Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você possui um celular ou tablet Android, pode ter encontrado o app Android System WebView ao navegar pelo dispositivo. Dessa forma, se você não sabe muito sobre este app móvel ou o que exatamente ele faz em seu celular, com certeza ficará surpreso ao descobrir sobre os recursos de integração dele. Além disso, ele não é o tipo de app que você pode iniciar com um único toque. Assim, ele já está em execução por conta própria em segundo plano, sem nenhuma interação direta do usuário.

Veja também as novidades do Android 12!

Mas você pode encontrar o app no seguinte local:

“Configurações ? Gerenciamento de Aplicativos ? Aplicativos Sistema”.

Portanto, nesse local, você poderá ver o app Android System WebView e verificar se ele está ativo ou desabilitado. Por fim, você pode até receber uma solicitação para atualizá-lo visitando a Google Play Store.

Nesse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o Android System WebView. Confira:

O que é o Android System WebView?

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! - Foto: AC
Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: AC

O que é o Android System WebView? É um mecanismo de navegador da web integrado a um SO que possibilita a abertura de páginas da web dentro de apps. Dessa forma, você pode visualizar qualquer tipo de conteúdo da web com a ajuda do WebView. Assim, ele está presente no seu dispositivo Android desde o início e só precisa receber atualizações se / quando for necessário.

Este componente se baseia no mecanismo WebKit. Já a versão que faz parte do Android KitKat se baseia no Chromium, que é um navegador de código aberto.  O seu funcionamento é bem semelhante ao do navegador Chrome. Portanto, isso significa que ele carrega páginas da web da mesma forma que o Chrome ou Safari.

Além disso, o WebView é uma parte vital do Android Studio, um IDE para desenvolver apps Android. Este software permite que usuários com habilidades e conhecimentos de programação suficientes criem seus próprios navegadores, bem como outros apps que são semelhantes em formato ao feed de notícias ou apps de mensagens.

Para uma melhor compreensão de como a ferramenta funciona, vamos tomar o Instagram como exemplo. Se alguém enviar a você um link para um vídeo do YouTube, você pode assisti-lo dentro do app do Instagram, sem ter que abrir o site do YouTube ou app móvel.

Aqui está outro exemplo:

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! - Foto: BO
Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: BO

Imagine que você está navegando pelo feed do Facebook e se depara com uma postagem contendo um link para um artigo interessante. Ao clicar no link, uma guia interna com conteúdo da web será aberta. Este mini navegador  incorporado fornecido pelo WebView possui todos os recursos de um navegador completo, como visualização de texto, dimensionamento de conteúdo, pesquisa de texto e rolagem. Sem essa ferramenta, você teria que sair do app do Facebook e abrir o link em um navegador separado. Isso geraria mais ações demoradas – mude para um navegador, navegue pelas informações, feche o navegador e retorne ao seu app. Não é muito conveniente, não é?

Portanto, com o WebView instalado e atualizado em seu dispositivo, você economiza tempo e recursos de hardware que seriam desperdiçados ao iniciar separadamente um app de navegador da web. Além disso, ele também economiza bateria.

Este app quase sempre vem pré-instalado. No entanto, se não estiver (devido ao uso de firmware personalizado em seu dispositivo, por exemplo), você pode baixá-lo do Google Play.

Mas apartir do Android 7 (Nougat), a necessidade do Android System WebView foi eliminada. Dessa forma, os apps que têm a capacidade de processar links externos agora empregam a ajuda de mecanismos de renderização fornecidos por navegadores da web separados.

Eu preciso do Android System WebView?

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! - Foto: TN
Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: TN

A discussão sobre a questão “O que é o Android System WebView?” nos leva à nossa próxima consulta: “eu preciso do Android System WebView?” . Se você é um usuário regular do Android, já deve ter percebido que o SO decide isso por você.

Caso você tiver Android 6.0 (Marshmallow) ou anterior, é melhor deixar o WebView (para melhor desempenho). Mas se o seu smartphone for Android 7.0 (Nougat) ou superior, você não deve habilitá-lo, pois o Chrome lida com todas as responsabilidades do WebView.

Para desenvolvedores do Android 7.0+ que desejam fornecer a seus apps a capacidade de abrir e interagir com o conteúdo da web dentro dos próprios apps, o Android System WebView é uma parte crítica de seus projetos.  Primeiramente, a biblioteca WebView é habilitada e uma instância da classe WebView é criada. Em seguida, as permissões da web e o código WebView são adicionados ao arquivo de declaração do Android. Isso permite o lançamento de páginas da web dentro de apps.

Essas ações garantirão a integração dos recursos do navegador ao software que você criar. Dessa forma, eles permitirão a renderização de páginas da web e código JS.

Observe que só é aconselhável instalar o WebView manualmente (caso seu dispositivo não venha com ele por padrão) se você tiver um dispositivo que chegou em 2015 ou posterior, com Android 5.0 e superior. Caso contrário, você pode correr o risco de ser vítima de hackers que usam as menores falhas de código para obter acesso à memória do dispositivo.

Como você lida com o app?

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! - Foto: TN
Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: TN

Para dispositivos com Android 5.0 ou inferior, o Android System WebView era um componente integral do ambiente operacional. Dessa forma, ele só poderia receber atualizações junto com o próprio SO. Depois do Lollipop, no entanto, o WebView foi separado em um pacote de app individual e tornou-se possível implementar a atualização do sistema Android WebView usando o Google Play. Graças a isso, os usuários do Android 7.0 e superior também podem baixar e instalar o app em seus dispositivos.

Como um todo, a ferramenta é considerada muito intensiva em recursos, consumindo uma parte significativa da RAM e afetando o desempenho geral do SO. Essa é outra razão pela qual ele não está integrado nas versões mais recentes do Android.

Posso desinstalar o Android System WebView?

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: SG

Não é incomum desejar limpar espaço de armazenamento e liberar RAM em seu dispositivo. Portanto, se você não sabe para que serve um determinado app e não o está usando, faria todo o sentido não querer que ele fosse instalado em seu dispositivo.

Então, você deve desinstalá-lo?

Aqui está a resposta para a pergunta: “Posso desinstalar o Android System WebView?”

Se este app foi pré-instalado em seu celular ou tablet, não há meios comuns para removê-lo, pois é um app do sistema (conforme discutido na seção “O que é Android System WebView?” ). O melhor que você pode fazer é desativá-lo. Dessa forma, o “Gerenciamento de Aplicativos” pode apenas ajudá-lo a limpar o cache e os resíduos de dados, excluir atualizações e parar ou desativar a ferramenta. Não há opção de exclusão.

Os especialistas não recomendam desativar ou excluir este app, a menos que seja absolutamente necessário, porque vários outros apps não seriam capazes de funcionar adequadamente sem ele. Apps como clientes de redes sociais, utilitários relacionados ao clima e certos mensageiros podem funcionar incorretamente. Livrar-se completamente do WebView só é possível fazendo o root em seu dispositivo. No entanto, esse é um processo arriscado que pode afetar negativamente o desempenho do dispositivo.

Usuários de celulares antigos

Um usuário comum pode pensar: “Por que devo desligá-lo?” É muito importante que esses usuários percebam o seguinte: para versões mais antigas do Android, as atualizações de componentes individuais do sistema não estão mais sendo lançadas. Portanto, não há correções para vulnerabilidades recém-descobertas (principalmente no Android 4.3 e 4.4). Isso, por sua vez, aumenta o risco de comprometer a segurança do seu dispositivo móvel.

Portanto, se você tiver um dispositivo mais antigo que não receberá atualizações para versões mais recentes do SO, pode desativar ou desinstalar todos os apps não críticos do sistema, incluindo o Android System WebView.

Como ativar o Android System WebView em versões mais recentes do SO Android?

Android System Webview: veja o que é e para o que serve! – Foto: GC

Se quiser usar o Android System WebView nas versões 7.0 e superiores, você precisará fazer o seguinte:

  1. Primeiramente, desinstale ou desative todos os navegadores da web;
  2. Em seguida, baixe a versão mais recente do sistema Android WebView do Google Play.
  3. Por fim, abra qualquer app que processe links externos.

Verifique se o appWebView funciona conforme o esperado (observe que se você reinstalar / ativar qualquer navegador da web, o WebView será desativado de forma automática).

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!