Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Você tenta fechar essas janelas, mas elas continuam voltando. Pior, elas parecem ser anúncios aleatórios de produtos e serviços irrelevantes para você, como roupas de bebê quando você não tem um filho. Dessa forma, parece que você sofre com adwares. 

Veja também o que são Spywares!

Softwares de publicidade ou adwares, para abreviar, é um software malicioso sorrateiro que exibe anúncios… mesmo que você não tenha se inscrito para recebê-los.

Portanto, se você pertence a 99,9% das pessoas que não gostam de anúncios não solicitados, continue lendo este artigo para descobrir como remover adware e evitar que sejam instalados em seu dispositivo.

O que são Adwares?

Adwares: saiba o que é e como se proteger! - Foto: Reprodução/ UOL
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ UOL

Adware, abreviação de software suportado por publicidade, é um tipo de malware capaz de entregar anúncios automaticamente.

Embora não pareçam muito prejudiciais, esses produtos irritantes de propagandas podem, na verdade, comprometer sua segurança online.

O quão perigoso pode ser os adwares?

Adwares: saiba o que é e como se proteger! - Foto: Reprodução/ ICMP
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ ICMP

Os próprios adwares não são muito perigosos, mas podem ser muito irritantes e até mesmo ocasionalmente embaraçosos. Como você não pode prever que tipo de pop-up promocional terá em seguida, pode obter um anúncio irrelevante ou um banner NSFW (não seguro para o trabalho) enquanto estiver no escritório!

E não para por aí. Pense na época em que você instalou o adware. Talvez você nem se lembre disso. Isso porque você pode ter baixado acidentalmente como parte do pacote de outro produto. Lembra daquele aplicativo gratuito? Sim, provavelmente estava lá.

Já que você não se lembra de instalar o adware, quem sabe o que mais você baixou para o seu dispositivo? Dessa forma, é até possível que você tenha instalado um spyware. Para quem não sabe, este é um tipo de software malicioso capaz de coletar informações privadas sobre você e rastrear suas atividades online.

Ele pode roubar senhas?

Adwares: saiba o que é e como se proteger! - Foto: Reprodução/ Kaspersky
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Kaspersky

Se o adware que você baixou involuntariamente veio com spyware, seus dados pessoais podem ser coletados e fornecidos a terceiros.

Dessa forma, eles podem apenas usar isso para atingir você com anúncios mais específicos e relevantes. Por outro lado, o spyware malicioso também pode roubar contatos, senhas e outras informações privadas do seu dispositivo.

O adware é spyware?

Adwares: saiba o que é e como se proteger! - Foto: Reprodução/ ICMP
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ ICMP

Tecnicamente, o adware não é um tipo de spyware. No entanto, o adware pode vir em um pacote contendo spyware. Dessa forma, a única maneira de saber é fazer uma varredura em seu computador com um software de segurança cibernética robusto que oferece proteção geral.

Eles são ilegais?

Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ ICMP

Baixar adware sem saber em seu computador ou telefone é uma coisa. Instalar maliciosamente no dispositivo de outra pessoa é outra.

Portanto, instalar adware no computador ou celular de outra pessoa é considerado ilegal, pois os dados coletados podem ser usados ??posteriormente em crimes mais nefastos, como roubo de identidade.

O que é um ataque de adware?

adwares
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Nord VPN

Os ataques de adware são considerados uma das ameaças mais subestimadas e esquecidas. Enquanto todos lutam contra a pandemia, os cibercriminosos ainda encontram maneiras de explorar aqueles que não entendem de tecnologia.

Dessa forma, como mais pessoas estão baixando ferramentas de videoconferência, esses hackers têm criado aplicativos de videoconferência gratuitos injetados com malware e adware. Por exemplo, segundo um estudo recente, existem mais de 120.000 variantes desses produtos.

Portanto, para nos prepararmos para o próximo ataque de adware, devemos nos familiarizar com os diferentes tipos de adware e como identificá-los.

Quais são os diferentes tipos?

ADWARES
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ CISO

O adware é classificado de acordo com a forma como ataca seu dispositivo. Portanto, os dois tipos principais são os seguintes:

1. Adware de um programa baixado: este é um tipo de adware que vem junto com o software gratuito que você pode ter baixado.

2. Adware de “jacking de navegador: quando você visita um site infectado com software malicioso, ele pode instalar automaticamente o adware sem o seu conhecimento. Dessa forma, você só vai perceber isso mais tarde, quando de repente for bombardeado com anúncios. Você pode pensar que eles vêm de novos sites que você visita, mas, na verdade, são do adware instalado furtivamente no seu PC ou celular.

Quais são os exemplos de adware?

Saiba o que é e como se proteger! - Foto: Reprodução/ Malware Bytes
Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Malware Bytes

Aqui estão alguns exemplos comuns e conhecidos de adware:

  • Appearch: Incluído com software livre, ele “sequestra” seu navegador para tornar a navegação na Internet um pesadelo. Dessa forma, sempre que você visita um site, é redirecionado para o site dele;
  • Fireball: Isso muda sua página inicial para um mecanismo de pesquisa falso e exibe anúncios irrelevantes e intrusivos quando você tenta visitar outros sites. Além disso, ele também pode modificar as configurações do seu navegador, por isso é difícil voltar ao normal;
  • DealPly: os usuários do Windows que baixaram um software de recorte de fotos podem lidar com o DealPly. Dessa forma, o que o torna perigoso é como ele coleta informações do software de segurança do seu dispositivo.  Posteriormente, ele é enviado aos desenvolvedores de malware;
  • DollarRevenue: Este adware instala uma barra de ferramentas do navegador para manter o controle das pesquisas do usuário. Felizmente, este foi retirado em 2007 e seus criadores foram multados em um milhão de euros;
  • Gator: este adware remove a publicidade de sites que você visita e a substitui por seus próprios anúncios. Além disso, ele também registra o histórico do navegador dos usuários e informações financeiras;
  • DeskAd: Este tipo de programa passa a operar em modo furtivo. Portanto, gradualmente, sem o consentimento do usuário, ele pode alterar seu navegador e barras de ferramentas online. Além disso, ele também pode enviar você para sites comprometidos com malware;
  • Spytrooper: Ao encontrar esse adware, você pode coçar a cabeça enquanto procura um botão de desinstalação. Infelizmente, você pode precisar de um técnico de informática ou um software de segurança cibernética forte para se livrar deste programa incômodo.

Como saber se você tem uma “infecção” de adware?

Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Malware Bytes

O adware pode ser muito sorrateiro, mas aqui estão alguns sinais reveladores de que eles se infiltraram no seu dispositivo:

  • Você é bombardeado com pop-ups enquanto está navegando na internet;
  • Os programas que você usa regularmente começam a travar;
  • Seu navegador padrão muda sem sua permissão;
  • Seu navegador começa a trava;
  • Você notou o software sendo instalado automaticamente;
  • Se você estiver usando o celular, há um pico (inexplicável) no uso de dados;
  • Sua conexão com a Internet está mais lenta do que o normal.

O que é um adware móvel?

Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Negócios em Foco

Como o nome sugere, o adware móvel é um tipo de malware que você obtém no seu celular.

Como o seu celular tem uma tela menor do que o seu desktop ou laptop, há pouco espaço para os anunciantes. Você pode pensar que isso impediria os hackers de infectar celulares com adware, mas na verdade é o tipo mais comum de malware em celulares. Dessa forma, segundo pesquisas, ele é responsável por cerca de 72%.

O motivo para isso é que as pessoas usam mais seus celulares do que seus computadores. Portanto, tipos desagradáveis ??de adware como ad-fraude e ad-clicker podem causar grandes danos. O adware pode baixar secretamente arquivos executáveis ??e executar aplicativos maliciosos em segundo plano. Além disso, eles podem inscrever você em serviços pagos sem o seu conhecimento.

Como remover ele de dispositivos Android?

Remover adware de seu telefone Android pode ser simples ou difícil, dependendo do tipo de adware instalado. No entanto, a maioria dos adwares Android podem ser removidos manualmente:

1. Primeiramente, reinicie o telefone no modo de segurança (pressionando longamente o botão de desligar) ou ative o modo avião;

2. Em seguida, encontre a causa raiz do adware ou do aplicativo de administrador responsável por ele. Dessa forma, vá para “Configurações > Biometria e segurança > Outras configurações de segurança > Aplicativos de administração do dispositivo”;

3. Depois de encontrar o aplicativo de administrador por trás do adware, desative os direitos de administrador desmarcando-o. Depois disso, desinstale o aplicativo de administração como faria com um aplicativo normal;

4. Desative outros aplicativos conectados ao aplicativo de administração. Portanto, vá para “Configurações > Aplicativos”. Encontre o aplicativo específico e clique em “Desinstalar”;

5. Por fim, saia do modo de segurança e execute uma varredura de segurança cibernética para ter certeza.

Como remover ele do iPhone e iPad?

Você pode pensar que os dispositivos iOS estão protegidos contra vírus e malwares, mas não estão. Eles podem ser infectados com adware como outros celulares, mas também existem maneiras de removê-los.

1. Primeiramente, limpe o seu histórico e dados de navegação em “Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados do Site”;

2. Em seguida, restaure seu telefone para um backup do iCloud;

3. Execute uma varredura de segurança cibernética em seu telefone depois.

Como você evita o adware?

Saiba o que é e como se proteger! – Foto: Reprodução/ Malware Bytes

Para evitar o incômodo do adware, você pode começar evitando que ele toque em seu computador ou celular.

1. Tenha cuidado ao visitar qualquer site que ofereça aplicativos ou software gratuitos

No caso de adware e outros tipos de malware, eles geralmente vêm junto com esses programas gratuitos, mas maliciosos.

2. Não clique em anúncios de aparência suspeita

Quando você estiver navegando e encontrar um anúncio de aparência duvidosa, confie no seu instinto e evite clicar nele. Às vezes, esses pop-ups podem até dizer que seu PC está infectado ou que você ganhou algo.

3. Mantenha seu sistema operacional atualizado

Instalar atualizações do sistema operacional ajuda a proteger seu sistema, detectando vírus e malware instantaneamente.

4. Verifique os arquivos que você baixou do e-mail

Ao usar o e-mail, crie o hábito de verificar todos os arquivos em busca de vírus e outras ameaças antes de fazer o download. Alguns provedores de e-mail, como o Gmail, fazem isso automaticamente, mas se você quiser ter certeza extra, também pode ativar seu software de segurança cibernética para verificar se um arquivo baixado recentemente pode danificar seu dispositivo.

5. Instale um software de segurança cibernética tudo-em-um

Procure um software de segurança cibernética para fornecer alertas em tempo real sobre ameaças contra o seu dispositivo.

Perguntas Frequentes

O que é um adware?

Adware, abreviação de software suportado por publicidade, é um tipo de malware capaz de entregar anúncios automaticamente.
Embora não pareçam muito prejudiciais, esses produtos irritantes de propagandas podem, na verdade, comprometer sua segurança online.

O que é o Screenlogger?

Screenlogger é um tipo de spyware, que também é considerado um malware que segundo o CERT.br é um termo genérico que abrange qualquer tipo de programa especificamente desenvolvido para para executar ações maliciosas no computador. 
O screenlogger como o próprio nome, é um programa que tira prints da tela do seu computador, informando onde o cursor do mouse foi clicado, pegando informações de senhas e outras informações privadas.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!