Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O AdMob é a plataforma mais popular entre os DEVs para adicionar anúncios Google em aplicações criadas para o Windows Phone 8, mas infelizmente ele deixará de oferecer suporte ao SDK do Windows Phone 8 a partir de 1 de novembro deste ano. Na prática isso quer dizer que não será mais possível criar e adicionar novos blocos de anúncios em aplicações criadas pelo SDK do Windows Phone 8 usando o AdMob, reduzindo o potencial de ganho do desenvolvedor que faz uso dessas ferramentas.

Mesmo sendo uma notícia ruim, é bom deixar bem claro que a remoção é apenas do SDK do Windows Phone 8 (Silverlight), pois, com relação ao SDK dos APPs universais para o Windows Phone 8.1 e 10, que é a plataforma de desenvolvimento mais atual da Microsoft via Visual Studio, o AdMob já não funcionava desde sempre, então, quem está de olho no futuro e está investindo em UWP’s, a decisão da Google não fará muita diferença, ao menos não agora.

Imagem: Reprodução AdMob – Google em email interno para desenvolvedores

Imagem: Reprodução AdMob – Google em e-mail interno para desenvolvedores

O certo a se fazer neste momento é focar no que a própria Microsoft tem a oferecer, que é o PubCenter, que inclusive temos relatos de que a Microsoft pode abrir espaço para anúncios Google dentro do seu próprio SDK por meio disso. Aqui a taxa de preenchimento pode chegar a 10%, o que é razoável.

AdMob windows phone

Também existem outras alternativas para adicionar anúncios em seus APPs, como o Smaato, que tem uma taxa de preenchimento um pouco menor, porém, ele pode ser usado em conjunto com outras ferramentas do tipo.

Enfim, de fato é uma lástima perder mais uma boa ferramenta para gerar renda e isso sem dúvida pode afastar alguns DEVs da plataforma, no entanto, soluções mais avançadas e funcionais estão a disposição, contudo, pode ser necessário um pouco mais de estudo/trabalho para tirar melhor proveito delas. Da parte da Microsoft resta um maior investimento na questão dos “publicadores” locais, já que os anúncios Google são bem mais eficiência fora da região EUA. Quem trabalha na área sabe que na verdade a maioria dos SDK’s de publicidade em todas as plataformas funcionam muito mal para gerar conteúdo para o público brasileiros, e isso também é muito ruim.

Fonte: tecstudio Obg ao Ricardo Mayrink pela ajuda