Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como já era esperado, o mais recente relatório da AdDuplex revelou que a adesão a atualização de outubro do Windows 10 (build 1809) ainda é bem baixa, especialmente quando comparada a adesão da atualização de abril (build 1803), sua antecessora.

windows 10

Até o fechamento do relatório a Atualização de Outubro de 2018 estaria instalada em apenas 6,6% dos dispositivos com Windows 10, enquanto que a Atualização de Abril em 83,6%.

Os motivos para essa baixar adesão já são conhecidos nossos. Quem não lembra que logo que o update foi liberado detectou-se um problema que afetava alguns usuários em que arquivos pessoais eram deletados sem que o usuário requisitasse. A atualização foi suspensa e depois de quase um mês de volta ao programa Windows Insider, novos problemas foram detectados, como por exemplo, o problema na placa de áudio da Intel, problemas com a descompactação de arquivos zipados e assim por diante. Aqui temos um resumo de todos os problema encontrados na Atualização de Outubro de 2018 para o Windows 10.

Foram várias semanas de correções, período em que só os participantes do programa Windows Insider tinham acesso ao upgrade. Mesmo sendo conhecida como “Atualização de Outubro”, o update só foi efetivamente liberado em 13 de novembro.

Mesmo ainda tendo uma baixa adesão, dado os fatos apresentados, do mês passado para o atual o número de instalações o upgrade dobrou e deve ganhar novos adeptos no começo de 2019.

Windows 10

O gráfico acima confirma que a Atualização de Outubro foi o upgrade para o Windows 10 mais problemático da história do software. Observem que as versões anteriores foram rapidamente adotadas pelos usuários, tanto que o gráfico é bastante consistente até chegar na build 1809.

Vale deixar aqui registrado que este relatório é baseado em dados coletados de cerca de 5.000 aplicativos disponíveis na Microsoft Store que estão executando o AdDuplex SDK v.2 (ou superior). Os dados brutos analisados foram coletados durante o dia 27 de dezembro de 2018 (horário UTC), salvo indicação em contrário. Sendo assim, variações diversas podem ser percebidas.