Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Android 10 é um software incrivelmente poderoso e capaz. Lançado em setembro de 2019, ele trouxe algumas mudanças importantes para um dos sistemas operacionais mais populares da atualidade. Dessa forma, mesmo após quase um ano do seu lançamento ainda vale a pena discutir as mudanças até hoje – incluindo permissões renovadas, modo escuro e muito mais.

Veja também tudo o que sabemos sobre o Android 11!

Mesmo com o Android 11 muito próximo de seu lançamento, a atualização do ano passado continua forte, à medida que continua chegando aos celulares em todo o mundo. Portanto, caso você esteja interessado em aprender tudo sobre os vários recursos do Android e para quais dispositivos ele está disponível, continue lendo abaixo!

Antes do seu lançamento, havia inúmeras especulações sobre o nome do Android Q. Desde o Android 1.5 Cupcake, todas as versões do Android têm um saboroso nome de sobremesa para acompanhá-lo. Com o Android Q, no entanto, as coisas mudaram. Dessa forma, o Google mudou o esquema de nomeação para algo numérico e mais simples. Como tal, o nome oficial do Android Q é simplesmente “Android 10.”

Pela primeira vez desde 2014, o Google atualizou a aparência da marca Android, consistindo em um logotipo redesenhado que apresenta de forma destacada uma cabeça de robô verde. Sempre que você vir o texto do logotipo do Android, também verá esse pequeno robô.

Embora seja legal ver que o Google está focando tanto no amigo robô do Android, sua cabeça é a única parte que aparece. Dessa forma, o resto do corpo do robô deve desaparecer.

O Android como sistema operacional é o mesmo, mas sua imagem é drasticamente diferente de antes. O logotipo é mais limpo e divertido, enquanto os nomes das sobremesas são substituídos por números.

O popular botão “Voltar” desapareceu

Principais funções do Android 10 – Fonte: Android Central

 O botão voltar, um item básico de navegação do Android, saiu oficialmente com o Android 10. Seguindo a navegação baseada em gestos do Pie, que manteve o botão “Voltar”, o Android 10 apresenta um método de navegação totalmente baseado em gestos. Por exemplo, deslizar para cima volta para a interface inicial, deslizar para cima e segurar mantém o menu multitarefa.

Essa é uma grande mudança para a navegação Android, mas se você ainda não está pronto para se comprometer com 100% de gestos, não precisa.

Além da nova navegação por gestos, o Android 10 também permite retornar ao sistema de dois botões do Android Pie e à matriz tradicional de três botões. Se você comprar um telefone com Android 10 disponível imediatamente, poderá voltar ao layout de três botões.

Agora existe um modo escuro em todo o sistema!

Principais funções do Android 10 – Fonte: Android Central

Depois de anos implorando, o Android 10 é lançado com um tema escuro em todo o sistema que pode ser ativado e desativado a qualquer momento através de uma alternância das Configurações rápidas.

Melhor ainda, o Google também criou uma nova API que os desenvolvedores podem usar para que seus aplicativos passem para um tema escurto também quando o sistema está ativado.

Esse é um dos recursos que esperamos ano após ano. Portanto, sua inclusão no Android 10 foi muito importante.

Nova legenda ao vivo

Principais funções do Android 10 – Fonte: Android Central

As legendas são cruciais para as pessoas surdas e com deficiência auditiva entenderem o que está sendo dito em um vídeo, podcast, jogo ou qualquer outra forma de mídia onde as palavras são ditas. Dessa forma, para garantir que elas estejam disponíveis em praticamente qualquer lugar, o Android 10 vem com um recurso chamado “Legenda ao vivo”.

A Live Caption é capaz de fornecer legendas em tempo real para praticamente qualquer coisa no telefone onde alguém esteja falando, e a melhor parte é que isso acontece localmente no dispositivo. Em outras palavras, nenhuma conexão à Internet é necessária.

Você pode ativar o Live Caption através das configurações de acessibilidade do Android 10 e para muitos usuários, essa adição é de extrema importância.

Grandes mudanças para permissões

A privacidade é uma preocupação maior do que nunca e com o Android 10, o Google implementou alguns novos recursos para permissões de aplicativos, a fim de ajudar você a entender melhor e ter mais controle sobre o que exatamente os aplicativos do seu telefone têm acesso.

Os aplicativos que solicitam sua localização revelam um novo pop-up perguntando se você deseja conceder acesso à localização o tempo todo, apenas quando o aplicativo está sendo usado ou não.

IU de permissões do Android 10
Principais funções do Android 10 – Fonte: Google

Além disso, o Google fez o seguinte comentário sobre essa mudança no Android 10:

Dá aos usuários ainda mais controle sobre aplicativos, controlando o acesso a arquivos compartilhados. Dessa forma, os usuários poderão controlar o acesso dos aplicativos, às coleções de Fotos e Vídeos ou Áudio por meio de novas permissões de tempo de execução. Para downloads, os aplicativos devem usar o seletor de arquivos do sistema, que permite ao usuário decidir quais arquivos de download o aplicativo pode acessar.

Página de informações do aplicativo para Android 10
Principais funções do Android 10 – Fonte: Android Central

A página “Uso de permissões” em Configurações foi completamente reformulada para mostrar quais permissões estão sendo usadas e por quantos aplicativos. Além disso, existe a opção de filtrar por permissões para ver quais aplicativos estão usando determinadas permissões e uma nova interface de usuário para o “Aplicativo informações”.

Um menu de compartilhamento melhorado

Principais funções do Android 10 – Fonte: Google

O menu de compartilhamento do Android tem sido uma bagunça por um tempo. A funcionalidade principal é boa, mas é lenta se for aberta regularmente, independentemente do telefone que você está usando. Felizmente, o Android 10 resolve isso. Em uma postagem no blog, o Google observou que “a interface do usuário do compartilhamento pode carregar instantaneamente quando é aberta”, pois os atalhos são “feitos com antecedência”.

Falando em compartilhar, o Android 10 também apresenta algo chamado “Compartilhando Atalhos”. Um atalho de compartilhamento permite que os desenvolvedores criem uma nova opção no menu de compartilhamento que compartilhará um arquivo/foto/áudio e outros em uma parte específica de outro aplicativo muito mais rápido do que antes.

Melhor suporte para telefones dobráveis

2019 foi o ano em que os telefones dobráveis ??finalmente chegaram ao mercado e para garantir que a experiência desses novos dispositivos fosse muito boa, o Android 10 foi otimizado pelo Google, com recursos e experiências específicos para aparelhos dobráveis.

De acordo com o Google:

Para ajudar seus aplicativos a aproveitar esses e outros dispositivos de tela dobrável, fizemos várias melhorias no Android Q, incluindo alterações no “onResume” e “onPause” para oferecer suporte a vários aparelhos e notificar seu aplicativo quando ele estiver focado. Também alteramos o funcionamento do atributo manifesto “resizeableActivity”, para ajudar a gerenciar como o aplicativo é exibido em telas grandes e dobráveis.

Essas mudanças foram obviamente destinadas aos desenvolvedores, mas no final, ajudaram o Android 10 a ser otimizado corretamente para dobráveis ??de todas as formas e tamanhos.

O Android 11 será lançado antes que você perceba

Android 11 Hero
Principais funções do Android 10 – Fonte: Joe Maring / Android Central

Se você está usando o Android 10 desde o primeiro dia, recentemente recebeu a atualização no seu telefone ou ainda está esperando sua chegada, precisamos falar sobre o Android 11, que está chegando em breve.

O Android 11 existe atualmente como uma prévia do desenvolvedor, mas em junho, o Google abrirá a versão beta pública para mais pessoas testarem o novo software. Então, em algum momento do terceiro trimestre, a versão final será lançada.

Provavelmente há mais no Android 11 do que o que vimos até agora, mas neste momento, parece uma atualização bastante modesta. As permissões de atualização do Google mais uma vez foram alteradas, há um gravador de tela embutido e há mais esforços para adaptar o Android a vários tipos de telefones dobráveis.

Fonte: Android Central

Gostou? O que você acha do Android 10? O que espera no Android 11? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar abaixo!