Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando a Red Hat, a empresa controladora do CentOS Linux, anunciou que estava “mudando o foco do CentOS Linux, a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para o CentOS Stream, que segue um pouco antes de uma versão atual do RHEL.” Muitos CentOS gritaram em protesto nas redes sociais. Além disso, o cofundador do CentOS, Gregory Kurtzer, os ouviu e anunciou que criaria seu próprio clone RHEL e substituto do CentOS: Rocky Linux

Samsung lança app que aprimora desempenho de games nos seus principais celulares

Kurtzer, cujo trabalho diário é agora CEO e fundador da Control Command, uma startup de computação de alto desempenho, disse:

“Fiquei tão chocado quanto o resto da comunidade com as notícias da Red Hat. Quando iniciei o CentOS há 16 anos, nunca imaginei o incrível alcance e impacto que isso teria ao redor do mundo em indivíduos e empresas que dependem do CentOS para Distribuição Linux. “

Quem são essas empresas? São nomes que você conhece. As principais empresas que não apenas usam o CentOS, mas dependem dele incluem Disney, GoDaddy, RackSpace, Toyota e Verizon. Outras importantes empresas de tecnologia criam produtos em torno do CentOS. Isso inclui GE, Riverbed, F5, Juniper e Fortinet.

Não se trata apenas de alguns usuários insatisfeitos que desabafam no Hacker News, Twitter e Reddit. Estas são empresas multibilionárias. Vários executivos de várias dessas empresas me disseram que eles não estão nada satisfeitos e procuram alternativas. Enquanto alguns deles estão considerando mudar para o RHEL, muitos mais estão olhando para outras distribuições Linux. O Ubuntu da Canonical foi o mais mencionado.

Alguns deles podem agora recorrer ao Rocky Linux.

Kurtzer adicionou:

“Em resposta a esta mudança inesperada, tenho o orgulho de anunciar o lançamento de um novo projeto, Rocky Linux, em homenagem ao meu falecido co-fundador do CentOS, Rocky McGough. Comecei a pedir a participação da comunidade global e rapidamente reuni um equipe para promover nosso compromisso fundador de garantir a continuidade perfeita das operações de negócios para empresas que executam o CentOS 8 muito além de 2021. Em apenas um dia, vimos uma resposta esmagadora de milhares de apoiadores ansiosos para se juntar ao projeto. “

Quão opressor? De acordo com Kurtzer, já existem mais de 650 candidatos a contribuintes. Nada mal para um projeto que tem menos de 48 horas.

Kurtzer disse no LinkedIn que este seria um fork do CentOS. Mas não se preocupe. Não é tanto o código sendo bifurcado, mas, como Kurtzer disse, “Sim, senhor! Colocando o” C “para a comunidade de volta no CentOS. ;-)”

A Red Hat não pode se surpreender com essa reação. Embora quase nenhum usuário do CentOS tenha contribuído para o projeto com código ou dinheiro, os executivos da Red Hat sabem há anos que muitos clientes em potencial do RHEL se voltaram para o CentOS. Em uma estimativa bem fundamentada, provavelmente há pelo menos 15 vezes mais usuários CentOS do que usuários RHEL.

Isso porque, embora o CentOS não tenha um plano de suporte, seus usuários tendem a ser empresas com administradores e desenvolvedores Linux experientes. Resumindo, o tipo de cliente que não precisava – ou achava que não precisava mesmo – do suporte RHEL.

Conclusão

Há, é claro, um novo CentOS apoiado pela Red Hat, o CentOS Stream. Mas, como uma distribuição Linux de lançamento contínuo, não tem a estabilidade do antigo lançamento de ponto fixo CentOS. Em uma versão contínua, as alterações são feitas constantemente em um modelo de DevOps, integração contínua / entrega contínua (CI / CD). Isso é ideal, destaca a Red Hat, para um sistema moderno baseado em nuvem.

Mas os clientes CentOS tendem a se sentir confortáveis ??com o modelo de lançamento de ponto fixo tradicional usado por distribuições de servidor Linux, como RHEL, Ubuntu e SUSE Linux Enterprise Server (SLES) do SUSE. Em versões fixas, as principais distribuições são lançadas de acordo com uma programação, com patches de segurança e pequenas atualizações feitas apenas quando necessário.

O modelo de ponto fixo ainda é, como mostram esses protestos e empresas, um mercado bastante popular. A maioria dos usuários do CentOS não terá que tomar uma decisão imediatamente. O suporte ao CentOS 7 da Red Hat dura até o restante do ciclo de vida do RHEL 7. Isso significa que os usuários do CentOS 7 terão suporte até 30 de junho de 2024.

A Red Hat também pode oferecer suporte de ciclo de vida estendido para RHEL e CentOS 7. Os primeiros usuários do CentOS 8 são outra história. O Red Hat continuará a atualizá-lo apenas até o final de 2021. Os usuários do CentOS 8 esperavam suporte até 2029. Eles poderiam mudar para o CentOS Stream, mas pelo calor da reação que estou vendo, muitos deles não querem faça isso.

Muitos usuários do CentOS se sentem traídos e estão procurando uma saída. Para alguns, talvez a maioria, pode ser Rocky Linux.

Gostou?

Fonte: Zdnet

O que você achou do Rocky Linux? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.