Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se nas últimas semanas você estava fora do planeta terra, não deve saber que recentemente uma grave vulnerabilidade foi descoberta em processadores da Intel, AMD e até em ARM. Chamada de Spectre, essa uma falha segurança tem atormentado a vida de programadores e fabricantes de hardwares pelo mundo a fora.

Cada empresa tem se protegido das falhas do jeito que pode. A Microsoft, por exemplo, já liberou um patch para o Windows 10 que tem o intuito de minimizar a vulnerabilidade, porém, tal patch trouxe consequências para o Windows e você pode conferir tudo isso aqui. 

A Apple, Google e outras empresas também estão correndo para resolver as pendências, mas hoje vamos falar das ações que AMD está tomando para conter a vulnerabilidade Spectre em seus chiips.

Inicialmente a AMD negou que as falhas afetassem seus chips, porém, pouco tempo depois foi preciso admitir que o buraco era bem mais embaixo… pois, eles podem não sofrer com a falha conhecida como Meltdown, porém, não estão imunes quanto a spectre, que é a mais grave das duas. Agora, a AMD está disponibilizando atualizações de firmware para os proprietários de modelos da Ryzen e da EPYC nesta semana, e a empresa planeja atualizar os processadores mais antigos “nas próximas semanas”.

Como a Intel, essas atualizações de firmware serão fornecidas aos fabricantes de PCs e serão de responsabilidade dos fornecedores distribui-las para garantir que os clientes as recebam. A AMD não deixou claro se haverá impactos no desempenho da máquina após a aplicação dessas atualizações de firmware, nem se os servidores que usam processadores EPYC serão impactados ou não.

Ainda sobre isso, a Microsoft já chegou a divulgar algumas informações juntamente com a Intel sobre a queda de desempenho esperada após a instalação do mais recente patch do Windows (veja mais detalhes aqui). Acho que seria mais prudente e transparente se a AMD fizesse o mesmo…

A AMD também revela que a arquitetura Radeon GPU não é impactada pela specter muito menos pela Meltdown, simplesmente porque essas GPUs “não utilizam a execução especulativa e, portanto, não são suscetíveis a essas ameaças”. A AMD diz que planeja emitir novas declarações à medida que continua desenvolva atualizações de segurança para seus processadores.

GPUs da AMD estão a salvo das falhas

De qualquer maneira, se você tem uma máquina com um chip da AMD, prepare-se, pois, em breve haverá uma atualização de firmware do seu processador.

Fonte: The Verge