Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje (dia 19/04) a Apple apresentou de forma bem contida a sua mais nova linha de MacBooks. Os novos modelos trazem algumas novidades com relação as versões anteriores, mas será que eles são capazes de superar o Surface Book da Microsoft?

Processamento…

Os novos modelos de MacBooks da Apple finalmente vem equipados com os novos processadores da serie Skylake (6ª geração) da Intel, da mesma forma como o Surface Book. O Intel Core M3, por exemplo, é Dual-Core com um clock de 1,3 GHz. Ambos também podem usar o Intel Core i7, que entrega até 3,1Ghz de clock no Modo Turbo Boost.  No caso do Surface não a opções pelo Intel Core i3, mas sim, só a partir do i5.

Gráficos…

Se no processamento as coisas podem ter dado empate, aqui o Surface Book pode trazer consigo uma placa de memória dedicada NVIDIA GeForce que o coloca a frente do modelo da Apple, que optou por usar apenas a placa gráfica do próprio processador sem opções de upgrade. O MacBook usa uma Intel HD Graphics 515, que sem dúvida é uma boa placa, mas não chega a bater a do Surface, que é dedicada.

Design…

Uma das novidades do MacBook é a nova cor ouro rosa, que se junta as demais (ouro, cinza espacial e o tradicional prateado), todos construídos em uma peça única de alumínio. Sem dúvida é um aparelho bonito e muito bem acabado.

Novo MacBook ouro rosa

Novo MacBook ouro rosa

O MacBook pesa apenas 920g e tem somente 13,1mm de espessura e aqui o Surface não tem como vencer. O modelo da Microsoft pesa 1516g e tem 22,8mm de espessura quando acoplado ao teclado e míseros 7,7mm quando usado apenas como tablet, que ele também é. Ao menos no acabamento ambos são feitos em um material metálico de alta qualidade (o Surface usa uma liga de magnésio), são bonitos e denotam requinte e bom gosto.

Surface Book Microsoft

Memória….

Com relação a memória RAM, o modelo da Apple e da Microsoft saem de fábrica, mesmo na versão mais básica, com pelo menos 8GB de capacidade, porém, no Surface Book é possível escolher uma versão com 16GB de RAM. No MacBook a opção é limitada a 8GB de RAM.

Já com relação ao armazenamento interno, o novo MacBook conta com versões de 256 e 512GB SSD, enquanto o Surface pode embarcar 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB também SSD. Mais uma vantagem para quem precisa de mais espaço.

Tela… 

O display do novo MacBook mede 12 polegadas é  de LCD com tecnologia Retina Display proprietária da Apple e tem resolução de 2304 X 1440 pixels. Por sua vez, o Surface Book tem uma tela de 13,5 polegadas com tecnologia PixelSense e 3000 x 2000 pixels de resolução. Tire suas próprias conclusões.

Macbook novo

Conectividade….

O MacBook continua contanto com a polêmica e única entrada USB-C e uma entrada para fones de ouvido de 3,5mm. A Apple quer mesmo criar uma tendência com isso, porém, a coisa ainda não pegou e pode ser que não pegue nem tão cedo, simplesmente porque as pessoas querem conectar seus gadgets a seus computadores e uma única entrada é uma maldade.

Enquanto isso o Surface Book oferece duas entradas USB 3.0, leitor de cartões micro-SD, entrada para fones de ouvido de 3,5mm e uma Mini DisplayPort. De igual eles contam com suporte ao Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.0.

Câmera…

O MacBook conta com apenas uma câmera frontal que pode fazer vídeos a 480p, porém, desconhecemos sua resolução, já que nem o próprio site oficial da marca exibe essa informação. Contra ela o Surface Book traz duas câmera: uma frontal com 5MP de resolução e uma traseira com 8MP capaz de fazer vídeos em full HD e que conta com auto focus.

Surface Book Microsoft windows 10

Bateria…

A Apple se orgulha em dizer que o MacBook pode aguentar até 11 horas de uso ininterrupto, no entanto, a Microsoft afirma que o Surface Book aguenta até 12h, então, só testando na prática para ver quem está falando a verdade.

Extras…

O MacBook não tem nada mais a oferecer além do que foi dito, pois, de resto só temos o teclado retroiluminado, que o Surface Book também tem, e um Multiport Adapter, ou adaptador multi-portas, para conectar mais periféricos ou coisas do tipo na única porta USB-C do aparelho, mas que é vendido separadamente.

Enquanto isso o Surface Book, por ser um híbrido, pode se transformar em um tablet, já que seu teclado é destacável. Usando o aparelho como o tablet sua espessura é de apenas 7,7mm. Falando nisso, obviamente que sua tela é sensível ao toque, a do MacBook não.

Além disso, ele conta com suporte a Surface Pen, que é uma caneta inteligente repleta de recursos incríveis. Ela ficará ainda melhor com a chegada do Windows Ink em breve. Além disso, sensores como o giroscópio, acelerômetro e magnetrômetro, estão inclusos no pacote de extras, pois, são itens não muito comuns em Notebooks.

Surface Book Microsoft windows 10

Sistema operacional e preço….

O MacBook roda o OS X da Apple (naturalmente), e o Surface Book faz uso do novíssimo Windows 10 Pro. De quebra o comprador do Surface ganha 1 mês de Office para usar como quiser. Aqui é mais uma questão de gosto pessoal, já que cada S.O. oferece seus próprios diferenciais.

A versão mais básica do MacBook custa U$ 1299 e vem com um processador Intel M3, 8GB de RAM e 256GB SSD. No caso do Surface, a versão de entrada custa U$ 1499 e vem com um Intel Core i5 de 6ª geração (sem placa de vídeo dedicada, ele usa a do processador como faz o MacBook), 8GB de RAM e 128GB SSD.

Está mais do que claro que o Surface Book é mais caro que o MacBook, porém, é preciso ponderar o poder de processamento da máquina e sua versatilidade. Mesmo assim, fica a critério do usuário decidir qual dispositivo é mais interessante para seu uso. Nós consideramos que o novo MacBook ainda não é páreo para o Surface Book. Uma pena que a Apple trará seu produto para o nosso mercado pelo preço de um carro usado, enquanto a Microsoft continua focando apenas no mercado americano.

Fontes: Apple e Microsoft