Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muito tem se falado de aplicativos que são retirados da Windows Store para depois retornarem como UWP (aplicativos universais do Windows), esse foi o caso de muitos deles, porém, não é o caso do Shazam.

O aplicativo de pesquisa musical era muito usado por milhares de usuários numa época em que as assistentes virtuais, como Cortana, Siri e Google Now, ainda não existiam ou eram pouco difundidas. Funciona assim: você quer identificar qualquer canção que está tocando perto de você, então, você saca seu smartphone do bolso, ou abre seu PC ou Tablet, e abre o Shazam. Clicando no botão central da aplicação é possível tentar identificar a canção, assim como seu artista, álbum, entre outras informações. Com o passar do tempo a busca melhorou muito, chegando ao ponto de ser possível comprar a música identificada ou o álbum completo por meio de aplicações associadas ou lojas virtuais.

Bem, o fato é que o suporte a versão do App do Shazam para o Windows foi encerrado no dia 7 de fevereiro desde ano, o que significa dizer que não haverá mais nenhuma atualização ele, nem solução para eventuais problemas de compatibilidade com uma nova versão do Windows.

Vale deixar bem claro que o App NÃO foi retirado da Windows Store e nem será. O que acontece é que chegou ao fim o suporte oficial do mesmo, que pode ser facilmente interpretado como: “seus desenvolvedores abandonaram seu App”. Ainda é e continuará sendo possível baixar o Shazam pela Windows Store usando um link direto, como este aqui, porém, ao buscar por ele na loja, a busca não retornará seu nome nem o link para download. Isto é, ele não é mais listado na loja, mas continua lá para quem quiser baixá-lo por meio de um link direto.

Da parte do Shazam, nenhuma palavra foi dita do porquê desse “abandono”, mas, todo mundo já sabe que a baixa oferta de smartphones com Windows, e o bendito gap de Apps da Windows Store com relação a Play Store e a App Store, tem afastado os usuários da plataforma, fazendo com que seu market share e sales share caíssem a níveis abaixo do mínimo aceitável para manter um aplicação como essa em completo e perfeito funcionamento.

Shazam para o Windows continuará disponível e funcional até que uma nova versão do Windows 10 o torne incompatível com o sistema. Até lá, é possível usar este link aqui para baixá-lo. Estamos falando de um App gratuito.

Ainda bem que temos a Cortana e sua fantástica pesquisa musical que é tão funcional quanto ou até mais eficiente que a do Shazam. Se você está no Windows 10 Mobile e quer usar a pesquisa musical de Cortana, basca clicar no botão padrão em forma de uma “lupa” e depois no ícone musical destacado na imagem abaixo. Se você está no PC, é só clicar dentro do campo de pesquisa de Cortana que o mesmo ícone estará lá.