Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

As pessoas discutem continuamente sobre o que é melhor: o iPhone ou o celular Android? Dessa forma, o debate nunca termina, e a maioria das pessoas escolhe ser fã do iOS ou do Android. Portanto, pensando nisso, hoje fizemos um pequeno comparativo com as principais diferenças entre os dois sistemas operacionais mais populares para celulares.

Veja também o que é iOS!

1. Os aplicativos do iOS não travam com a mesma frequência que os aplicativos do Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ DN Insider
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ DN Insider

Essa diferença é bem pequena e pouco perceptível, principalmente se usarmos um celulares android de ponta. No entanto, ainda sim existe uma “maior frequência” de travamentos no SO android. Além disso, com o passar do tempo, esse travamentos acabam aumentando e se tornando uma “rotina”. É claro que o mesmo acontece com o iOS, mas com uma frequência bem menor. Por fim, há quem diga que há momentos em que alguns dos apps podem demorar um ou dois segundos antes de responder aos toques no iOS.

2. A tela inicial do iOS não é tão personalizável quanto a do Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Geek 360
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Geek 360

No ecossistema Android, você é capaz de personalizar quase tudo. Portanto, a primeira grande diferença é o fato de que a tela inicial do iPhone é muito mais limitada em opções de personalização do que a do Android.

Por exemplo, em alguns iPhone, as únicas coisas que podem ser alteradas na tela inicial são:

  • A imagem diferente para o papel de parede;
  • A ordem dos ícones dos apps;
  • Criação de pastas nas quais podemos colocar vários ícones de apps.

Isso é pouco, principalmente quando comparamos com o Android. Portanto, estes são os recursos que você sentirá mais falta ao trocar um Android por um iOS:

  • Você não pode usar os widgets, a menos que já tenha o iOS 14. Dessa forma, o único lugar onde você pode ter widgets no iOS é a tela de notificações;
  • Você não terá uma gaveta de aplicativos, a menos que já tenha o iOS 14.  Portanto, todos os apps aparecem na tela inicial, então você precisa criar pastas de apps para organizar toda a “desordem”.

3. A App Store parece mais organizada do que a Play Store

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Business Of Apps
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Business Of Apps

A Play Store no Android foi aprimorada significativamente ao longo dos anos e se tornou fácil de navegar. Mas normalmente, o seu primeiro encontro com a App Store da Apple será ainda mais favorável. Ela parece mais simples, embora também seja dividido em categorias e gráficos principais, assim como a Play Store. Além disso, a experiência da App Store parece mais polida e amigável. Esta é, no entanto, uma opinião, e outras pessoas podem ter uma opinião diferente sobre a App Store e a Play Store.

4. Alguns aplicativos da App Store são melhores do que seus equivalentes Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Leak.PT
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Leak.PT

A Apple possui altos padrões em relação aos apps que chegam por meio de sua App Store. Portanto, isso significa que os desenvolvedores devem criar apps que atendam a critérios específicos de usabilidade e qualidade estabelecidos pela Apple. Como consequência direta, alguns apps de terceiros são mais refinados do que os seus equivalentes na Play Store para o Android.

5. Existem mais apps pagos para iPhones do que para Android, mas também há menos anúncios

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Leak.PT
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Leak.PT

Embora os apps essenciais que todos usam sejam gratuitos em ambas as plataformas, quando você sai dessa bolha, descobre que mais apps na App Store são pagos, em comparação com o Android. Isso provavelmente ocorre porque o público da Apple é considerado mais disposto a gastar dinheiro em apps do que o público do Google. No entanto, isso também significa que os apps para iOS geralmente são menos cheios de anúncios. Dessa forma, caso você for migrar para o iOS, se prepare para pagar algum dinheiro por alguns dos apps que você poderia obter gratuitamente no Android.

6. Os aplicativos padrão do iPhone que vêm com o iOS são menos avançados do que os aplicativos do Google encontrados no Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Leak.PT
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Leak.PT

Muitas pessoas não gosto de alguns dos apps padrão que vêm com o iPhone. Safari, Apple Maps, Fotos e Mail, por exemplo, não são tão bons quanto Google Chrome, Google Maps, Google Fotos ou Gmail. Dessa forma, os apps padrão que o Google oferece no Android tendem ser melhores. Mas essa impressão provavelmente depende de quanto você está “entrincheirado” no ecossistema da Apple ou do Google.

7. É bem mais difícil transferir arquivos de mídia do seu iOS para um PC com Windows

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ Blog Trocaphone
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Blog Troca Fone

Se você for um usuário Mac, a transferência de seus arquivos não é um problema. No entanto, se você for um usuário de PC com Windows, mover arquivos de mídia de e para um iPhone pode ser assustador no início. Com um dispositivo Android, tudo o que você precisa fazer é conectá-lo a uma porta USB do seu PC Windows. As coisas são diferentes com os iPhones. Dessa forma, se você deseja transferir arquivos de música ou vídeo, você deve baixar e instalar o iTunes e usar este app em vez do Explorador de Arquivos. No entanto, se você deseja apenas copiar algumas fotos do seu iPhone para o PC com Windows 10, pode usar o recurso de importação oferecido pelo aplicativo Microsoft Photos ou simplesmente copiá-las usando o File Explorer.

8. Não há botão de “Voltar” no iPhone

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! - Foto: Reprodução/ PPL Ware
Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ PPL Ware

Depois de algumas semanas usando o seu primeiro iPhone, você se acostumará com a ausência do botão “Voltar” encontrado em todos os dispositivos Android. iPhones não tem ele, e isso era estranho para quem se acostumava a usá-lo. Claro, existem botões dentro de apps e gestos que você pode usar em um iPhone para voltar. No entanto, o botão “Voltar” do Android é muito mais confortável. Eu poderia tocá-lo repetidamente para sair de qualquer app e ele estava sempre lá, no mesmo lugar, não importa o quê. Embora o botão “Voltar” geralmente seja encontrado no canto superior esquerdo da tela, a verdade é que em iPhones, ele pode estar em qualquer lugar que os desenvolvedores quiserem. Isso leva algum tempo para se acostumar e não melhora a experiência do usuário.

9. Os iPhones têm uma “Chave de hardware” para os perfis de som de toque / silencioso

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Leak.Pt

Embora a Apple tenha removido o conector de fone de ouvido em seus modelos de iPhones mais recentes, a “Chave de hardware” toque / silêncio ainda está presente. Pode parecer estranho vê-lo ali em seu novo iPhone se você já usou um smartphone Android. Os smartphones Android geralmente atendem a essa necessidade por meio de uma implementação de software. Muitas pessoas acham a chave do hardware do iPhone mais fácil de gostar. Afinal, não é reconfortante sentir e ver que o botão está no modo silencioso? Além disso, você não precisa abrir seu smartphone para isso como faz em dispositivos Android.

10. As atualizações do iOS são mais regulares e melhores do que as do Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ NT

Após sair do mundo Android, algumas pessoas ficarão perplexas com o fato de que algumas atualizações para o SO realmente fazem bem em termos de desempenho. Em alguns smartphones Android, a atualização deixava o celular muito mais lento. Por outro lado, algumas atualizações do iOS tornam o seu celular mais rápido e não apenas mais seguro. Além disso, os iPhones recebem atualizações regulares do SO diretamente de seu fabricante: Apple. Em dispositivos Android, você deve esperar e torcer para que o fabricante do seu smartphone lance atualizações. Os fabricantes de dispositivos Android não têm uma abordagem semelhante a esse respeito, e alguns smartphones Android mal recebem atualizações ou recebem atualizações por um período muito menor do que os iPhones.

11. iOS é um jardim “murado e seguro”, enquanto o Android é uma “bagunça aberta”

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Mac Magazine

Os apps que rodam em iPhones são controlados mais estritamente pela Apple. Afinal, em um iPhone, você pode baixar apps apenas da App Store , enquanto em smartphones Android você pode obter apps de qualquer lugar que desejar. Por exemplo, empresas como a Epic Games decidiram distribuir seu software fora da Play Store. O popular jogo Fortnite é distribuído para iPhone usando a App Store, enquanto o Fortnite para Android está na Epic Games.

Existem inúmeras lojas alternativas que competem com a Play Store do Google, e a maioria delas não são o que você chamaria de seguras. Sem mencionar o fato de que o Android permite instalar aplicativos de arquivos .apk que podem vir de qualquer lugar e podem conter qualquer forma de malware. No ecossistema da Apple isso é quase impossível.

12. iPhones são mais orientados para a privacidade do que celulares Android

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Nord VPN

A Apple é uma empresa famosa por suas opiniões sobre privacidade. Embora os iPhones e a Apple também coletem dados sobre você e seus hábitos, eles sempre perguntam sobre isso com antecedência. Além disso, se você leu as manchetes das notícias sobre a Apple e o FBI nos últimos anos, sabe que a Apple não cede seus dados quando o FBI liga.

O Google, por outro lado, está muito menos interessado em manter seus dados privados. Na verdade, ele deseja que você não queira mantê-lo privado. Por quê? Porque o Google ganha a maior parte do dinheiro com seus dados, vendendo anúncios personalizados para você. A receita primária da Apple não vem de anúncios, mas da venda de iPhones. Estranho, certo? Uma empresa que mantém tudo com código-fonte fechado, como a Apple, pode ser mais voltada para a privacidade do que uma empresa como o Google, que é muito mais amigável com o código-fonte aberto.

13. iPhones não oferecem armazenamento expansível

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Life Wire

Os celulares Android são muito mais abertos quando se trata de opções de hardware. É normal que seja assim, já que existem muitos fabricantes de dispositivos Android e inúmeros dispositivos Android com várias configurações de hardware. Dessa forma, a maioria dos celulares Android inclui um slot para cartão microSD que você pode usar para expandir sua capacidade de armazenamento. Infelizmente, os iPhones não têm slots para cartões microSD e você não pode adicionar mais armazenamento a eles. Portanto, você tem que ter cuidado e escolher comprar um iPhone com espaço de armazenamento suficiente desde o início.

14. As baterias do iPhone tendem a ter uma capacidade menor

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ Life Wire

As baterias usadas em iPhones são geralmente menores do que as encontradas em celulares Android semelhantes. Embora a Apple use otimizações avançadas de hardware e software para aumentar a vida útil da bateria, os iPhones ainda estão atrás dos dispositivos Android nesse aspecto.  Ainda mais, parece que as últimas gerações de iPhones, depois do iPhone 6, têm alguns problemas com as baterias. Depois de um ano ou mais, eles começam a falhar rapidamente e precisam ser substituídos. Belo design, mas pouca bateria.

15. iPhones mantêm seu valor de revenda por mais tempo

Android vs. iOS: veja as principais diferenças! – Foto: Reprodução/ TC

iPhones são melhores investimentos se você considerar sua depreciação de valor ao longo do tempo. Os iPhones são geralmente mais bem construídos e têm melhor integração hardware-software do que celulares Android, e também as pessoas tendem a gostar mais deles. É por isso que um iPhone não perde tanto de seu valor inicial após um ou dois anos de uso quanto qualquer smartphone Android que você possa citar.

Perguntas Frequentes

O que é o sistema iOS?

De forma simplificada, iOS é o sistema operacional móvel da Apple que alimenta o iPhone e o iPod Touch. Até 2019, era também o sistema operacional usado pelo iPad.

Qual celular dura mais iPhone ou Samsung?

Geralmente, os aparelho da Samsung possuem mais bateria que os da Apple.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!