Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quinze dias atrás, a AMD reconheceu o aumento das reclamações em torno de desconexões USB esporádicas em placas-mãe X570 e B550. Eles tiveram engenheiros trabalhando no problema desde então, mas sem sucesso: por enquanto, a orientação oficial da AMD é empregar as soluções alternativas sugeridas no Reddit.

Nvidia pode estar preparando-se para lançar uma RTX 3050 Ti

Nas últimas duas semanas, a AMD tem coletado relatórios de usuários para esclarecer algumas das dúvidas. A partir das postagens públicas no Reddit, só é possível para nós pintar um quadro do problema nos mais amplos traços: em sistemas que combinam placas-mãe da série 500 com CPUs Ryzen das séries 5000 ou 3000, os dispositivos USB podem se desconectar repentinamente ou sofrer de interferência. Mas os problemas parecem ocorrer com mais frequência em sistemas com GPUs da série RTX 3000 e dispositivos de alta largura de banda, de acordo com os esforços de agrupamento de alguns Redditors.

Em outras palavras, o problema pode estar relacionado à quantidade de dados que fluem entre os componentes. Algumas soluções propostas no Reddit tentam reduzir o volume de fluxo de dados, mudando o sistema para PCIe 3.0, por exemplo, ou desabilitando portas / dispositivos dispensáveis. Outra solução alternativa, desabilitar C-states globais (que é a versão de hibernação da CPU), é uma tentativa de melhorar a capacidade do sistema de lidar com os dados.

AMD diz para seguir o conselho do Reddit se você tiver problemas de conectividade USB
AMD diz para seguir o conselho do Reddit se você tiver problemas de conectividade USB – Foto: Reprodução/TechSpot

Um Redditor, farto de um sistema inutilizável, pediu à AMD que devolvesse sua CPU. Em seu e-mail recusando o reembolso, a AMD recomendou atualizar o software da placa-mãe e, se o problema persistir, tentar desabilitar C-states e mudar o sistema para PCIe 3.0.

Mais detalhes sobre o conselho da AMD

Desde então, a AMD oficializou o conselho. Em suas palavras:

  1. Verifique se sua placa-mãe está atualizada com a versão mais recente do BIOS e configurada usando configurações otimizadas / padrão de fábrica. Verifique no site do fabricante da placa-mãe a atualização do BIOS e as instruções de download.
  2. Além disso, verifique se o seu Windows 10 está com a compilação mais recente e totalmente atualizado. Para obter informações sobre como atualizar o Windows 10, consulte o artigo da Microsoft: Atualizar o Windows 10
  3. Certifique-se de que o driver do chipset Ryzen da AMD esteja instalado e atualizado. A versão mais recente do driver do chipset Ryzen é 2.13.27.501 e pode ser baixada aqui.

E se isso falhar, “considere usar uma das seguintes soluções alternativas:”

  1. Defina o modo PCIe de Gen4 / Auto para Gen 3 no BIOS
  2. Desativar Global C-States no BIOS

Por fim, em seu e-mail, a AMD reitera que sua “equipe de engenharia está investigando ativamente esse problema com alta prioridade”. Embora a deferência da AMD para com a comunidade não diga coisas boas sobre sua equipe de engenharia, pelo menos eles são humildes o suficiente para recomendar conselhos que funcionem.

O que você achou do conselho da AMD? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!