Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Calma, o título é chamativo de propósito, pois temos aqui informações muito importantes para você que ainda não atualizou seu PC ou Tablet para o Windows 10.

A partir de hoje a Microsoft está lançando uma nova forma de fazer com que as pessoas atualizem seus dispositivos para a versão mais recente do seu software ainda mais facilmente. Como ela está fazendo isso? Para aqueles que deixaram a opção de instalar atualizações de forma automática no Windows Update, seu dispositivo irá baixar e começar a instalar o Windows 10 também de forma automática.

De novo… calma… você não vai sair de casa e quando voltar seu PC vai estar com o Windows 10 sem que você ao menos tenha dado permissão. O sistema irá INICIAR a instalação e lhe perguntará se deseja ou não prosseguir com a instalação. Só assim o Windows 10 será efetivamente instalado.

Antes o sistema no máximo oferecia o update por meio de uma caixinha que aparecia na barra de tarefas, e tudo era opcional. Agora não, o sistema irá se antecipar a sua decisão e já vai baixar todos os arquivos necessários e deixará tudo pronto para proceder com o upgrade.

Assistente de instalação do Windows 10

Assistente de instalação do Windows 10

Tal medida começa a valer a partir de hoje para usuários que estão usando o Windows 8.1 e o Windows 7 com o Service Pack 1 instalado, já que o upgrade é gratuito apenas para esses usuários. Além disso, como dissemos antes, é preciso que o usuário tenha escolhido receber updates de forma automática no Windows Update (a grande maioria dos dispositivos vem com essa opção marcada de fábrica).

Para quem acha que o download do pacote de arquivos pode comprometer sua navegação na internet ou no desempenho de sua máquina, não se preocupe, a Microsoft tomou o cuidado de tornar esse download e instalação um processo de baixa prioridade, então, sua máquina só dará atenção a eles quando pouca coisa estiver sendo usada em seu PC ou Tablet ou até mesmo quando nenhum programa estiver usando a internet.

Já quem usa conexões limitadas, como modens 3G/4G, o Windows 8.1 identificará esses casos e impedirá o download. Atenção para quem tem o Windows 7 e usa esse tipo de modem, pois, será preciso desativar a opção de download e instalação de novos updates de forma automática, já que ele não é como o Windows 8.1 , e não é capaz de impedir o download mesmo identificando esse tipo de conexão.

Mesmo sendo uma forma meio que “abusiva” e impositiva, não há porque não instalar o Windows 10 em sua máquina. A nova versão do sistema só traz vantagens os usuários. Caso esteja preocupado com compatibilidade, vale a pena conferir mais detalhe em fóruns e sites na internet antes de proceder o download e instalação do Windows 10.

Caso você instale e se arrependa, cada usuários tem até 31 dias depois da instalação para voltar para a versão anterior usada em sua máquina sem a perda de dados, licença original ou coisas do tipo. Agora, quem quiser atualizar para o Windows 10 depois do dia 1 de agosto, vai precisar comprar um licença nova. O upgrade é gratuito até essa data.

upgrade windows 10 for free

Fontes: ZDNet via: Gizmodo