Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo a AdDuplex, empresa já conhecida pela comunidade Windows Phone por seus relatórios sobre a plataforma, na pessoa do Sr. Alan Mendelevich, que é um dos seus executivos da empresa, afirmou que metade dos atuais aparelhos com Windows Phone 8 terão acesso ao Windows 10 Mobile e a outra metade não.

O dado tem como base seus próprios relatórios, que detectam o dispositivo usado pelos usuários da plataforma por meio de anúncios compartilhados dentro de algumas aplicações.

Mesmo sendo muitos modelos, os mais significativos deles que não são elegíveis ao update são o Lumia 520, 630, 635 e o 530. Juntos ele respondem por incríveis 33% de todos os modelos com Windows Phone 8.X atualmente disponíveis no mercado, e isso é um número bem considerável.

A justificativa para o “abandono” desses modelos é que nenhum aparelho com processadores mais antigos e 512MB de memória foram bem nos testes internos ou mesmo no programa Windows Insider do Windows 10, e não ofereceriam uma experiência agradável e satisfatória da nova versão do software, e por isso optou-se por mantê-los no Windows Phone 8.1.

Lumias 520 e 620, ambos ficaram de foram do update, mas podem usar a versão preview do W10M

Lumias 520 e 620, ambos ficaram de foram do update final, mas podem usar a versão preview do W10M tranquilamente

Muitos podem questionar o porquê deles terem sido incluídos no programa Windows Insider desde muito tempo atrás, mas, é simples entender que a ideia era atualizar todos, contudo, segundo eles, não foi possível pelos motivos citados no parágrafo anterior. Inclusive quem quiser usar o Windows 10 Mobile em dispositivos não elegíveis pode facilmente obter a nova versão do software por meio do Windows Insider, dando a ele uma sobre vida muito maior do que a que o WP8.1 pode oferecer (veja aqui como fazer isso).

Mesmo com essa opção extra, nada pode justificar 100% da atitude da Microsoft por sua falta de consideração e respeito com seus consumidores, tendo em vista que não foram poucas as ocasiões que seus funcionários e perfis em redes sociais garantiram que TODOS os modelos de Windows Phone 8.1 seriam atualizados. Impossível não lembrar do Windows Phone 7.8, mesmo que o caso seja um pouco diferente agora.

Não tem como negar que essa afirmação foi uma das mais erradas já feitas pela Microsoft, tanto que caso ela nunca tivesse dito isto quem sabe a revolta seria menor, pois, seria mais fácil “engolir” que um aparelho lançado a quase 3 anos atrás já deu o que tinha de dar, como o Lumia 520, e já passou da hora de trocá-lo, mas, como havia a promessa do novo software muita gente segurou o aparelho no bolso por mais algum tempo, o que levou a uma grande massa de inconformados. Sem falar em quem comprou tops de linha, como o Lumia 920, 1020, etc, que mesmo sendo bem velhinhos, ainda são excelentes aparelhos e quem sabe poderiam quebrar o galho com o W10M.

Será que isso é motivo para migrar de plataforma? Android quem sabe… NÃO! o erro da MS foi ter prometido algo quase impossível de cumprir, diferente das OEMs do Android, que nem prometem nem fazem. Geralmente aparelhos com Android recebem atualizações por no máximo 18 meses, especialmente os mais básico, de entrada. Alguns tops até tem mais tempo de vida, mas isso não é o padrão, tando que o pessoal do Android Central, parceiros do Windows Central, elogiaram a MS por atualizar tantos modelos de uma só vez e com mais de 2 anos de lançados (veja a nota deles aqui).

O Windows 10 Mobile versão “final” até pode conter alguns bugs ainda, porém, quem deseja um desempenho melhorado recomendamos um master reset, que basicamente irá te dar algo semelhante a uma atualização limpa do Windows. Quem não quiser fazer isso, é só aguardar que novos updates virão em breve.

build 10586_164 windows 10 mobile

Fontes: WMPU e AdDuplex