Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Prefeito de NY, Bill de Blasio e Jessica Tisch, Vice-comissária de polícia da tecnologia da informação

A polícia de Nova Iorque tem agora em mãos 36.000 smartphones rodando o Windows 10 Mobile que foi fornecido aos polícias nos últimos dois anos e que estão obsoletos e não podem ser atualizados, segundo informa o The Post.

A cidade de NY comprou smartphones Nokias Lumia 640 XL da Microsoft como parte de uma iniciativa de mobilidade da NYPD, um investimento de U$160 milhões de dólares feita pelo prefeito Bill de Blasio e elogiado como “um passo enorme para o século XXI”.

Mas, alguns meses após o último telefone ser entregue, funcionários planejam começar a substituir todos esses modelos por iPhones novinhos em folha, até o final do ano, disseram as fontes.

nypd-smartphones-10

O movimento segue uma decisão recente da Microsoft em encerrar o suporte ao sistema operacional que roda nos dispositivos da NYPD e quase uma dúzia de apps construído sob encomenda.

A Lei de execução culpou o elefante branco na conta da vice-comissária de polícia de Nova Iorque para informação e tecnologia, Jessica Tisch, dizendo: “Ela quem dirigiu todo o processo.”

“Ninguém compra 36.000 telefones baseados no julgamento de uma pessoa”, disse uma fonte.

“Não me importo se você é Jesus Cristo, você precisa de um painel de especialistas.”

Especialistas em tecnologia questionaram a decisão da polícia de Nova Iorque em escolher telefones baseados no OS da Microsoft, em detrimento dos líderes de mercado: Android do Google ou iOS da Apple.

“A decisão da polícia de Nova Iorque em avançar com o sistema operacional móvel da Microsoft parece confundir ainda mais, dado que o Windows Phone possui 2.3% do mercado dos EUA, o que é muito baixo quando comparado ao Android 65.2% e 30,9% do iOS, respectivamente”.

A polícia de Nova Iorque comprou dois modelos de smartphones da Nokia: o Lumia 830, lançado em outubro de 2014 e o Lumia 640XL, que foi lançada em março de 2015.

Por comparação, a Apple revelou seu iPhone 6 em setembro de 2014 e já atualizou seu principal produto três vezes. Relatórios recentes disseram que a Apple vai lançar outra versão, o iPhone 8, em 12 de setembro.

Ambos os telefones da polícia de Nova Iorque — e seus aplicativos de engenharia da Microsoft — executado no sistema operacional Windows Phone 8.1, tiveram o suporte encerrado após 11 de julho.

Fontes disseram que Tisch insistiu em telefones baseados na Microsoft em parte porque a polícia já estava usando o software da empresa para rodar o programa de vigilância por vídeo em seu centro de comando de iniciativa e segurança de Manhattan.

“Ela estava no comando. É seu projeto, sem dúvida”, disse uma fonte.

Apesar da vida curta dos telefones da Microsoft, eles foram saudados pela NYPD por dar a capacidade de receber alertas de policiais, pesquisar bancos de dados à execução da lei, relatórios e até mesmo um relógio em tempo real com chamadas de emergência do 911, entre outras benfeitorias.

Um porta-voz da polícia de NY disse que o departamento não discute a situação dos smartphones até Tisch retornar de férias na segunda-feira.

Então, depois de ler e entender a história resta apenas duas perguntas… por que a NYPD não atualizou todos os Lumias em questão para o Windows 10 Mobile? Já que este ainda conta com suporte até 2018? Além disso, todos os aplicativos criados para o Windows Phone 8.1 ainda funcionam no Windows 10 Mobile, então, por que tamanha preocupação com os apps? Ainda não chegamos na fase do fim dos suporte ao aplicativos Silverlight no W10M, é algo que vai demorar a chegar.

Então, se os novos chefes questionam Tisch e toda sua equipe pela decisão de usar o Windows Phone, por julgarem que ela deveria ter prestado mais atenção neste caso de upgrades constantes, e agora sugerem uma migração em massa para o iOS, eles também deveriam tentar se comunicar com a Microsoft afim de tentar entender melhor a opção de atualização do Windows Phone para o Windows 10 Mobile, que está disponível neste momento, ao invés de simplesmente decidirem fazer a migração e gastar outros milhões.

Claro que não é segredo pra ninguém que desde o início de 2016 com o lançamento do Lumia 650 que não vemos nenhum novo movimento da parte da Microsoft no setor de smartphones, além disso, o upgrade do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile requer o download de uma aplicação específica que habilitará o recebimento do upgrade e a maioria dos usuários desconhecem tal fato, inclusive acreditamos que a NYPD também desconhece, então, de fato, é uma situação não muito favorável ao software.

Também acreditamos que aqui caberia uma boa intervenção da Microsoft na situação em questão, no entanto, em se tratando de telefones já descontinuados que ainda rodam um S.O. também já descontinuado, o máximo que veremos é a migração para o iOS e ponto final. A Microsoft também bem que poderia falar alguma coisa, mas, opta por não fazê-lo e isso é triste…

[Atualizado em 30/08/2017] Veja aqui as respostas da Microsoft e da NYPD sobre isso.

Fonte: NYPOST