Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com um terceiro trimestre de alta na comercialização de PCs e tablets, a Apple e a Samsung registraram grande aumento ao comparar com o último ano. Isso conforme pesquisa da Canalys exibida na última quinta-feira (12).

Os melhores games do mês para Android e iOS

Em geral, o mercado total de computadores notou um crescimento de 23% no comparativo anual, da qual a Lenovo é líder com 23,5 milhões de tablets, notebooks e desktops comercializados.

No total, 124,5 milhões de unidades de computadores foram comercializados. O período foi marcado pela grande demanda por Chromebooks – um aumento anual de 122%. Já os tablets e notebooks obtiveram crescimento de 88% nas comercializados, da qual é a segunda categoria de maior desempenho em computação pessoal.

O cenário tem influência pelo contexto que inclui a pandemia do coronavírus e as ações de isolamento social. Ou seja, o que gerou um crescimento do consumo de máquinas de computação mais acessíveis. Conforme a Canalys, a demanda deve permanecer aumentando em curto prazo.

Não há a mesma tendência com desktops, embora o aumento de 7% da comercialização dos all-in-one. Em geral, a categoria diminuiu 32% ao comparar com o ano passado.

A Apple possui a segunda maior cota de mercado no terceiro trimestre deste ano (17,7%), seguida pela Lenovo (18,9%) e tendo um aumento de 40,9%. A Samsung possui o maior desenvolvimento percentual (86,2%). No entanto, ainda está distante em números completos, com cota de 8% no mercado de computadores.

Mercado de tablets aumenta 44%

No entanto, ao fazer um recorde para o mercado de tablets, de forma exclusiva, a Samsung atingiu um excelente desempenho. Obteve um aumento de 79,8% e cota de mercado de 20,4%. Nessa perspectiva, a Samsung fica atrás somente da Apple que conseguiu uma parte de 34,4% com a comercialização de 15,2 milhões de iPads no terceiro trimestre.

Em geral, o segmento registrou crescimento de 44% e as empresas Huawei, Amazon e Lenovo auxiliam a criar o Top 5.

Apple e Samsung têm forte alta em vendas de computador e tablet
Apple e Samsung têm forte alta em vendas de computador e tablet – Foto: Reprodução/Tecnoblog

Além disso, para a Canalys, os tablets são mais amigáveis aos utilizadores iniciantes e irão ter um papel importante no avanço digital daqui em diante:

Os tablets são uma escolha natural para os usuários de PC iniciantes que desejam algo descomplicado e acessível para trabalhar. A extensão natural do Android e iOS em tablets torna mais fácil para pais, alunos e educadores que se envolveram com o aprendizado remoto estendido pela primeira vez em suas vidas e preferem a facilidade de instalação de aplicativos que essas plataformas oferecem. […] Os tablets conectados permitem que as empresas implantem terminais em estágios cruciais de suas jornadas de cliente e força de vendas, ajudando assim essas empresas a enfrentar a tempestade. – Victoria Li, analista da Canalys

Por fim, a pesquisa mostra que a HP lidera o mercado de Chromebooks, com a maior parte das remessas nos EUA. No entanto, a Lenovo surpreendeu no aumento de 300% para este mercado, comercializando 1,8 milhão de unidades.

O que você achou dos resultados de vendas de computador e tablet? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.