Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Android TV é um tipo de sistema operacional Android. No entanto, essa versão é direcionada para televisões. Uma TV com Android não é apenas mais um tipo de Smart TV, pois ela é integrada com o Google. Dessa forma, é possível acessar a Google Play Store por ela. Além disso, é possível interagir com o Google Assistente e tenha as funcionalidades do Chromecast embutidas nela..

O que é exatamente a TV Android? Como é diferente do Android que roda seu telefone ou tablet? Por que, em um mundo onde já temos Roku, Apple TV, Amazon Fire TV e até mesmo os próprios dispositivos Chromecast do Google, precisamos de mais uma TV inteligente e uma plataforma de streaming de mídia?

Na Android TV é possível ver filmes e séries através de comandos de voz, além de ter acesso a vários recursos de inteligência artificial. Enfim, esse as televisões com esse sistema operacional conseguem ser muito mais do que uma televisão comum e poderiam ser facilmente apelidadas de “televisão inteligente”.

Além disso, esse tipo de TV possui acesso a vários tipos de tecnologia e integrações. Por exemplo, ela tem suporte com tecnologias como HDR e Dolby Vision e também consegue se integrar com periféricos de forma nativa.

Nas linhas abaixo, citamos as principais vantagens desse tipo de televisão.

Interface agradável

A interface das Android TVs é muito bem feita e organizadas. Cada aplicativo, conteúdo, e menus estão separados de forma bem clara e inteligente. Além disso, o usuário pode fazer vários ajustes, como destacar itens e aplicativos que ele acreditar ser mais relevante.

Outro fator interessante sobre a interface é que os menus de configuração podem ser acessados por controle remoto e comando de voz. Caso você tenha um celular Android, ele poderá ser utilizado como controle remoto. Dessa forma, a navegação se torna mais fácil, já que você também pode compartilhar a tela do smartphone na televisão.

A TV Android coloca o foco em ajudá-lo a descobrir o conteúdo que você pode desfrutar em sua TV – seja através de um de seus serviços de assinatura como Netflix, Amazon Prime Video, ou Google Play Music, ou a partir de sua própria coleção pessoal de mídia através de software de media center como o Plex.

Devido a esse foco, a TV Android parece muito diferente do Android. Em vez de ser saudado por uma tela cheia de aplicativos ou widgets como busca, tempo ou ações, os aplicativos de mídia de seu dispositivo são exibidos como “fitas” – um conjunto de recomendações com rolagem horizontal e conteúdo visto recentemente de dentro de um aplicativo em particular.

Enorme diversidade de aplicativos

Foto: Divulgação/Android

Outro ponto forte desse tipo de televisor é a integração com a Google Play Store. A loja do Google possibilita a utilização de um leque enorme de aplicativos e jogos. Além disso, novas opções de conteúdo de compra e aluguel são disponibilizados no Play Filmes e Play Music.

Todos os aplicativos que o usuário possui no celular android são acessíveis pela televisão. Dessa forma, o usuário poderia acessar os apps de forma bastante simples pela TV. Essa integração e a grande quantidade de aplicativos disponíveis coloca a Android TV a frente de suas correntes Smart TV.

A TV Android pode acessar a loja de aplicativos Google Play, onde você encontrará milhares de aplicativos que foram projetados especificamente para a experiência de 10 pés do Android TV, o que significa que você não terá dificuldades para ler pequenos textos ou tentar navegar em aplicativos que só funcionam quando você pode passar com um dedo.

Incorporado em cada versão do Android TV está o Google Assistant, que lhe dá controle de voz para seu conteúdo de TV, assim como todos os seus produtos domésticos inteligentes. A tecnologia Chromecast do Google também está incluída, permitindo que você lance vídeos e inicie o compartilhamento de tela a partir de smartphones, navegadores e aplicativos compatíveis.

Muito parecido com o SO Roku, o SO Fire TV da Amazon, ou o tvOS da Apple, a TV Android suporta uma grande variedade de recursos de TV, como 4K UltraHD, HDR, e Dolby Atmos. Se você pode ou não tirar proveito destas características dependerá do dispositivo que tem o Android TV instalado. O hardware (e seu aplicativo escolhido) deve suportar estes recursos antes que a TV Android permita seu uso.

Recursos diferenciados

Foto: Divulgação/Android

Como já foi dito, esse tipo de televisão já possui as funcionalidade do Chromescast embutidas nela. Além disso, ela é capaz de espelhar a tela do seu celular ou computador sem a necessidade de uma entrada HDMI.

A possibilidade de poder conectar o teclado e o mouse diretamente na TV é uma vantagem de grande destaque, já que dessa forma passa a ser possível utilizar aplicativos de produtividade ou até jogar através da televisão.

Além disso, um ponto que deve ser lembrado é a integração com o Google Assistente. Dessa forma, é possível executar ações por meio de comandos de voz. Outra integração interessante é a com o Google Home, que é um app que permite ao usuário controlar todos os dispositivos que estão conectados ao Wi-Fi.

Diversidade de modelos no Brasil

Atualmente, três fabricantes no Brasil produzem as Android TVs. A Sony possui uma linha de modelos 4K, mas que possuem um preço bastante alto. A TCL disponibiliza alguns modelos intermediários. Por último, a Philips produz aparelhos de alto nível, com direito a tela OLED.

Desvantagem

A única desvantagem das Android Tvs é o seu funcionamento interno. O que ocorre é que como o sistema operacional é terceirizado, ele acaba sendo implantado em televisões de fabricantes diferentes. Portanto, muitas vezes o android da TV não estará em seu estado “puro”, ocasionando algumas instabilidades. No entanto, não se preocupe, pois isso não vai atrapalhar a experiência do usuário.

Quer saber mais?

O canal do Youtube Eu Testei fez um Review também do sistema do Google. Confere!

LEIA MAIS:

Saiba como instalar e configurar o Chromecast na TV

Aprenda a instalar o Amazon Fire TV na sua televisão