Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O relatório de setembro da AdDuplex trouxe dados bem interessantes sobre o universo Windows Phone/Windows 10 Mobile. Veja a seguir:

Começando pelo de sempre, pelo gráfico abaixo vemos que o Lumia 535 continua sendo o modelo de Windows Phone 8.X mais usado no mundo, seguido pelo já ultrapassado Lumia 520, e em terceiro lugar temos o Lumia 640.

adduplex-setembro-wp-device-world

Se olharmos para o próximo gráfico veremos que o Lumia 550 é o telefone com Windows 10 Mobile mais usado pela comunidade, seguido pelo Lumia 535, que mesmo não saindo de fábrica com essa versão do software, pode ser perfeitamente atualizado via OTA. Aqui apenas 6,9% usam o Lumia 950 e apenas 3,7% o Lumia 950 XL, que são os top de linha da marca com o W10M. O Lumia 650 ficou com o 5º lugar, com 7,3%.

adduplex-setembro-w10m-device

O próximo gráfico mostra a distribuição geral de fabricantes que usam o Windows Phone, onde é possível confirmar a soberania dos modelos da antiga Nokia Mobile, e que hoje pertencem a Microsoft. O mesmo pode ser observado quanto aos modelos com Windows 10 Mobile. Com relação a esse último dado, quase a totalidade dos modelos de Windows 10 Mobile são da Microsoft, o que foge do plano de Satya Nadella com relação a dar mais espaço para as OEMs. Isso explica o porquê da ausência de novos lançamentos da linha Lumia este ano, exceto pelo Lumia 650.

adduplex-setembro-oem-windows-phone

adduplex-setembro-oem-windows-10-mobile

Agora temos dois gráficos que mostram as mais populares versões do sistema entre os usuários. Vamos ao primeiro gráfico que mostra dados sobre o Windows Phone/Windows 10 Mobile.

adduplex-setembro-os-version-windows-phone

Nesse primeiro vemos que a grande maioria dos usuário já estão no Windows Phone 8.1, o que é bom, porém, esse mesmo gráfico revela algo inesperado… é possível observar que o número de usuários que estão no Windows Phone 8.1 aumentou com relação ao mês passado, quando havia 77,3% de usuários no WP8.1, enquanto o número de pessoas que estão no Windows 10 Mobile se manteve exatamente o mesmo, o que significa que provavelmente muita gente fez o downgrade do Windows 10 Mobile para o Windows Phone 8.1. Os motivos podem ser desde o abandono do programa Windows Insider, até a não adaptação a nova versão do S.O, ou ainda bugs e desempenho inferior. Uma outra possibilidade é que muita gente pode estar comprando modelos legados ainda a venda no mercado.

adduplex-setembro-os-version-w10m

O gráfico acima revela que a grande maioria dos usuários que estão no Windows 10 Mobile já migraram para a versão 1607 do sistema, que é o update de aniversário do Windows 10 liberado em agosto. Isso também é muito bom.

Agora falando um pouco sobre dados relacionados ao Windows 10 Desktop, a seguir temos um gráfico que mostra a distribuição dos OEMs dessa versão do sistema. Olhando para ele fica fácil entender que a ideia de Nadella é que o gráfico da distribuição de OEMs do Windows 10 Mobile tenha uma aparência semelhante a da versão Desktop. Veja a seguir:

adduplex-setembro-desktop-oem

A HP, a Dell e a Lenovo são as principais OEMs do Windows 10 neste momento. Os dispositivos da própria Microsoft representam 3% do total, o que não é de todo ruim já que não há uma grande variedade de hardware proprietário, e o foco está na linha Surface. Sendo um dado novo, ainda não temos como comparar com meses anteriores.

A seguir é possível perceber que, diferente do Mobile, a maioria dos usuários do Windows 10 Desktop ainda não atualizaram suas máquinas para o update de aniversário (versão 1607). Cerca de 34,5% do total já usam a versão mais recente, e 0,5% usam a versão insider.

adduplex-setembro-so-version-desktop

Fonte: AdDuplex blog