Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os aplicativos com armazenamento na nuvem são uma solução inteligente para guardar e editar arquivos de maneira rápida e prática. Através do serviço é possível acessar seus documentos de qualquer lugar, basta ter conexão à internet.

Com o backup automático ou manual, o recurso proporciona mais agilidade e eficiência para a rotina, principalmente para quem trabalha com planilhas, apresentações e demais ferramentas.

Veja também os melhores serviços de armazenamento em nuvem!

E, com o aumento do home office, muitas empresas aderiram aos apps na nuvem para salvar arquivos on-line. Dessa forma, os colaboradores que tiverem autorização de acesso podem visualizar ou modificar o documento no conforto de suas casas.

Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! – Foto: Bit Defender

No entanto, a funcionalidade também abre portas para a ação de hackers mal intencionados, uma vez que o compartilhamento de arquivos pode gerar brechas na segurança.

Quer saber um pouco mais sobre as principais ameaças que rondam os apps com armazenamento na nuvem? Continue lendo: 

Ameaças

Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! - Foto: GO
Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! – Foto: GO

Ao fazer downloads e uploads entre sistemas corporativos e pessoais, os arquivos e dispositivos utilizados tendem a  ficar mais vulneráveis, facilitando a interceptação e roubo de dados sigilosos.

Ataques de phishing têm migrado de sites e e-mails para apps de armazenamento em nuvem, uma vez que os programas reúnem diversas informações pessoais e empresariais.

Além disso, documentos do pacote Office também estão na lista de recursos mais utilizados pelos ciber criminosos, incluindo ataques ransomware. Assim como apps da Microsoft OneDrive, Gmail, Google Drive, iCloud e WeTransfer.

Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança!
Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! – Foto: Bit Defender

A maioria dos apps para armazenamento em nuvem possui uma classificação mediana quando o assunto é segurança. O Yahoo! Mail, por exemplo, está entre as ferramentas mais acessadas, mas com uma das menores taxas de proteção.

Portanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos ao compartilhar documentos na nuvem, seja para o uso particular ou profissional.

Como se proteger?

Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! - Foto: CIO
Aplicativos na nuvem: veja os riscos de segurança! – Foto: CIO

O primeiro passo para manter suas informações seguras é instalar um antivírus de confiança em seu PC. Com um sistema inteligente, a solução da Bitdefender oferece camada extra de proteção para os seus arquivos.

Dessa forma, o software possui tecnologia avançada, detectando e eliminando ameaças em tempo real. Além disso, a ferramenta conta com recursos antiphishing e antifraude, protegendo os seus dados contra ataques de ciber criminosos.

Outra dica bem essencial é verificar se os apps de armazenamento em nuvem são de fontes conhecidas. Portanto, certifique-se de baixar os apps das lojas oficiais, como a Google Play e a App Store.

Além disso, evite usar PCs e dispositivos de terceiros para acessar as suas contas ou compartilhar arquivos. Ao fazer isso, suas informações e logins podem ficar expostos na web.

Os apps de armazenamento em nuvem possuem muitas vantagens, então, aproveite todas as suas funcionalidades e lembre-se de tomar os cuidados necessários para preservar a sua identidade.

Gostou do conteúdo? Utiliza algum app de armazenamento em nuvem? Compartilhe sua experiência com a gente! Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!