Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A RTX 3080 está junta com uma CPU Ryzen 9 e uma tela de 360 ??Hz com resultados excelentes

O mais recente Asus ROG Strix Scar 17 empurra alegremente contra essa tendência de maturidade. É descaradamente um laptop para jogos. Com todo o design gregário que você esperaria, e também bloqueia e carrega alguns dos hardwares mais poderosos do mundo dos laptops.

Borderlands 3 está fazendo crossplay em qualquer lugar, menos no PlayStation!

Os gráficos vem da GeForce RTX 3080 com 6.144 núcleos CUDA e 16 GB de memória, e estamos sempre satisfeitos em ver um AMD Ryzen 9 5900HX – em testes anteriores, tem sido o processador de laptop mais poderoso que o dinheiro pode comprar. oferece uma tela de 360 ??Hz e muitos LEDs RGB.

Este tipo de hardware para jogos não sai barato – o modelo ROG Strix que testamos custa gritantes $ 2.999. E quando você está colocando esse tipo de poder dentro de um notebook, há muitas outras considerações, também, como desempenho térmico e vida útil da bateria.

Recursos e Design

A primeira coisa que você notará sobre o ROG Strix Scar é a abundância de LEDs RGB. Como nos modelos anteriores, a borda frontal tem uma faixa de iluminação de seis zonas e o teclado tem retroiluminação RGB por tecla. Novo para este ano é uma das instalações de LED RGB mais surpreendentes que vimos em um laptop para jogos e ajuda o Asus a se destacar.

Em outro lugar, o Scar continua a extravagância. Um lado da tampa tem um logotipo com efeito cromado com mais LEDs RGB e o outro tem um padrão pontilhado que indica ROG se você vê-lo do ângulo correto. Uma grande faixa da base e um painel do mesmo plástico cobre uma extremidade do ângulo reto, e a Asus inclui alguns painéis de reposição em cromo e plástico preto.

O Asus parece um laptop clássico para jogos, mas em outras áreas, o Scar também segue aquele projeto familiar – para o bem e para o mal.

Positivamente, ele tem engastes de tela fina e uma quantidade razoável de acesso interno.Use uma chave de fenda Phillips para remover a base e você encontrará dois conectores M.2 e dois slots de memória, embora sua configuração afete o quanto está vago.

Negativamente, o Scar pesa cerca de 6 libras e tem 27,5 mm de espessura, por isso é um grande obstáculo para uma máquina – notas rivais de 17,3 “são geralmente mais finas. O metal ao redor do teclado é um pouco como um imã de impressão digital. um pouco inconsistente: a tela é robusta, mas há movimento no deck do teclado e é muito fácil flexionar a base por baixo. O Asus é forte o suficiente para suportar viagens frequentes em uma mochila e a vida pela casa, mas não é perfeito.

A gama de recursos também pode ser um pouco misturada. No lado esquerdo, você tem duas portas USB 3.2 Gen 1 e um conector de fone de ouvido e, na parte traseira, tem outro conector USB completo junto com um USB 3.2 Porta Gen 2 Type-C que suporta DisplayPort e 100 W. Há uma saída HDMI 2.0b aqui também, mas essa versão do conector não suporta saídas de 8K.

Mas é só para conectividade – o Scar não tem webcam, leitor de cartão ou leitor de impressão digital e não há portas USB mais rápidas. O chipset AMD do Scar também significa que não há suporte para Thunderbolt. O site da Asus diz que isso laptop inclui uma webcam 1080p externa, mas nosso exemplo não tinha uma e os sites de varejo não as listam.

O único recurso no lado direito do sistema é o slot Asus Keystone II. É um entalhe que contém um pequeno dispositivo RFID chamado Keystone. Quando conectado, o Keystone pode ativar configurações personalizadas, iniciar um conjunto personalizado de aplicativos ou configurações ou acionar uma unidade de armazenamento criptografada. É um truque.

O Scar deste ano tem um novo teclado. É um dos poucos laptops com interruptores opto-mecânicos e os botões têm um decente 1,9 mm de curso e um tempo de resposta de 0,2 ms com atraso de debounce zero. O layout é decente, com botões extras para alterando o volume do alto-falante e as velocidades do ventilador, e abrindo o aplicativo Asus Armory Crate, ele tem teclas de cursor em tamanho real e um teclado numérico. O único problema é que o teclado numérico é mais curto, o que significa que não há PgUp, PgDn dedicado, Botões Home ou Excluir.

O teclado é excelente: incrivelmente rápido, com uma sensação de clique e saltitante. Esses botões são mais rápidos e resistentes do que qualquer um que você encontrará em uma unidade chiclet, e este é um dos melhores teclados que você encontrará em qualquer notebook para jogos no momento.

O teclado é mais alto também, então um teclado chiclet convencional será melhor se você preferir um dispositivo com um toque mais suave.

O trackpad é grande e suave, mas qualquer pessoa interessada em jogos deve conectar um mouse adequado. Os botões têm velocidade moderada, mas seu clique é mais lento e esponjoso do que um mouse decente. Para disparar acidentalmente ao usar o teclado.

Acima do teclado está a impressionante tela de 17,3 “. O modelo que analisamos usa um painel IPS 1080p com uma taxa de atualização de 360 ??Hz, sincronização adaptável e um tempo de resposta de 3 ms. Esse é o tipo de especificação que irá lidar com qualquer cenário de jogo.

Fiel à forma, o painel do Scar corta qualquer tarefa, com um jogo suave como a manteiga em títulos de esportes eletrônicos em ritmo acelerado e experiências para um jogador de alta qualidade.

Possui níveis de qualidade impressionantes. O nível de brilho de 319cd / m2 combina com um ponto preto de 0,24cd / m2 para fornecer uma relação de contraste de 1.329: 1, que é sólida como uma rocha para um painel IPS – isso significa que você está conseguindo profundidade e nuances impressionantes sem cores supersaturadas.

A tela da Asus também tem um Delta E fantástico de 1,25 e uma temperatura de cor de 6.476 K. Ambos são excelentes e garantem que as cores sejam exibidas com precisão. A tela também é consistente: testes de uniformidade ilustraram que o painel só perdeu cerca de 5 % da intensidade da luz de fundo na maioria dos setores, para que as imagens não sejam distorcidas. O painel do Scar renderizou 97,6% da gama sRGB a 102,1% do volume, por isso renderiza quase todas as tonalidades de que você precisa sem supersaturação.

A tela tem apenas pequenos problemas. Seu nível de brilho é bom o suficiente para jogos em ambientes internos, mas não é alto o suficiente para jogos ou trabalho em ambientes externos. Ele também não pode renderizar os gamuts Adobe RGB ou DCI-P3, então jogos HDR e certas cores -cargas de trabalho sensíveis não são viáveis ??aqui.

Os alto-falantes são excelentes, com graves impressionantes, clareza de médio alcance e tons agudos que são vibrantes sem serem diminutos. Há um bom equilíbrio e profundidade dos pares de alto-falantes de 4W e tweeters de 2W, e este kit de áudio é facilmente bom o suficiente para jogos e mídia – e muito melhor do que a maioria dos hardwares de áudio de laptop.

Desempenho do Asus ROG Strix Scar G733

O RTX 3080 desta máquina usa os habituais 6.144 núcleos CUDA e a fantástica arquitetura Ampere, e a Asus implantou a versão mais robusta da placa com 16 GB de memória GDDR6 que roda a 14 Gbps. Cobrimos essa GPU com mais detalhes em nossa análise, mas em além de todas as atualizações de geração que discutimos, você vai querer saber que a Asus está executando o RTX 3080 neste laptop com níveis de consumo de energia entre 115W e 130W, com Dynamic Boost 2.0 fornecendo o último. Esses são números robustos, embora o RTX O núcleo de 3080 laptop pode teoricamente atingir um pico de 165W

O hardware gráfico de última geração fica ao lado de um AMD Ryzen 9 5900HX. É um impressionante chip de laptop com design de 8 núcleos / 16 threads e arquitetura Zen 3, e tem base teórica e velocidades de aumento de 3,3 GHz e 4,6 GHz.

A especificação completa com 32 GB de DDR4 de 3.200 MHz de canal duplo e uma matriz RAID 0 que usa dois SSDs Samsung PM981 de 1 TB. Você obtém 1,84 TB de espaço formatado junto com velocidades de leitura e gravação excelentes de 6.964 MB / se 5.650 MB / s, que é excelente para criação de conteúdo e tempos de carregamento rápidos – mas RAID 0 significa sem redundância de dados.

A conectividade vem de banda dupla 802.11ax sem fio, Bluetooth 5.1 e Gigabit Ethernet. É decepcionante que não haja 2,5 Gbps ou 10 Gbps Ethernet nesta máquina. Esta especificação é a mesma do Asus Zephyrus Duo GX551 que analisamos em fevereiro. Não não quero mexer muito com uma coisa boa.

Se você gostaria de uma análise mais aprofundada dos componentes principais, então você está com sorte: já cobrimos o núcleo do laptop Ryzen 9 5900HX e GeForce RTX 3080 em análises dedicadas separadas.

O Scar’s RTX 3080 é impressionante. Em Assassin’s Creed Valhalla, a média foi de 76,3 fps e atingiu Far Cry New Dawn a 94,9 fps. Em Red Dead Redemption 2 a média foi de 93,9 fps e em Shadow of the Tomb Raider obteve excelentes 111,5 fps e depois atingiu 85,9 fps com o ray tracing ativado. No Rainbow Six Siege com configurações médias e 1080p, a GPU entregou uma média de 235 fps.

Game Benchmarked 1080p Ultra settings (min/average FPS)
Far Cry New Dawn   72.4 / 94.9
GTA V 81.9 / 116.8
Shadow of the Tomb Raider    77.1 / 111.5
Red Dead Redemption 2       61.3 / 93.9
Assassin’s Creed Valhalla       53.6 / 76.3
Borderlands 362.6 / 92.3

Configurações testadas: Far Cry New Dawn 1080p ultra, GTA V 1080p max 4xMSAA, Shadow of the Tomb Raider 1080p High SMAATx2, Red Dead 2 1080p High, vulkan, no aa, af16x, Valhalla 1080p Very High, Borderlands 3 1080p Ultra DX11 nevoeiro/meio ssr.

Esses são resultados tremendos, o que significa que a 1080p este laptop reproduz qualquer coisa, incluindo títulos com traçado de raio. Há potência suficiente para jogar jogos difíceis para um único jogador com taxas de quadros superiores a 60 fps de forma consistente. Registramos taxas de quadros mais rápidas do que 60 fps quando aumentamos esses jogos para suas configurações gráficas mais desafiadoras também, então você tem muito espaço no futuro.

O RTX 3080 também pode lidar com jogos de esportes nas taxas de quadro exigidas pela tela de 360 ??Hz, especialmente se você estiver disposto a deixar de lado a aparência. Se você deseja fazer a saída para fones de ouvido VR e telas de 4K, este laptop pode lidar com isso, também, mas você pode ter que diminuir um pouco as configurações da GPU para garantir um desempenho consistente e uniforme.

Sem surpresa, há pouco entre este Asus e a máquina de tela dupla que analisamos no início do ano: o Scar é um pouco mais rápido, sem dúvida graças às atualizações de driver e melhorias de software. O RTX 3080 em nossa análise aprofundada foi ligeiramente mais rápido do que este laptop, mas a máquina MSI naquele artigo rodou seu RTX 3080 em TDPs entre 135 W e 155 W. E, finalmente, não espere que o RTX 3080 do laptop seja compatível com a placa de desktop – a GPU do laptop é cerca de 25% mais lenta em média.

Todas as pontuações que mencionamos até agora usaram a configuração de energia do Modo de Desempenho da Asus, que é a opção padrão da máquina. Como acontece com a maioria dos notebooks para jogos Asus, você também tem as opções Windows, Silent e Turbo para implantar.

No Modo de desempenho, a GPU funciona a cerca de 1.400 MHz. Ativar o Modo Turbo aumenta essa velocidade para cerca de 1.500 MHz durante os jogos. Em termos do mundo real, esse pequeno aumento de velocidade não se traduz em muito desempenho extra – o laptop tinha alguns quadros mais rápido em alguns jogos, mas é isso. A opção do Windows reduziu a velocidade da GPU para pouco menos de 1.400 MHz, o que reduziu a velocidade em alguns quadros.

A opção mais interessante é o Modo Silencioso, que vê o pico da GPU em cerca de 1.100 MHz durante o jogo. E embora o Asus não seja perfeitamente silencioso, ele quase não faz barulho – é extremamente silencioso. Impressionante, em nossos testes de jogo no Modo Silencioso O Asus funcionou a 60 fps suaves, o que significa que você pode jogar jogos para um jogador em uma taxa de quadros sólida e quase sem ruído. Para uma jogabilidade bem equilibrada e fluida, esta é uma escolha excelente.

Ao executar jogos no modo Performance, o Scar produz 45 db de ruído do ventilador. Isso não é horrível – não mais alto do que outros notebooks para jogos, um pouco mais silencioso do que o GX551 e suave o suficiente para que os alto-falantes ou fones de ouvido abafem o ruído. No modo turbo Gostamos de como o Asus se comportou no Modo Silencioso: seu nível de ruído de pico de 32db quando os jogos são quase inaudíveis.

Também não tivemos problemas com as temperaturas do GPU – nos benchmarks mais exigentes, o núcleo gráfico atingiu um pico de 85 graus, o que é administrável.

O processador escolhido aqui é ótimo para criação de conteúdo, trabalho criativo e multitarefa. É brilhante também em tarefas de thread único e supera consistentemente o silício da Intel, ao mesmo tempo que oferece uma pequena vantagem sobre laptops mais acessíveis com o Ryzen 7 5800H.

O 5900HX no Asus não foi tão rápido quanto o chip no laptop XMG que usamos em nosso teste de CPU. Nos testes single e multi-core do Cinebench R20, o Asus retornou resultados de 559 e 4.824 – ambos estão marginalmente atrás desse CPU e um pouco à frente do 5800H. Foi um pouco mais lento do que o CPU analisado no Blender com um resultado geral de quatro minutos e dezenove segundos, e nos testes de compressão e descompressão 7-Zip entregou velocidades de 48,72 MB / s e 689,02 MB / s, com ambos os resultados alguns megabytes atrás do XMG.

No teste de aplicação do PCMark 10, o Asus pontuou 14.055, o que foi marginalmente melhor do que o 5900X e 5800H analisados, mas a pontuação Essentials do Scar de 10.412 foi mais lenta do que ambos, embora por uma pequena distância. marcou 1,31. Isso está um pouco atrás do 5900HX baseado em XMG e no mesmo nível do 5800H.

Esta pode não ser a melhor implementação do Ryzen 9 5900HX, mas ainda é um ótimo chip e ainda bate tudo que a Intel pode oferecer até que possamos testar as novas CPUs de desempenho de 11ª geração da empresa.

As velocidades de clock explicam a ligeira disparidade de desempenho. No modo de desempenho padrão do Scar, a CPU atingiu o pico de 4,5 GHz em tarefas de thread único e 4,2 GHz em benchmarks multi-core, com a figura anterior um pouco mais lenta do que a velocidade teórica da CPU. Ativando o Turbo O modo viu o Asus atingir o nível com nosso 5900HX em testes de múltiplos núcleos, mas não fez muita diferença para o desempenho de um único núcleo.

O Modo Silencioso atingiu o pico da CPU de 2,8 GHz, o que afeta o desempenho – seu resultado Cinebench caiu para 4.049. Mas se você estiver lidando com cargas de trabalho diárias, isso é o suficiente. A opção Windows funcionou como uma casa intermediária entre os Modos Silencioso e Desempenho, com CPU com pico de 4 GHz.

Ao executar benchmarks de trabalho no modo Performance, o nível de som do Scar de 39db é decente e facilmente gerenciável, e era silencioso no modo silencioso. No modo Turbo e ao executar benchmarks de trabalho, o Asus aumentou para cerca de 55db, o que é extremamente alto. E, no Modo Turbo, a temperatura da CPU atingiu um pico de 95 ° C.

Com as temperaturas do CPU mantidas abaixo de 90 ° C e os níveis de ruído mais gerenciáveis ??em todas as outras opções de desempenho, o Modo Turbo não vale a pena. Como em nossos testes de jogos, ele oferece um pequeno benefício junto com cargas de ruído e calor extras.

Felizmente, o exterior do Asus permaneceu bem legal, não importando os benchmarks ou a opção de desempenho. O painel da base e a área acima do teclado apenas esquentaram um pouco, e apenas um pouco de ar quente saiu pelas laterais. Do lado de fora, é um atestado de saúde melhor do que a maioria dos laptops para jogos.

E, como de costume, não espere muita bateria deste portátil para jogos. Quando você está jogando, não importa o que faça com os modos de desempenho e o nível de brilho, você não obterá mais do que 90 minutos desta máquina – e o desempenho da GPU é restrito ao usar a bateria.

Se você forçar o hardware enquanto trabalha, o Asus dura menos de três horas. Na melhor das hipóteses, conseguimos entre 6 e 7 horas de longevidade com este laptop, mas foi quando a máquina lidou com tarefas simples, como navegar na web e executar o Office Ferramentas.

O Asus que testamos é o modelo topo de linha. Felizmente, especificações mais acessíveis também estão disponíveis. A versão de $ 2.199 desse sistema cai para um RTX 3070 e reduz pela metade o tamanho do SSD, e usa uma tela com 2.560 x 1.440 resolução E uma taxa de atualização de 165 Hz, por isso é mais nítida.Há uma máquina de $ 2.699, também, que emparelha a tela de 1440p com um RTX 3080. Todos esses usam o Ryzen 9 5900HX.

Você também pode obter uma máquina com display 1440p e RTX 3080 ou 3060 dentro de um corpo de 15,6 “a partir de US $ 1.599 se desejar algo menor. Basta pesquisar o G533 em vez do G733.

Para quem é isso?

Parece que muitos laptops de jogos que você pode comprar agora estão quase com vergonha de si mesmos – eles tentam amontoar hardwares de última geração dentro de designs que parecem mais adequados para a sala de reuniões.

Este mais recente Asus ROG Strix Scar 17 “não é assim. Esta máquina abraça suas origens de jogos, com muitos LEDs RGB e logotipos, e apóia o design arrojado com desempenho impressionante em áreas-chave.

O RTX 3080 vai lidar com qualquer tarefa de jogo em 1080p: ele tem o grunhido para jogos single-player de alta qualidade, com traçado de raio, junto com o modo silencioso inteligente que visa o desempenho de 60fps e executa qualquer título de esporte eletrônico nas velocidades adequadas. não funciona bem na velocidade máxima, mas ainda é excepcionalmente rápido e pode assumir tarefas difíceis de criação de conteúdo.

A tela torna os jogos fantásticos, os alto-falantes são ótimos, o teclado opto-mecânico é ágil e robusto e a matriz RAID é rápida. O Asus também tem um desempenho térmico decente – há casos ocasionais em que é notavelmente alto ou quente, mas esses são raros.Para a maior parte, o G733 é mais frio e mais silencioso do que seus predecessores e outros laptops de sua classe.

Claro, existem certas áreas onde este laptop para jogos – como muitos outros – vacila. A vida útil da bateria não é ótima, mas os laptops para jogos nunca têm muito a oferecer nesse departamento. O Asus perde recursos como uma webcam, leitor de cartão, E leitor de impressão digital. A tela não pode exibir conteúdo HDR ou Adobe RGB, o trackpad é apenas médio e o Asus é razoavelmente robusto, mas grosso e pesado também. E, claro, esta máquina de última geração não sai barata.

Os problemas e compromissos significam que o Asus não será adequado para todos, especialmente se você precisa de uma máquina para trabalhar e também para se divertir. Mas se você quer um notebook grande que absolutamente acerta os jogos, então o mais recente ROG Strix Scar 17 se encaixa – é ousado, rápido e poderoso.

Fonte: techspot

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!