Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apple está preparando nova GPU iMac de construção própria para 2H em 2021. A tecnologia de CPU da Apple e sua disputa contra a AMD e a Intel receberam uma grande quantidade de imprensa. Isso com vários especialistas avaliando o que eles veem como os riscos ou recompensas de a Apple usar seu próprio silício. Seu projeto de GPU, no entanto, continua a passar despercebido. Novos relatórios sugerem que o silício pode estar pronto na segunda metade de 2021, o que levanta a questão: O que a Apple está construindo?

Nova regra da Apple facilita a correção de bugs em aplicativos para iOS

Apple está preparando nova GPU iMac

De acordo com o novo relatório, a nova GPU da Apple – codinome Lifuka – está progredindo sem problemas. Além disso, a empresa a projetou para implantação de 5 nm no iMac do próximo ano. A única pergunta que ninguém parece ser capaz de responder (para a qual esperávamos uma resposta neste momento, de qualquer maneira), é se esta é uma GPU discreta, silício integrado ou se a Apple vai lançar ambos, semelhante ao Intel.

É difícil imaginar a Apple tentando seriamente substituir a AMD sem uma GPU separada para oferecer. É possível que a Apple ainda pretenda fazer parceria com a AMD para oferecer aos criativos uma GPU acelerada no topo de linha do mercado. No entanto, enviará seu próprio silício integrado primeiro, antes de lidar com o discreto. A empresa também pode estar planejando lançar suas próprias soluções discretas e integradas simultaneamente. Embora seja sua própria questão se realmente enviaria silício independentemente das vendas do sistema. Rumores anteriores indicaram que a Apple não enviará seus próximos Macs com suporte para GPU da AMD, sugerindo que a empresa planeja ter uma solução completa quando finalmente lançar o hardware.

As complicações de se lançar no mercado de GPU são um pouco diferentes do lado da CPU. Com as CPUs, a Apple pode soldar todas as CPUs à placa-mãe para desktops e laptops, evitando assim a necessidade de construir um canal de distribuição comercial separado para seu hardware. GPUs, no entanto, normalmente ainda são vistas como atualizáveis. Se a Apple deseja construir uma solução que possa ser escalonada em todas as suas famílias de produtos, ela vai precisar de mais do que apenas um iGPU próximo a um núcleo ARM.

Possíveis caminhos para a nova GPU iMac

Uma maneira que a Apple poderia resolver esse problema – deixe-me ser claro, não há razão para pensar que a empresa tenha seguido esse caminho – seria construir um núcleo ARM, núcleo GPU e memória HBM integrada em uma única fatia de silício, como Kaby Lake-G. O maior motivo para pensar que a Apple não seguiria esse caminho são questões de custo e dificuldade.

A HBM ainda precisa fazer uma casa para si mesma em qualquer lugar, exceto silício de alta qualidade, e parece improvável que a Apple vendesse uma peça tão esotérica como seu primeiro movimento para fora do portão. Não há sinal de HBM nos dev kits que a Apple enviou e ninguém mencionou isso como uma solução. Sei que sou eu quem está escrevendo o artigo aqui, mas acho que minha própria ideia é improvável.

No entanto, seria legal ver a Apple seguir esse caminho. O argumento é o seguinte: a Apple sempre quis se diferenciar de todos os outros fabricantes de PC/CPU. A equipe de marketing da Apple pode não ter tido muita sorte em vender os sistemas G4 e G5 do final dos anos 90 como materialmente mais rápidos do que seus equivalentes x86, mas “Think Different” foi um slogan que a Apple literalmente expressou em suas escolhas de hardware.

O que mais?

Uma solução baseada em HBM daria à Apple uma GPU em silício com largura de banda de memória suficiente para corresponder a pelo menos uma GPU de médio porte e até 8 GB de RAM em uma única pilha. A empresa afirma que seus núcleos ARM são mais eficientes do que os chips x86 da Intel ou AMD construídos, e que o orçamento adicional de TDP poderia ser gasto em outros componentes integrados no mesmo “soquete” (considere o termo aplicado de forma vaga, uma vez que a Apple pode não usar peças com soquete )

Não acho que seja provável, por vários motivos. Mas seria uma maneira terrível para a empresa tentar colocar sua própria marca no mercado de hardware.

Fonte: ExtremeTech

O que você achou da possibilidade de uma nova GPU iMac? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.