Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Podemos dizer sem sombra de dúvida que o Modo Continuum é o grande diferencial do Windows 10 Mobile da Microsoft frente a imensidão de smartphones disponíveis hoje no mercado. Hoje, nenhum deles oferece algo semelhante, até porque o Windows 10 se mostrou ser praticamente a única plataforma capaz de oferecer uma experiência real e funcional da chamada “Convergência de plataformas”.

Até o ano passado muitos poderiam dizer que o Continuum nada mais era do que uma cópia do Ubuntu Convergence, da Canonical, isso porque o ambiente gráfico Unity 8, que tem funcionalidades idênticas, vem sendo trabalhado há tanto tempo quanto o Continuum, porém, mesmo sendo semelhantes, são coisas diferentes. Além do que, não há nem como comparar o potencial de abrangência do Continuum via Windows 10 com o Ubuntu Convergence via versões do Linux.

Sabendo disso e das demais possibilidades que o Continuum tem a oferecer, vários especialistas da área concordam e afirmam que o Continuum do Windows 10 Mobile influenciará todo o mercado de smartphone em 2017.

“O meu telefone ou meu phablet ou um pequeno tablet poderá ser o meu principal computador, como também meu mecanismo de armazenamento e conectividade”, disse Patrick Moorhead, presidente e principal analista da Moor Insights and Strategy, Ele ainda disse: “Eu acho que veremos uma versão para o Android disso”.

Jack Narcotta, analista sênior da TecTechnology Business Research, por exemplo, vê em produtos tais como o HP Elite X3, um dispositivo híbrido, que ele chamou de “um legítimo dispositivo Windows “, e isso seria um grande indicador de que o Windows poderia dar um novo impulso ao mercado mobile.

“… proporcionando um design de referência para mostrar como um dispositivo deve ser”, disse Narcotta. “Sim, você pode falar sobre ele, mas ele não é um smartphone. Sim, você pode usá-lo como um tablet, mas ele não é um tablet. Sim, você pode usá-lo como um PC, mas ele não é apenas um PC. “

Narcotta notou que tudo gira em torno da consistência da experiência.

“Ele não tem de ser um smartphone; ele poderia ser um Chromebook, ele poderia ser um pequeno PC, [mas] é preciso ter a certeza de que a experiência do usuário será a mais consistente possível [é crucial] “, completou Narcotta.

Michael Finneran, principal analista da DBRN Associates, observou que o mercado de smartphones precisava de um novo motivador de crescimento.

smartphones-2016

“A maior parte do mercado de smartphones está estagnada (ou abrandada)”, disse Michael Finneran, diretor da DBRN Associates. “Eu olho para eles como se olhasse para um planalto (ou platô). Os novos recursos se resumem a mais megapixles nas câmeras”.

Moorhead acredita que o Continuum for Phones terá um papel muito maior em 2017, e parece provável que outros sistemas operacionais móveisa optem por usar a mesma ideia.

“[É] um pouco irônico que os PCs possam alimentar algum desenvolvimento no espaço móvel, em vez de dispositivos móveis influenciarem o que acontece no mercado de PCs”, concordou Moorhead.

HP Elite X3 dock station PC notebook

Há várias coisas interessantes na fala de muitos desses analistas, mas todos concordam que o Continuum for Phones do Windows 10 poderá mudar drasticamente o mercado de smartphones no ano que vem trazendo para fora uma nova categoria de telefones.

Estaria assim o plano de Satya Nadella se concretizando? Seria 2017 o momento perfeito para introduzir um novo telefone que pudesse explorar intensamente essa funcionalidade? Um telefone que pudesse servir de modelo para os demais? Seria 2017 o fim da era iPhoniana?

Fonte: mspoweruser