, provavelmente por alterações no comportamento de gastos dos usuários. No entanto, talvez seja porque o Tinder disponibilizou seu Passport de recursos premium gratuitamente para todos os usuários em abril de 2020.

Em segundo lugar, o YouTube gastou US $ 431 milhões em todo o mundo. O TikTok da ByteDance, classificado em terceiro lugar, gerou US $ 421 milhões na App Store e no Google Play no 1S20. O aplicativo de vídeo social, que inclui Douyin na China, quebrou recordes de downloads no início deste ano. Se tratou do melhor trimestre de todos os aplicativos. Além disso, já ultrapassou 2 bilhões de downloads globais. A Tencent Video e a Netflix completaram os cinco principais aplicativos que não são de jogos, na quarta e quinta posição, respectivamente.

O download de aplicativos aumenta cada vez mais

O download de aplicativos aumenta cada vez mais
Aplicativos mais baixados mundialmente / Reprodução: sensortower.com

Havia uma estimativa de 71,5 bilhões de instalações de aplicativos pela primeira vez durante o primeiro semestre de 2020, um aumento de 26,1% A/A. A App Store da Apple respondeu por 18,3 bilhões. Número do qual representa um crescimento de 22,8% A/A de 14,9 bilhões de downloads da App Store no primeiro semestre de 2019.

Além disso, o crescimento foi impulsionado em parte pela forma como o COVID-19 afetou o comportamento do usuário durante isolamentos globais. Como compartilhamos anteriormente, os pedidos para ficar em casa afetaram uma grande variedade de aplicativos, de compras e entretenimento a educação.

O download de aplicativos aumenta cada vez mais
Aplicativos e jogos mais baixados no primeiro semestre de 2020 / Reprodução: sensortower.com

As primeiras instalações de aplicativos para o 1S20 totalizaram 53,2 bilhões no Google Play. Além disso, se trata um aumento de 27,3% A/A de 41,8 bilhões no mesmo período de 2019. Semelhante ao desempenho histórico, o número de downloads da plataforma do Google foi quase três vezes maior do que os do Google Play a App Store.

O download de aplicativos aumenta cada vez mais
Aplicativos ao redor do mundo no primeiro semestre de 2020 / Reprodução: sensortower.com

Tiktok considerado principal aplicativo relacionado aos downloads

Tanto na App Store quanto no Google Play, o TikTok foi classificado como o principal aplicativo não relacionado a jogos por downloads. Além disso, chegou a 626 milhões de instalações apenas no primeiro semestre de 2020, incluindo a versão iOS de Douyin na China. WhatsApp e Zoom seguiram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, enquanto o Facebook e Instagram terminaram entre os cinco primeiros como número 4 e 5, respectivamente.

Receitas e downloads mundiais de jogos para celular

O interesse em jogos para celular aumentou no primeiro semestre de 2020 devido, em parte, a pedidos de isolamento em todo o mundo. Os gastos com jogos para dispositivos móveis aumentaram 21,2% A/A, arrecadando cerca de US $ 36,6 bilhões na App Store e no Google Play em todo o mundo.

Além disso, a App Store teve um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior, atingindo US $ 22,2 bilhões. A receita bruta gerada pelos jogos do Google Play atingiu US $ 14,4 bilhões, refletindo um crescimento de 19% A/A no 1S20.

Receitas e downloads mundiais de jogos para celular
Crescimento do gasto em aplicativos móveis / Reprodução: sensortower.com

Principais jogos baixados no primeiro semestre de 2020

O PUBG Mobile da Tencent derrotou Honor of Kings como o jogo de maior bilheteria da primeira metade do ano. O jogo mobile battle royale, que inclui as versões localizadas da Tencent Game for Peace e Peacekeeper Elite, faturou US $ 1,3 bilhão em todo o mundo na App Store e no Google Play, sem incluir os mercados Android de terceiros da China.

Principais jogos baixados no primeiro semestre de 2020
Jogos com maior crescimento na primeira metade de 2020 / Reprodução: sensortower.com

Honor of Kings foi o segundo jogo de maior bilheteria, faturando cerca de US $ 1 bilhão em todo o mundo fora das lojas Android de terceiros, um aumento de 24,5% A / A. O MOBA móvel também vem da Tencent, o que significa que a editora gerou mais de US $ 2 bilhões a partir de seus dois líderes no ranking.

O Monster Strike da Mixi manteve sua posição de terceiro no 1S19, gerando cerca de US $ 632 milhões no primeiro semestre deste ano. A Roblox e a Coin Master completaram os cinco primeiros jogos para celular com maior bilheteria, respectivamente, nas posições 4 e 5. A Roblox passou recentemente US $ 1,5 bilhão em receita vitalícia, e a Coin Master está se aproximando do marco de US $ 1 bilhão, acumulando cerca de US $ 780 milhões em receita bruta desde o lançamento em 2016.

Aumento de download de jogos para celular

Aumento de download de jogos para celular
Download de jogos no primeiro semestre de 2020 / Reprodução: sensortower.com

Novos downloads de jogos para dispositivos móveis aumentaram no primeiro semestre de 2020, totalizando aproximadamente 28,5 bilhões de instalações pela primeira vez na App Store e no Google Play em todo o mundo. Isso aumentou 42,5% A/A em relação ao mesmo período de 2019, que teve cerca de 20 bilhões de instalações. Os downloads no Google Play aumentaram quase 1,5 vezes, aumentando 46,2% A/A para 22,8 bilhões no 1S20. A App Store também cresceu, saltando 29,5% A/A para 5,7 bilhões de downloads.

Aumento de download de jogos para celular
Jogos mais baixados na primeira metade de 2020 / Reprodução: sensortower.com

Os títulos do Battle Royale eram o rei da colina quando se tratava dos jogos mais baixados, com o PUBG Mobile da Tencent e o Garena Free Fire de Garena ocupando o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Entre os cinco primeiros, estavam Hunter Assassin, do Ruby Game Studio, Brain Out, da Eyewind Limited, e paisagens de jardins da Playrix.

Receitas e downloads de aplicativos do segundo trimestre de 2020

Nosso relatório completo sobre o ecossistema global de aplicativos no segundo trimestre de 2020 está chegando em breve, mas nossas projeções iniciais mostram que os consumidores gastaram US $ 26,4 bilhões em todo o mundo no 2T20, um aumento de 28,8% A/A. A maioria dos gastos veio da App Store, que subiu 29,3% A/A e atingiu estimados 17,2 bilhões de dólares. A receita bruta do Google Play cresceu 27,8%, totalizando cerca de US $ 9,2 bilhões

Os downloads de novos aplicativos no segundo trimestre atingiram cerca de 37,8 bilhões em todo o mundo, um número que representa um crescimento de 31,7% A/A. As instalações da App Store aumentaram 23% A/A, para 9,1 bilhões, e os downloads do Google Play aumentaram 34,7%, para 28,7 bilhões.

Devido ao impacto do COVID-19 no comportamento do usuário, tanto a receita quanto os downloads apresentaram um crescimento enorme em relação ao mesmo período do ano passado em comparação com os períodos anteriores. Os gastos do consumidor no segundo trimestre aumentaram cerca de 11% em relação ao primeiro trimestre deste ano, um aumento significativo em relação ao crescimento de 1,4% entre o 1T19 e o 2T19 no ano anterior. Os downloads também aumentaram 12% em relação ao 1T/2 no segundo trimestre deste ano, em comparação com apenas 2,5% de crescimento entre o 1T19 e o 2T19.

Considerações

Nota: As estimativas de receita contidas neste relatório não incluem impostos locais, publicidade no aplicativo ou gastos do usuário no comércio móvel, por exemplo, compras através do aplicativo Amazon, viagens através do aplicativo Uber ou entregas de alimentos através do Aplicativo GrubHub. Os reembolsos também não são refletidos nos valores fornecidos.

Fonte: Sensortower

Apple faturou quase o dobro do Google entre 2019 e 2020 com aplicativos. O que você achou disso? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!