Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A respeitada empresa Gibson Research lançou um pequeno aplicativo no formato win32 que serve para confirmar se o seu PC está ou não vulnerável às falhas Meltdown e Spectre. Ele se chama InSpectre.

Ele é simples e pequeno (tem apeans 112kb de tamanho). Para usa-lo basta ir até o site oficial da empresa aqui, clicar em fazer download e executá-lo. Logo em seguida ele mostrará a tela a seguir, que confirmará as presença das falhas em sua máquina.

Se o programinha encontrar as vulnerabilidades, não há muito o que fazer, exceto atualizado o sistema operacional da sua máquina imediatamente (no caso do Windows basta ir no Windows Update buscar por atualizações – requer conexão com a internet), tentar atualizar a firmware (a Intel liberou uma ferramenta voltada para isso baixe aqui), seus navegadores e manter seu antivírus ativo e atualizado. Aqui damos algumas dicas para que você fique mais protegido, porém, como a vulnerabilidade Spectre é tão “profunda” que requer uma modificação no hardware da sua máquina, nenhuma ação no software resolverá completamente a vulnerabilidade.

Para quem não tem ideia do que estamos falando aqui, recentemente descobriu-se que praticamente todos os processadores modernos utilizados nos últimos 20 anos estão vulneráveis as falhas das quais falamos acima, a Meltdown e a Spectre.

Algumas semanas atrás pesquisadores revelaram falhas graves em processadores modernos que poderiam afetar praticamente todos os computadores Intel lançado nas últimas duas décadas além de chips da AMD e ARM em seus laptops, tablets e telefones, também.

As vulnerabilidades Meltdown e Spectre permitem que invasores acessem informações protegidas na memória kernel do seu computador, revelando potencialmente detalhes sensíveis como senhas, chaves criptográficas, fotos pessoais, e-mails e qualquer outra coisa armazenada na máquina.

A Intel, AMD e ARM acreditam que podem corrigir, ou pelo menos atenuar, as falhas que são chamadas de Meltdown e Spectre com patches (correções) de software. A Microsoft e outras empresas de software, como a Apple e a Google também estão liberando novas versões dos seus S.O. para minimizar a vulnerabilidade. Inclusive já existe uma atualização disponível para o Windows para estancar as falhas, porém, como falamos acima, dependendo a que vulnerabilidade seu PC esteja exposto, não há muito o que fazer, exceto tomar muito cuidado na hora de instalar programas, hackers também podem usar o seu browser preferido para invadir sua máquina, então, o ideal é manter seu navegador de internet atualizado, como o S.O. do seu PC e tomar todo tipo de precaução quanto for possível.

Se quiser saber mais sobre o assunto clique aqui e confira nossas postagens sobre o Meltdown e o Spectre aqui.