Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A notícia de hoje sem dúvida pode ser considerada como sendo uma das piores dos últimos anos para os fãs brasileiros do Windows Phone… em um movimento estratégico, motivado inclusive pela atual crise no país, a empresa responsável pelas revendas da Microsoft no Brasil vai romper seu contrato com a Microsoft.

A empresa por trás das várias revendas oficiais da Microsoft no Brasil. Aquelas mesmo que ficam nos shoppings. Essa mesma empresa era a responsável pelas antigas lojas da Nokia, que no ano passado tornaram-se Microsoft Store. Eles tem lojas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, São Luis, Uberlândia, Contagem, Belém, Niterói, Natal e São Paulo. Ao todo eles tem 27 pontos de venda no país, entre lojas e quiosques.

Microsoft Store lojas no Brasil

Tivemos acesso a um comunicado oficial da empresa na qual ela repassa para seus funcionários a informação de que estão encerrando as atividades de toda a operação Microsoft por aqui. Tal decisão está suportada em aspectos comerciais, entre outros aspectos.

O comunidade ainda informa que em breve divulgarão o calendário com as informações das datas do fechamento de cada PDV. Enquanto isso, possivelmente eles devem promover algumas ações para “se livrar” do atual estoque, como a redução do preço de todos os produtos.

Tudo isso parece fazer parte de uma estratégia muito mais ampla da Microsoft a nível mundial, haja vista seu foco já deixou de ser a linha Lumia para ser mais especificamente no software que vem embarcado nesses telefones, o Windows Phone, que agora virou Windows 10.

A microsoft vem fechando fábricas da antiga Nokia desde 2014, e no ano passado concluiu a demissão de milhares de funcionários, tanto da área produtiva, como também da administrativa. 2016 deve chegar com novas demissões e agora temos aqui mais uma consequência de tudo isso.

Então, como ficam os brasileiros nessa história toda? 

A Microsoft vai continuar vendendo seus Lumias por meio de parceiros no e-commerce nacional, como Walmart, Americanas, Submarino, Shoptime e principalmente pela Ponto Frio, atual grande parceira da MS Brasil e que é o sítio onde ela abriga sua Microsoft Store Online oficial no país.

Também é esperado que alguns dos Lumias vendidos aqui passem a ser importados (a exemplo dos tops como os Lumias 950 e 950 XL), o que sem dúvida deverá elevar o valor dos produtos, mas nem tanto, pois, o custo de produção desses aparelhos fora daqui parecem ser bem menores, devido a atual conjuntura da economia brasileira onde os impostos falam mais alto do que qualquer outra coisa. [Atualizado] Que fique bem claro que a Microsoft Brasil não confirmou o fato dos Lumias não serem mais produzidos aqui. Atualmente não temos nada sobre esse assunto, apenas sabemos que a fábrica de Manaus foi vendida.

O fim da isenção de impostos trazida pela Lei do Bem foi só mais um empurrão para que eles chegassem a essa decisão. Ainda não podemos confirmar o aumento no preço dos aparelhos, pois, se isso acontecer, não será agora.

Microsoft Store em Natal, que é operada atualmente pela Águia Telecom

[Atualizado] Depois de visualizar este post a empresa responsável pelas revendas da Microsoft no Brasil entrou em contato conosco e confirmou toda a informação do fechamento dos PDVs.

[Atualização 2X] Aqui o comunicado oficial da Microsoft Brasil sobre o assunto:

“A Microsoft, em conjunto com seus franqueados, em uma decisão estratégica para o canal, confirma o fechamento programado de determinadas lojas físicas da marca Microsoft Store – Revendedor Autorizado, no Brasil. A empresa esclarece, no entanto, que o serviço da loja online da marca segue operando normalmente e atendendo a todo o território nacional.”