Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Sabe a falha de segurança conhecida como Spectre? Sim, aquela mesma que afetou praticamente todos os processadores da Intel e também os da AMD. Até hoje as fabricantes de chips tentam conter a falha. Eles tem investido em patches de segurança e novas firmwares, tudo no intuito de dificultar a exploração da falha para capturar dados de usuários.

Ontem (10), a AMD liberou novos patches de segurança e novas firmwares para dispositivo com Windows 10. O objetivo é justamente aprimorar a segurança dos dispositivos

O anúncio foi feito pelo seu CTO Mark Papermaster, e foi publicado junto com a atualização mensal de segurança Patch Tuesday, da Microsoft. O texto mostra como as falhas Meltdown e Spectre podem ser complexas. Os updates desta semana do Windows 10 incluem código contendo mitigações contra a segunda variação do Spectre para o sistema operacional – assim como uma atualização do Windows liberada em janeiro protegia os usuários da primeira variante da Spectre.

“Para usuários do Microsoft Windows. Essas atenuações exigem uma combinação de atualizações de microcódigo do processador de nossos parceiros OEM e da placa-mãe, bem como a execução da versão atual e totalmente atualizada do Windows. Para usuários de Linux, a AMD recomendou mitigações para que o GPZ Variant 2 fosse disponibilizado para nossos parceiros Linux e tenha sido liberado para distribuição no início deste ano. Disse parte do comunicado oficial da AMD.”

O ruim dessa história é que as algumas melhorias liberadas pela AMD não podem ser baixada diretamente pelo usuário comum. A AMD liberou todas as otimizações para suas parceiras fabricantes do hardware, então, será preciso esperar pela liberação de atualizações da parte das OEMs.

Maiores informações podem ser obtidas neste link aqui. Lembrando que os processadores da AMD não estão sujeitos a vulnerabilidade conhecida como Meltdown.